Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Joguei o texto na IA (gemini) para receber um parecer inicial gente, a situação é que: Gostaria de trabalhar com renderização para arquitetura, geração de imagens 3d com D5 render e similares. Tenho um computador com as seguintes especificações:

Processador AMD Ryzen 5 PRO 4650GE with Radeon Graphics (3.30 GHz)

RAM instalada 32,0 GB duas placas de 16gb DDR4 (utilizável: 31,4 GB)

Placa de Vídeo 496mb amd radeon integrada

SSD de 1TB e dois HDs

Corsair cx 430 e três ventiladores

Eu já sei que essa máquina não serve para renderização, perguntei quais upgrades eu deveria ter para utilizar o d5 com as especificaçoes recomendadas minimas/confortaveis? quanto custaria? Além de um notebook básico para REVIT, que não considerarei no post.

A IA me recomendou a seguinte compra:

Placa de VídeoRTX 3060 12GB ou RTX 4060      R$ 1.800 – R$ 2.400

Fonte650W (MSI, Corsair, XPG)                           R$ 350 – R$ 500

Total Upgrade                                                        R$ 2.150 – R$ 2.900

A recomendação faz sentido? precisaria do notebook com mais rapizes, o Gemini me disse que está na faixa dos 2500. Preferiria amortecer a compra da placa para o segundo semestre, mas não sei a situação da taxação que me pegou de surpresa... compro a placa agora antes de aumentar mais?

Postado

A "receita" não apareceu. 

Independente do preço, tem que analisar a sua necessidade, se vai ganhar dinheiro o PC, tem que investir.

Preços não vão baixar nesta década, até a produção de 2026 de discos rígidos da Western Digital já foi pre-vendida para servidores de AI.

32 GB DDR5  (2x16 GB) - o mínimo adequado para o seu propósito; vair custar o valor do resto do PC.

• Curtir 2
Postado

Desculpe, publiquei sem querer e editei já editei o texto com a modificação. Comprei o DDR4 ano passado, acho que meu processador só suporta esse modelo... não queria trocar processador agora para a DDR5 que você citou, considerando que preciso de fonte e placa de Vídeo nova, além do notebook para trabalho remoto.
Acha realmente necessário o DDR5?

• Solução
Postado

A recomendação da "burr'IA" não faz sentido, embora o seu CPU seja bem fraco, não se justifica gastar dinheiro com GPUs obsoletas (3060, 4060) - a não ser que o preço fosse bom, e não é. Com R$ 2.400,00 compra uma RTX 5060 (8GB).

DDR5 custa uns 50% a mais que DDR4, como já tem boa quantidade (32 GB)  de DDR4, continue usado. Compre a GPU, e depois venda o  Ryzen 5 PRO 4650GE e compre um Ryzen 5700X.

• Curtir 3
  • Haha 1
Postado

Po**a, a IA só pode estar de sacanagem com essa recomendação de GPU. RTX 3060 começando em R$1.800? RTX 4060 a R$2.400? Eu peguei a minha RTX 5060 por R$2.340 parcelada no cartão. Se você quiser uma placa do vídeo da RTX 4060 é só pegar a RTX 5050, a vista ela acaba saindo na casa dos R$1.700-1.800, pode até achar por R$1.600 na promoção.

Só destacando que a GPU vai te ajudar a trabalhar com modelos 3D, vai poder usar aceleração de ray tracing, vai poder modelar sem grandes problemas, mas se você quiser uma renderização final de qualidade, ela precisa ser feita pelo processador. A GPU é otimizada para entregar alta velocidade ao custo de menor precisão, até serve para pré-visualizações, mas não é adequada para um render final. Então, se você tiver muitos projetos, o processador pode acabar te atrasando, por isso você pode começar a pensar em pegar um CPU com alta contagem de núcleos no futuro, para acelarar o trabalho.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...