Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve pessoal, surgiu oportunidade de passar meu pc para outro uso na família e vou montar outro quase inteiro para mim, meu foco é CS2, quero um PC com desempenho superior ao que eu tenho. Não preciso de periféricos, monitor é fullhd 180hz. Vou deixar minha config e alguma ideia de config que pensei. Aceito sugestões de mudanças e indicações. Valores a vista, não gosto de frufru RGB etc, quero só o desempenho mesmo.

PC Atual:

CPU: Ryzen 5 9600x

CPU cooler: AG400

GPU: ASUS RX7600 8gb

placa-mãe: ASRock b650m-HDV/M.2

RAM: 2X 16GB XPG CASTER 6000 CL30 (vou usar no pc novo)

SSD: Kingston NV3 500gb (uso no pc novo)

GABINETE: Montech AIR 903 base (vou usar no pc novo)

Fonte: Gamdias Cyclops 550b

PC Novo ideia:

CPU: Ryzen 7 7800x3d ou 9800x3d (Para CS acredito ser os melhores, vale a diferença de preço? 2k vs 2k700 +-)

CPU cooler: sugestões de air cooler (abaixo de 300,00 acha algo para segurar esses processadores?)

GPU: Pelos outros itens, sobraria na faixa de 4k para gpu, CS2 é melhor otimizado para NVIDIA, mas dependendo de valores e desempenho da pra manter amd também

placa-mãe:  Vi alguns problemas da ASRock com cpus x3d então fico com medo, com o 9600x a minha esta bem de boa, não precisaria de nada alem do que ela me oferece, qual seria a placa-mãe mais indicada para esses processadores x3d sem custar estão caro, vi a ASUS TUF  b650M-E wifi, teria alguma mais barata tão boa quanto?

RAM: 2X 16GB XPG CASTER 6000 CL30 (do pc anterior)

SSD: Kingston NV3 500gb (do pc anterior)

GABINETE: Montech AIR 903 base (do pc anterior)

Fonte: sugestões de boas fontes que não custem um rim, tive olhando a XPG core reactor 850w faixa de 630,00. Acredito ser excesso de fonte, mas as de menor potência estão mais caras ou mesmo preço, teria algo mais interessante para essa build custando menos? 

Postado
1 hora atrás, lgdante disse:

Seu PC atual é suficiente para rodar CS2 no máximo de desempenho que seu monitor permite...

Só faria um upgrade nesse nível se você realmente tiver interesse de acompanhar o mercado de games, jogar obras mais atuais, etc, ou se você quer jogar CS2 em alta taxa de frames para comprar um monitor 300hz +.... pois, para o cenário dos jogos competitivos e no 180hz, você está bem munido... Poderia só trocar a RX pela RTX 5060 ou RTX 5060 TI e um SSD com mais armazenamento.

• Curtir 1
  • DiF alterou o título para Recomendação de upgrade até R$8000 foco em CS2
Postado
3 horas atrás, lgdante disse:

CPU: Ryzen 7 7800x3d ou 9800x3d (Para CS acredito ser os melhores, vale a diferença de preço? 2k vs 2k700 +-)

CPU cooler: sugestões de air cooler (abaixo de 300,00 acha algo para segurar esses processadores?)

O 9800X3D rende até uns 13% a mais de FPS no CS2, por esta diferença de preço não vale a pena.

O que tem de opção de CPU Cooler (dual tower, dual fan) nesta faixa de preço é o DeepCool AG620 - R$ 289,99  (frufru'less).

Visto que o Thermalright Peerless Assassin 120 SE que tinha preço melhor na P'chau esgotou.

Abaixo deste valor não tem nada que se destaque em desempenho do AG400, tem modelos mais caros mas é devido as firulas.

3 horas atrás, lgdante disse:

placa-mãe:  Vi alguns problemas da ASRock com cpus x3d então fico com medo

Não é só ASRock - embora a maior incidência seja com esta marca; o "AlaULáNuBar" dos X3D tem aumentando também em placas mãe da ASUS, parece que devido a ajustes do BIOS em AUTO.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@lgdanteBom dia, se for um processador X3D, infelizmente vai ultrapassar o orçamento caso inclua uma RTX 5070. Montei uma sugestão utilizando a RX 9060 XT, que já é bem superior à sua placa atual.

RX 9060XT 16GB

Screenshot_2.thumb.png.d65cce4ea59bf5eb59dc9db5f1d5a929.png

Uma segunda opção é manter o seu PC atual e trocar apenas a placa de vídeo e a fonte. Você pode aguardar uma promoção da RTX 5070 para comprar. Quanto à fonte, pode optar pela mesma sugerida acima.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pessoal, vamos as respostas.

@olavo bilac e ivete Sim, meu pc atual roda até satisfatório o CS2, o detalhe é que surgiu essa oportunidade de deixar esse pc que estou usando para uma casa na fazenda, ai eu só iria colocar um gabinete mais comum que ja tenho, um pente de 16gb DDR5 mais simples e um SSD sata que ja tenho. aproveitando esses itens no que seria o ''novo'' pc.

@1lokos Imaginei mesmo, no caso do 7800x3d, um AG400 seria pouco? Pois se ele ainda desse conta, gosto bastante do pc com cooler menorzinho, acho uma estética mais clean, porém se ficar limitante ai já acho viável investir mais um pouco e ir no 620 ou no peerless se voltar a aparecer em preço legal. Quanto as placas maes, então praticamente qualquer uma precisa fazer o ajuste pra evitar esses problemas, ainda não tinha visto sobre a ASUS. o amigo abaixo até indicou uma gigabyte de preço parecido.

