Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, Galera!

Gostaria da ajuda de vocês sobre o problema que venho enfrentando com meu PC GAMER. Durante o uso, seja jogando ou usando para trabalho, ele congela e logo depois reinicia. Quando ele reinicia ele trava e não abre o windows. É preciso desligar totalmente a fonte e ligar novamente para iniciar sem travamentos.

Já fiz o testes básicos como teste de estresse, Memória, SSD e verifiquei a temperatura. Tudo ok.

Conversando com o chatgpt, eles informam que o ideal é diminuir a frequência da memória pra verificar se há algum erro no limitador de memória e sugeriu também desligar o XMP/DCOP.

Setup:
• Ryzen 7 5800X
• ASUS TUF B550M-PLUS Wi-Fi II
• 16 GB (2×8) G.Skill Trident Z 3600 MHz
• Fonte Corsair HX850

Alguém pode me já vivenciou esse problema?

agora, Paulo henrique Gurgel disse:

Bom dia, Galera!

Gostaria da ajuda de vocês sobre o problema que venho enfrentando com meu PC GAMER. Durante o uso, seja jogando ou usando para trabalho, ele congela e logo depois reinicia. Quando ele reinicia ele trava e não abre o windows. É preciso desligar totalmente a fonte e ligar novamente para iniciar sem travamentos.

Já fiz o testes básicos como teste de estresse, Memória, SSD e verifiquei a temperatura. Tudo ok.

Conversando com o chatgpt, eles informam que o ideal é diminuir a frequência da memória pra verificar se há algum erro no limitador de memória e sugeriu também desligar o XMP/DCOP.

Setup:
• Ryzen 7 5800X
• ASUS TUF B550M-PLUS Wi-Fi II
• 16 GB (2×8) G.Skill Trident Z 3600 MHz
• Fonte Corsair HX850

Placa de Vídeo ASUS 6600 8 gigas.

Alguém pode me já vivenciou esse problema?

Visitante

Postado

@Paulo henrique Gurgel 

Isso começou de uma hora para outra? 

--

Reset ou atualize o BIOS

Desligue o PC da tomada e segure o botão power do gabinete por 30s

Reinstale driver de vídeo

--

Descartei problemas envolvendo memória, SSD e VRM, já que você testou

Postado

@Artur Victor S Gonçalves Começou de uma hora para outra. Fiz esse teste de apertar o botao power por 30s e nada adiantou.

Reinstalei apenas os drivers da placa de vídeo. 

O problema da fonte por enquanto descartei pelo motivo de, quando o pc congela e logo seguida reinicia, ocorre um travamento como se fosse uma instabilidade da Memória. Então eu preciso desligar a fonte do filtro e ligar novamente.

Ontem diminuir a frequência da Memória para 2933mhz e desativei o DCOP conforme sugestão do chatgpt e joguei por 2 horas e não congelou mais. Hoje continuarei testando e qualquer coisa volto a falar por aqui.

Obrigado!

@Kaze_jp SSD Kingston NV3, 500 gigas, M.2 2280

Postado

Galera, boa tarde!

Após diminuir a frequência para 2933 e desativar o DCOP/XMP, não congelou mais!  Portanto, deixar a Memória com frequência mais baixa resolveu meu problema. FPS caiu de 5 a 10 no cs2, então para mim não será problema. 

Conclusão:
O problema era instabilidade de memória causada pelo limite do controlador de memória (IMC) do Ryzen 7 5800X em frequências mais altas (3200/3600 MHz). Ao reduzir a RAM para 2933 MHz com FCLK compatível, o PC ficou totalmente instável. 

Se o problema voltar,  aviso.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!