Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

tenho um Ryzen 7 5700g e uma b550m aorus elite e minha Memória é uma corsair vegeance RGB 3600mhz, 2 pente totalizando 32gb, estão em dual channel, quando ligo o xmp ele fica se reniciando, desativei o xmp e deixei em 3200mhz e funciona, eu queria usar 3600 alguém pode me ajudar?

Postado
6 horas atrás, Pedro Vuctr disse:

eu queria usar 3600

A especificação oficial de fábrica do teu Ryzen diz que o limite nativo de MHz que ele aguenta com as memórias é 3200mhz.

Pro controlador, talvez seja mais pesado aumentar a frequência de 2x16 do que 2x8. Pode ser isso.

6 horas atrás, Pedro Vuctr disse:

alguém pode me ajudar

Aconselho você ir testando em frequências diferentes, e sempre ajustando a tensão também. Coloca 3466 MHz subindo a tensão pra 1,37-1,38, veja se fica estável.

No mais, não tem muito o que fazer. XMP dá diferença real quando você salta de 2666 pra 3200 MHz por exemplo, mas no teu caso não me parece fazer tanta diferença assim, é 1-2% de FPS que você pode acabar deixando, mas não compromete a máquina

• Curtir 5
Postado

Siga as dicas do colega acima, pode funcionar. Mas também reforço que você não sentiria ganho saindo de 3200MHz para 3600MHz. Eu usava 3600MHz antes com 2 módulos, depois de colocar 4 módulos baixei para 3200MHz e não mudou nada que eu pudesse notar. Com exceção do tempo de boot do PC que ficou mais longo, mas isso é por estar usando 4 módulos e não pela frequência.

Só que tem um detalhe: esse modelo de placa-mãe, Gigabyte Aorus B550M "Elite", é conhecida por dar esse tipo de problema mesmo. As BIOS das placas Gigabyte não costumam ser muito otimizadas, e as vezes acabam interferindo na estabilidade do XMP/Overclock. 

Coloquei o "Elite" entre aspas porque é só o nome mesmo, ela é uma placa comum que costuma ser vendida por preço de placas um pouco mais premium.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!