Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

A minha placa de vídeo (RX 6600 XT), inicialmente, corrompia drivers e ficava com uma tela preta, mesmo depois de eu reiniciar o computador, ele voltava a dar vídeo mas sem os drivers. Eu Fiz uma limpeza de drivers usando o DDU no modo seguro e depois instalei os drivers da amd, tanto os mais recentes quanto os antigos para minha placa e mesmo assim isso continuava a causar a tela preta, ficando meio que em um loop de instalação de drivers. Até que chegou um ponto em que ela não dá mais vídeo. Seja desinstalando os drivers dela, tirando a bateria da placa-mãe, colocando em outras portas de vídeo da placa, limpando as memórias, tirando o SSD, colocando apenas o cabo da fonte e da placa, testando em outra placa, colocando apenas uma memória RAM em um dos slots, limpando o pcie tanto da placa-mãe quanto da placa de vídeo, usando em outro sistema operacional e instalando o driver da placa através do gráfico integrado.
Sinceramente, as únicas coisas que ainda não fiz foi atualizar a BIOS da placa-mãe e/ou da placa de vídeo, mas acredito que não seja esse o problema.
Uma coisa que notei é que o pcie da placa de vídeo é levemente mais fino se comparado com  a placa que estou usando agora (rx 550), não sei se é por que ela é antiga ou se essa leve finura é normal nas placas mais atuais.
E sim, a placa estava funcionando normalmente no windows 10 com a última atualização disponível antes de dar esse problema.
Especificações do computador:
Processador: i5 3470
placa-mãe: H61m de marca genérica (NextPC)
Placa de vídeo: RX 6600 XT ASRock, atualmente usando uma rx 550 4 GB
Fonte: XPG Core Reactor VE 850w
memória RAM: 16 (2x8) GB DDR3 1600MHZ (uma é da kingston e a outra é da mesma marca da placa-mãe)
Armazenamento: SSD SATA Kingston 480GB
OBS.: As fans da placa não giram de forma alguma no início, apenas após "iniciar" o windows, a única forma que consegui foi fora do gabinete colocando a minha mão na placa de vídeo para ficar "reta" e forçando um pouco ela para encaixar direito no pcie da placa-mãe. Essa foi a única forma dela dar imagem por 1 ou 2 minutos.
A dúvida que tenho é: o que tem de errado nessa placa? Pode ser um curto ou é apenas um bug de BIOS? Agradeço por ler minha dúvida.

imagem_2026-03-08_220346928.png

imagem_2026-03-08_220354833.png

• J.Augusto F alterou o título para Radeon RX 6600 não dá imagem
  • Membro VIP
Postado

Bem, pelo seu relato seu problema é sim na placa de vídeo, caso você não esteja familiarizado com esse tipo de reparo eu sugiro que você envie ela a uma assistência técnica de sua confiança. Já te adianto, caso não saiba como funciona a sequencia de start de uma placa de vídeo evite abrir ela, pois esse tipo de equipamento é de reparo complexo e exige conhecimento técnico de microeletrônica aplicada. 

• Curtir 1
  • Solução
Postado
11 horas atrás, Davyd W. disse:

o que tem de errado nessa placa? Pode ser um curto ou é apenas um bug de BIOS?

O comentário do nosso amigo acima já diz tudo, é um problema físico, não tem muito o que fazer.

Pode ter dado um curto nas fases de alimentação ou torção no PCB, só um técnico pra avaliar isso direito, ai vai do seu critério, pagar pelo conserto ou pegar uma nova.

Só não recomendo forçar a placa no slot com a mão, pode dar um curto e levar tua fonte junto. Fora que essa placa-mãe não aguenta a RX, troca assim que possível.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...