Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma RTX 4080 da gigabyte, ontem meu pc apresentou problemas como acontece de vez em quando (fans no máximo, tela preta e ainda consigo ouvir áudio do computador por um tempo) mas ontem ouvi um barulho de plástico batendo bem baixo, até q ouvi um bang até q alto, desliguei o pc e liguei de novo, tudo normal, mas quando fui jogar meu pc tava tremendo muito. Hj abri o computador e tirei minha placa de vídeo e me deparei com isso.

É um problema muito grande ? Posso só continuar usando assim ? Posso colar o pedaço quebrado? Devo comprar outra fan ? Tem como comprar outra fan ?

IMG_5249.jpeg

IMG_5250.jpeg

Postado
1 hora atrás, thi546 disse:

É um problema muito grande ?

É sim, além do barulho e da vibração, perde muita eficiência da fan.

Posso só continuar usando assim ?

Poder pode, se suportar o barulho e tremedeira, mas não e indicado pois a longo prazo pode danificar ainda mais, ou danificar outras peças devido ao atrito.

Posso colar o pedaço quebrado?

Se você colar ainda vai ter bastante vibração, fans genéricas tem construção simples, mas essa ai e outras tem engenharia e tecnologia por trás, não é uma "simples" fan. O peso de cada uma dessas hélices ai é milimetricamente calculado e todas as pás tem o mesmo peso, tamanho, espessura e etc. Se você colar, a cola vai fazer parte do sistema e o peso da cola vai gerar vibração, tornando a fan desbalanceada, a partir dai não tem mais volta, fazer "balanceamento" seria absurdamente complexo e não valeria a pena. Mas isso depende do tipo da cola e do método de colagem, mas se você usar a famosa SuperBond com uma camada absurdamente fina vai conseguir um ótimo resultado, mas pra conseguir colar exatamente no lugar seguindo o ângulo e distancia correto seria necessário desmontar essa parte das fans e remover essa que está quebrada pra ter acesso ao devido local.

Devo comprar outra fan ? Tem como comprar outra fan ?

Tem como comprar a fan, mas original vai custar bem caro, eles "passam a faca" mesmo...

O que eu não consigo entender é como essa pá foi quebrar sozinha, tipo do nada mesmo como você relatou. Talvez durante o processo de montagem/manutenção, um mal jeito de segurar a placa pode ter forçado de forma excessiva essa hélice especifica, o que fragilizou o componente e o deixou vulnerável, o material é bem sensível e não muito resistente. Você verificou se não estragou o radiador/dissipador?

• Curtir 1
Postado

Eu tentaria colar.

Se ficar desequilibrado, quebra a outra hélice do lado oposto e faz o mesmo processo de colagem. (Talvez nesse caso tenha que quebrar 1 em cada 3, já que o número de pás é impar)

Postado
2 minutos atrás, RodrigoJP disse:

quebra a outra hélice do lado oposto e faz o mesmo processo de colagem. (Talvez nesse caso tenha que quebrar 1 em cada 3, já que o número de pás é impar)

quebrar talvez seja muito arriscado pois se quebrar em mais de 1 pedaço ai já fica pior que a outra. Se fosse o caso o indicado seria "lixar" o lado onde foi colado pra diminuir o peso daquela pá especificamente.

• Curtir 1
Postado

@thi546 acho bem válido investigar como isso aconteceu, eu nunca vi uma FAN de GPU quebrar sozinha sem motivo nenhum. Vale a pena ver se a placa não está envergada...

Melhor ainda, ver se a garantia cobre

• Curtir 2
Postado

@thi546 Assim como o Mascote e o Yan já disseram, também achei bem estranho a fan ter simplesmente quebrado do nada, esses travamentos que você comentou que vem sentindo, são depois de mexer em alguma configuração ou no hardware?

Eu não usaria a placa do jeito que está, pode até arriscar tentando colar ela, mas também não recomendo. Não sei te dizer se a garantia cobre esse tipo de acidente, mas eu não tentaria nem forçar ela a rodar algum jogo.

2 horas atrás, thi546 disse:

tela preta e ainda consigo ouvir áudio do computador por um tempo

Só por curiosidade, qual a marca e modelo da sua fonte?

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, thi546 disse:

Tenho uma RTX 4080 da gigabyte, ontem meu pc apresentou problemas como acontece de vez em quando (fans no máximo, tela preta e ainda consigo ouvir áudio do computador por um tempo) mas ontem ouvi um barulho de plástico batendo bem baixo, até q ouvi um bang até q alto, desliguei o pc e liguei de novo, tudo normal, mas quando fui jogar meu pc tava tremendo muito. Hj abri o computador e tirei minha placa de vídeo e me deparei com isso.

É um problema muito grande ? Posso só continuar usando assim ? Posso colar o pedaço quebrado? Devo comprar outra fan ? Tem como comprar outra fan ?

IMG_5249.jpeg

IMG_5250.jpeg

Eu acho que é essa aqui:

https://pt.aliexpress.com/item/1005007192420429.html?spm=a2g0o.productlist.main.8.5bffHOe7HOe7NS&aem_p4p_detail=202602201813306143080845861400002106771&algo_pvid=40034671-c519-40b6-91de-4740faa02fc1&pdp_ext_f={"order"%3A"5"%2C"eval"%3A"1"%2C"fromPage"%3A"search"}&utparam-url=scene%3Asearch|query_from%3A|x_object_id%3A1005007192420429|_p_origin_prod%3A&search_p4p_id=202602201813306143080845861400002106771_3

• KairanD alterou o título para GeForce RTX 4080 Gigabyte com ventoinha quebrada: como solucionar?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...