@BrunoDNO Então, a questão de manter a build seria igual comentei com o olavo, vou ficar com 2 pcs no caso, e ai montando eu acredito ser mais interessante pensar num x3d do que pegar outra build praticamente igual, pois seria +- uns 700 a 800 reais de diferença entre um outro 9600x e um 7800x3d. Agora a questão da VGA esta me pegando, porque até penso em tentar estender o orçamento pra uma 5070, mas pelos preços hoje acabam se aproximando da 9070 xt que acredito ser mais placa não? A nvidia sacaneou demais com essa 5060 só 8gb, e a TI 16gb já vai para preços absurdos. a 9060 xt 16gb aparenta ser a placa mais sensata no caso, mas vou dar uma procurada em especifico no cs2 como ela se sai contra as nvidias. Uma duvida, a Aorus elite seria melhor que a ASUS tuf b650? em preço estão bem próximas.

Postado
37 minutos atrás, lgdante disse:

Uma duvida, a Aorus elite seria melhor que a ASUS tuf b650? em preço estão bem próximas.

Eu, particularmente, prefiro a linha TUF da ASUS. Inclusive, costumo recomendá-la aqui no fórum quando sugiro alguma build. Porém, devido aos problemas recentes envolvendo processadores X3D e algumas placas da ASUS, tenho indicado a Aorus Elite quando a configuração exige um X3D.

Claro que é possível realizar os ajustes necessários, como mencionado pelo 1lokos. No entanto, nem todos vão se atentar a esses detalhes. Não estou dizendo que seja o seu caso, mas a maioria do pessoal que vem ao fórum são pessoas leigas, não sabe atualizar a BIOS, e alguns mal sabem ativar o XMP.

Além disso, pode acontecer de a BIOS precisar ser resetada e a pessoa esquecer de refazer todos os ajustes necessários.

Postado
2 horas atrás, lgdante disse:

@1lokos Imaginei mesmo, no caso do 7800x3d, um AG400 seria pouco?

Para jogos até da conta de manter temperatura adequada - num gabinete com bom airflow e fans adequados; mas para uso intensivo, como renderizar vídeos, pode passar dos 90 graus.

O AG400 atualmente está com preço ruim, já não acha pelo preço médio histórico de ~R$ 140,00 - 150,00.

E tem outros CPU Cooler, como o Thermalright Assassin X 120 R SE, Montech NX400, que tem desempenho equivalente ao do AG400, custando mais barato.

Inclusive o NX400 tem obrigação de ser até mais eficiente porque usa o fan E28 "Cooling Hero" que tem 28mm de espessura,  ao invés do habitual 25mm, sendo mais forte:

• Airflow (Max.) 85.09CFM 
  • Static Pressure (Max.)3.35mmH2O 

Segundo o Boringtextreviews:

"O cooler de ar NX400 da Montech oferece desempenho de resfriamento essencial, capaz de lidar com qualquer CPU AMD Ryzen série 9000 em configurações padrão. Com preço inicial de US$ 25,99 (para as versões sem ARGB), você não encontrará muitas alternativas mais baratas."

Postado

@1lokos Sobre o cpu cooler:

Pichau assasin X  por 169,99

Pichau assasin spirit evo por169,99

Pichau peerless  branco  (🥲) por 319,99

Terabyte AG620 por 299,99

Meu gabinete é um montech air 903 base, somente com as fans que vem nele mesmo, temperatura ambiente daqui é na faixa de 25 graus.

Sobre pegar um dual tower, teria algum perigo dele dar problema de altura com minhas memórias, tenho 2 pentes 16gb XPG caster 6000mhz cl30

A placa-mãe provavelmente será ou a Gigabyte b650 aorus elite recomendada ou ASUS tuf b650 wifi

Aproveitando a mesma postagem, acredito que a base do pc já esteja decidida. Agora estou em duvidas entre as placas de Vídeo, pois vou conseguir esticar um pouquinho o orçamento, com base gastando aproximadamente 4200 reais no restante, daria pra pensar em uma placa de Vídeo na faixa de 4500 +-

Que seriam um pouco acima a 5070 (~4500) e os modelos de entrada da 9070XT (~4600,00)

Abaixo delas encontra 5060 TI 16gb (~3800), 9070 normal (~4200) e as 9060 XT 16gb (~2800,00)

Quanto a questão de rma e garantia, quais fabricantes são mais recomendadas? Até porque estava olhando, na mesma placa, pichau dizendo 1 ano de garantia e kabum dizendo 3 anos 

Postado

@1lokos um msi mag coreliquid A12 por 273,00 na kabum seria mais interessante que essas opções a ar? nunca usei WC, mas não me importaria de usar. Meu uso no pc é +- 2h de jogos diários só

Postado

Vamos lá pessoal, está quase tudo resolvido rsrs, desculpe por spammar posts, mas tirei a tarde pra procurar informações e indicações;

Vou de:

7800x3d

9070 xt gigabyte

b650 tuf gaming (mais pelo wifi) e por estar comprando na kabum pra aproveitar todo o frete

agora a duvida está no bendito cpu cooler

Pichau assasin X  por 169,99 

Pichau assasin spirit evo por 169,99 

Pichau peerless  branco  =( por 319,99 

Terabyte AG620 por 311,00

Kabum msi mag coreliquid 12 (240) por 273,00 

Kabum msi mag coreliquid 13 (360) por 347,00

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...