Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um novo pc recentemente e pensei em doar as minhas pelas antigas para o meu pai, peguei o gabinete dele montei tudo certin, eu não não tinha uma fonte real, então acabei usando a fonte genérica do pc dele.

Montei tudo, faltava só ajudar a fonte de 120v para 220 e conectar o cooler, nisso fui ao banheiro e de lá escutei um baralho de papoco, cheguei no quarto dele e ele me contou que deu uma descarga quando ligou na tomada e ligou o pc.

Então troquei por uma outra fonte genérica que eu tinha guardado e liguei o pc com tudo montado e ele até liga, mas não dá vídeo e o cooler liga normalmente.

Só um adendo, o pc dele tá com problema no botão ligar, então eu tenho que ligar usando uma chave de fenda para apertar o botão da placa-mãe kkkkkk

Fiz essas coisas:

1* Liguei tudo usando a chave de fenda diretamente na placa-mãe

2* Conectei o meu teclado com led, eles acendem, porém na parte do casps lock não liga quando eu aperto ele.

3* Liguei o pc sem a memória RAM e ele liga normalmente e depois desliga.

4* liguei o pc sem o cooler e coloquei o dedo em cima, ele não fica gelado, mas também não fica quente ao ponto de eu ter que tirar o dedo.

5* Tirei a bateria da placa-mãe mãe e coloquei de volta (esperei uns 5 minutos)

6* Troquei a memória RAM de slote e o processador esquentou bastante

Gravei um vídeo rápido para mostrar

https://www.youtube.com/shorts/dtmD5riDVJM

Será que queimou?
As peças são uma a320M e um Ryzen 3 3200g

Postado
29 minutos atrás, pulodogato disse:

Montei tudo, faltava só ajudar a fonte de 120v para 220 e conectar o cooler, nisso fui ao banheiro e de lá escutei um baralho de papoco, cheguei no quarto dele e ele me contou que deu uma descarga quando ligou na tomada e ligou o pc.

O que me preocupa é essa parte aqui. Esse barulho que você relatou veio de onde? Da fonte? As duas fontes que você testou são genéricas? Aparentemente o PC foi ligado em 220V com a chave em 115V, nesse caso aí você explode os capacitores de entrada. Fontes genéricas não são confiáveis, não dá pra garantir que ela "protege" o restante do PC durante um problema na entrada de energia, diferente de fontes boas com vários mecanismos de proteção. Primeiro que uma fonte boa nem teria chave para escolher 115/230V, ela opera automaticamente em qualquer tensão de entrada entre 100-240V.

Você teria que tentar isolar o processador testando outro monitor (pra ver se dá Vídeo), outra memória RAM e até outra placa-mãe, se possível, apenas assim você saberia se o processador está "morto". Se você colocar esse processador em outro PC que está 100% e ele não der nada, então é caixão e vela preta. Mesmo uma fonte genérica deveria ligar esse PC sem problemas, se ela estiver funcionando.

Postado

@pulodogato vai testando o que você conseguir, troca fonte, troca memória (se você tiver alguma outra), troca o monitor, pode até tentar ligar na TV via HDMI, já é uma boa que você testa um cabo diferente. Vai que a saída VGA da placa-mãe pifou.

Postado

Isso fede a curto-circuito ou surto que passou pela fonte e fritou algo no caminho. Fonte genérica barata costuma explodir ou mandar pico de tensão quando falha, especialmente se tava em 120V mas ligou em 220V (ou vice-versa, dependendo do switch).
O CPU pode ter sobrevivido (já que esquenta com RAM), mas o iGPU pode ter pego. Se for só a placa-mãe, conserto é trocar (A320M é baratinha). Se CPU fritou também, aí dói mais. Algum LED debug na placa-mãe acendendo?

Postado

@pulodogato Que loucura é essa cara?

Você monta uma configuração AM4 com fonte genérica. E não basta ser genérica, é genérica com chavinha seletora de tensão.

E mesmo com o "estalo" você substitui por outra fonte genérica? Sério mesmo?

Há grande chances da sua economia na fonte ter custado todo seu kit.

Postado

@Lord_Dracon
Passei 5 anos usando esse kit com uma fonte genérica, ai só agora consegui fazer um upgrade, então acabei so passando as minhas peças antigas para ele, não achei que fosse causar problemas.

Postado
46 minutos atrás, pulodogato disse:

@Lord_Dracon
Passei 5 anos usando esse kit com uma fonte genérica, ai só agora consegui fazer um upgrade, então acabei so passando as minhas peças antigas para ele, não achei que fosse causar problemas.

@pulodogato Mas dificilmente uma fonte, mesmo sendo ruim, provoca esse problema

Conforme disse o @GuilhermeGB, o problema deve ter sido a entrada da fonte estar em 110V em uma tomada de 220V.

O resultado não poderia ser outro: KABUM! 💣💥

Deve ter queimado a MB

Postado
4 horas atrás, pulodogato disse:

O barulho veio de fonte mesmo (segundo ele), puts é complicado então.

Fonte genérica é literalmente uma bomba relógio, além de ter estourado, pode ter levado a placa-mãe junto.

Ta sentindo cheiro de queimado ou saiu faísca da tomada na hora do "pipoco"? Já vi fontes desse tipo derreterem até componentes internos da placa-mãe, é tenso.

Pra saber mesmo só trocando a fonte, de preferência por uma de qualidade muito superior. Se der sorte, e o problema ter afetado apenas a fonte, ele vai dar vídeo.

Postado
34 minutos atrás, pulodogato disse:

@Lord_Dracon

Então agora você assista ao vídeo abaixo para entender o tamanho do risco que você correu e que seu caso era uma tragédia anunciada.

A sua fonte, segundo seu relato, ainda tinha CHAVE SELETORA DE TENSÃO!

Projeto dos anos 2000 ou anterior.

• Mikhail Kosevich Volkov alterou o título para Computador não dá vídeo após ligar em 220V com a chave da fonte em 110V

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!