Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, bom dia!

A situação desse Aiwa nsx é o som extremamente baixo. Tanto nas caixas, quanto no fone de ouvido. Chega sinal com estéreo no FM, auxiliar tudo ok, cd tudo ok, mas o som baixo! Potenciômetro de volume com dificuldade, porém ele atua. Mas assim no volume 1 fica com o áudio baixo. Mas no volume 20 e como se ele não saísse do volume 1. Queria alguma dica. Saída sei que não é. Até porque tá tendo tensão normal nas saídas.

• Coordenador
Postado

A primeira verificação seria na alimentação do estágio de saída do amplificador.

para esse modelo existe 2 versões, uma transistorizada e a outra por CI.

Informa para nós, qual é a versão desse seu som ai.

Postado

@BCP amigo, assim ele é transistorizado. O som sai baixo na caixa, e no fone de ouvido. Porém o LINE out dele tá saindo sinal normal e até bom. Porém além do volume, sinto que a equalização dele não tá atuando. O volume ele marca no display, porém não aumenta. No volume 0 fica sem som que é o normal, no volume 1 fica um som bem baixo. Só que esse som permanece mesmo colocando o volume no máximo! 

Postado

E aí cara, beleza? Esse problema do Aiwa NSX-F9 com som super baixo nas caixas e no fone (mesmo com volume no talo) é comum nesses minisystems antigos da Aiwa kkkkkkkkk

O mais provável é o IC de volume (geralmente um chip eletrônico tipo NJM ou similar no NSX-F9, tipo IC401 em alguns modelos parecidos) estar com defeito ou vazando, causando ganho baixo em todo o caminho de áudio. Tem relato exato disso em fóruns: "som baixo mesmo com volume no máximo, IC401 com defeito"
Outra possibilidade grande é o controle de volume digital (rotary encoder no knob) sujo ou falhando — nesses Aiwa antigos o encoder digital manda sinal pro microprocessador que controla o volume eletrônico, e quando ele dá pau, o volume fica travado em nível baixo ou não responde direito, mesmo o display mostrando mudança.

• Coordenador
Postado

@Jesse Jemes Junior Comece testando o amplificador dele, verifique se tem tensão no coletor dos transistores de saída, mas antes teste-os a frio (som desligado e capacitores descarregados), estando OK verifique as tensões e depois vá verificando as etapas antes do amplificado como o colega acima (@HenriqueMocellin) menciona.

Postado

O ic 401 do meu f9 no caso é o transistorizado, ele é o bbe, e o bbe aciona normal e funciona. O negócio é o volume aumentar e o som ficar extremamente baixo e com zumbido. Fiz o recap nós capacitores de filtro, aqueles pequenos, e ficou a mesma coisa. Quando fui medir os capacitores grandes o c101 e o C102, notei que o c101 está com 72v e o c102 marcando 001. Achei isso estranho. A placa não possui nenhuma solda fria ou vazamento de capacitores. E a saída está normal, pois há som no LINE out dele.

Notei uma situação. O capacitor c102 (o grandão) ele não tá carregando. Somente o c101 que está carregando, pode ser ele o vilão? O c101 tá marcando 72.v o c102 tá marcando 001

• Coordenador
Postado

@Jesse Jemes Junior Verifique perto do trafo dele, deve ter algum fusível aberto, em alguns sons eles se parecem com pequenos capacitores tipo esses abaixo só que amarelos ao invés de verdes.

Fusivel.png

Postado

@BCP Olá amigo, boa tarde, já medi, todos eles estão bons. Ele tá todo bom. O fato de aparecer 72v e porque os capacitores são ligados em série então são 36v para casa capacitor. O som tá todo bom, e como um colega mencionou, o Ci de volume dele é crônico tanto na linha f9, quanto na linha f959/969. Só tenho que saber qual e o ci de volume. Pois além do volume não atuar, ele não tá atuando o t-bass e o equalizador, é isso me chamou atenção. O problema com certeza é ele. Só tenho que saber qual deles. porque o CI 401 é o BBE e ele tá atuando normal. Daí tô em dúvida no Ci 301, ci 302 e o ci 601 (só que esse atua nas funções do aparelho e no data clock  e aí tá tudo ok, e as funções estão ok) só resta mesmo o 301 e o 302. O meu é o F9 HR transistorizado.

@HenriqueMocellin exatamente amigo, ele tá todo ok. As saídas estão boas medi e tá tudo ok. E na etapa de pré amplificação mesmo. Só quero descobrir qual é o Ci de volume dele se é o 301 ou o 302, pois o 401 é o bbe. E o bbe tá atuando. Mas também pode ser ele né.

Os capacitores foram todos trocados dessa etapa. E não era eles, pois o som continua a mesma coisa.

Postado

@BCP meu amigo, achei a causa. O microprocessador está realmente com problema. Não é o ic601, medi as tensões estão tudo ok VEE -4.8 e VDD 5.2. quando medi o data clock e o data deu 0v. Daí medi no conector da placa central. A mesma coisa. O data não tá mandando as informações para ele. E também já deveria suspeitado porque o visor está com caracteres estranhos. 

• Coordenador
Postado

Vixi! Que pena, Isso praticamente inutiliza o som, pois sucatas deles são difíceis de encontrar...

• Coordenador
Postado
22 horas atrás, Jesse Jemes Junior disse:

@BCP encontra sim amigo, só que do Aiwa f9 stk. Só tenho que ver se ele pega no transistorizado. Tem q ser a placa frontal para ele.

Tomara que sirva, eu não tenho mais lembranças se tinha diferença nos conectores dessas placas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...