Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

a cerca de uma semana meu sistema começou a mostrar instabilidades estranhas, costuma acontecer ao ligar ou voltar depois de uma suspensão, o computador trava por completo e congela a tela, inclusive em um dos momentos eu estava assistindo um Vídeo e o Vídeo foi parado também (então não deve ser apenas imagem), as vezes depois de alguns minutos travado ele reinicia sozinho. Hoje o problema chegou a ocorrer novamente, mas dessa vez depois de reiniciar ele apresentou uma tela de recuperação informando erro no winload.efi, depois de 2 minutos preso nessa tela ele desligou sozinho e ao ligar ele abriu o sistema corretamente. 

Ainda pretendo formatar o sistema para ver se não é apenas uma corrupção, tenho muitos arquivos importantes para fazer backup então ainda não consegui terminar essa parte, mas fiquei curioso sobre a possibilidade de ser alguma peça do hardware

o hardware é uma a320 da gigabyte com 16 de ram e um Ryzen 5 3400g, comprados em 2020, um SSD NVMe da kingston que deve ter cerca de 2 anos, uma rx 7600 comprada na black friday do ano passado, junto dessa placa também comprei a fonte atual, uma corsair cx750 de 750w

Postado
53 minutos atrás, Lizandro v disse:

informando erro no winload.efi

Esse erro geralmente é algo relacionado ao SSD, algum arquivo essencial pra inicialização acabou corrompendo ou o Windows não conseguiu ler.

Primeiro de tudo, eu faria um backup dos arquivos para um HD externo ou outra forma mais segura de guardar eles.

Baixe o CrystalDiskInfo e veja a saúde do SSD e se ele indica algum setor defeituoso ou algo do tipo,

Chegou a mexer em alguma configuração na BIOS nesses últimos dias? Esses pentes estão rodando em qual frequência e quantos são?

Postado
1 hora atrás, Lizandro v disse:

uma rx 7600 comprada na black friday do ano passado, junto dessa placa também comprei a fonte atual, uma corsair cx750 de 750w

Essa fonte não foi uma boa compra, a nova Corsair CX trata-se na verdade de uma CV remarcada, que foi testada e reprovada pelo teclab.

• Curtir 3
Postado

Verifique no visualizador de eventos a mensagem que aparece na hora e minuto que acontecem as telas azuis.

Deve aparecer algo como  Kernel-Power, WHEA-Logger, Disk Errors... E por aí vai, veja qual aparece junto da mensagem de erro crítico do sistema.

Consegue ver de qual ano é a versão da BIOS que está instalada e qual a versão?

Postado

@lbastostem um erro antes do erro de reinicialização, "Falha na inicialização rápida do Windows com o status de erro 0xC00000D4.", sobre a BIOS eu não consigo mais dizer, um amigo meu me indicou hoje atualizar a BIOS e eu atualizei, então não sei mais qual versão estava antes

@lbastosmas como mencionei atualizei ela hoje, esse problema esta acontecendo por mais ou menos uma semana agora, não é toda vez que ele inicia que acontece, ocorre as vezes

Postado
2 horas atrás, Lizandro v disse:

Falha na inicialização rápida do Windows com o status de erro 0xC00000D4

Esse erro ta ligado justamente com a inicialização do Windows, problema de estado de energia.

Faz o seguinte:

Abre o CMD como admin e digita: powercfg -h off

Vai em Painel de controle - Opções de energia - Escolher função dos botões e desmarque a inicialização rápida.

Acredito que se for algum problema de configuração na inicialização do sistema, vai ser corrigido na hora.

Ainda sobre a BIOS, se você apertar a tecla Windows + R, digitar msinfo32, consegue me dizer qual a versão atual da BIOS?

Acho bom também rodar os comandos de SFC Scannow e DISM, pode ajudar a solucionar se tiver alguns arquivos corrompidos.

Postado

a BIOS é American Megathrends International, LLC, F58 28/10/2025 (minha placa-mãe é revisão 1.x), mas como mencionei ela foi atualizada hoje após a tela azul, um amigo meu já tinha indicado o SFC Scannow e eu já tinha rodado ele

Postado
Em 20/02/2026 às 14:45, Lizandro v disse:

@lbastosnão fiz nenhuma alteração na BIOS, os pentes são 2 de 8gb rodando a 2800, eu instalei o crystaldiskinfo e ele não acusou nada

@Tiberiodroga, acho que não da mais para devolver agora

Pode ser SSD mal encaixado. Depois de um tempo de uso o calor pode interferir. 
Abre o gabinete desconecta e conecta novamente o SSD é bem simples.

Postado

@BARTH20Cara sei que já fazem uns dias que eu fiz o post e não comentei mais, acho que era memória RAM na realidade, um dos meus pentes aparentemente queimou hj(não da Vídeo no pc com ele, mas se remover ele da Vídeo), mas eu ainda não testei trocar slot, apenas remover o pente então pode ser um slot também

Postado
4 horas atrás, Lizandro v disse:

@BARTH20Cara sei que já fazem uns dias que eu fiz o post e não comentei mais, acho que era memória RAM na realidade, um dos meus pentes aparentemente queimou hj(não da Vídeo no pc com ele, mas se remover ele da Vídeo), mas eu ainda não testei trocar slot, apenas remover o pente então pode ser um slot também

problema resolvido! xD

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...