Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou tendo com frequência crashs com tela azul acusando uma variação de 3 ou 4 erros e não consigo isolar o que está causando isso. A saúde dos meus SSDs está boa, rodei o diagnóstico de ram do windows e o memtest e em ambos não acusou nenhum erro, já fiz formatação algumas vezes, rodei sfc /scannow, chkdsk /f /r e não resolveu, as temperaturas do processador e placa de vídeo estão ótimas, nunca chegam a mais de 70 graus. Em anexo vou mandar print de avisos/erros do visualizador de eventos.

Hoje deu tela azul 3 vezes, na primeira não consegui ver o erro, mas na segunda apareceu " ATTEMPTED_EXECUTE_OF_NOEXECUTE_MEMORY 0x000000fc " e na terceira " IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL 0x0000000a ". vou deixar os crash dumps do windows em anexo também. Minha ideia inicial era que fosse um problema com a memória RAM, mas os testes não acusaram nenhum problema nela. Minha suspeita agora é da placa-mãe, que é uma soyo b450m classic. Se alguém tiver alguma ideia, qualquer ajuda será muito agradecida, estou à semanas tentando resolver isso.

imagem_2026-03-15_204939766.png

imagem_2026-03-15_204956987.png

imagem_2026-03-15_205023161.png

imagem_2026-03-15_205037093.png

imagem_2026-03-15_205054217.png

imagem_2026-03-15_205111118.png

imagem_2026-03-15_205125943.png

imagem_2026-03-15_205137768.png

crashdumps.zip

• Membro VIP
Postado

@Eduardo Zaltron Bom dia

Passe a configuração completa do PC, principalmente modelo de marca da fonte de alimentação.

Precisamos dessas informações porque não é apenas SSD ou HD que podem gerar tela azul no sistema.

Essa tela azul começou do nada ou foi após algum upgrade ou manutenção no computador?

• Curtir 1
Postado

@FoxBlack Aí que tá o problema, eu achei os drivers, incluindo atualização de BIOS, mas precisa se inscrever em um aplicativo chinês de confiabilidade duvidosa pra poder baixar. chipset eu baixei o mais recente da AMD pra B450m, placa de vídeo tmb tá o mais recente.

@Edvaldo J. Frederico O sistema é: RTX 2060 Zotac, Ryzen 3600, B450m Soyo Classic, 2x8gb DDR4 Asgard Freyr T3 3200mhz, a fonte é uma B700H da Gigabyte de 700w 80+ bronze, ela já tem alguns anos mas sempre operou mais ou menos na metade da potência dela, ~350. Eu não consigo lembrar quando o problema começou, então não lembro se teve algo específico que eu fiz pra desencadear isso, mas a princípio começou do nada. Não parece ter um padrão de quando acontece a tela azul, pode demorar horas, dias, ou acontecer 2 telas azuis dentro de 1 hora. o que eu notei é que os arquivos do windows ficam se corrompendo. sempre que eu rodar um sfc /scannow, ele vai dizer que encontrou arquivos corrompidos e reparou com exito.

Postado

ChipSet

Acesse o BIOS e:

desative o XMP (deixe as memórias na frequência padrão, geralmente 2133MHz ou 2400MHz).

Vá para Advanced > CPU Configuration (ou AMD CBS) > Procure por Global C-State Control e mude para Disabled.

Vá em Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia.

Selecione o plano "Alto Desempenho".

Postado
4 horas atrás, FoxBlack disse:

ChipSet

Acesse o BIOS e:

desative o XMP (deixe as memórias na frequência padrão, geralmente 2133MHz ou 2400MHz).

Vá para Advanced > CPU Configuration (ou AMD CBS) > Procure por Global C-State Control e mude para Disabled.

Vá em Painel de Controle > Hardware e Sons > Opções de Energia.

Selecione o plano "Alto Desempenho".

XMP está desativado faz um tempo e eu sempre deixo alto desempenho nas opções de energia depois de formatar, agora a opção Global C-State Control eu procurei 3 vezes em todas as opções e realmente não tem nessa placa-mãe, o que me faz pensar mais ainda que ela que tá causando esses problemas.

WhatsApp Image 2026-03-17 at 16.15.31.jpeg

WhatsApp Image 2026-03-17 at 16.15.31 (1).jpeg

Postado

Considerando as tentativas realizadas, a não ser que algum samurai do fórum tenha alguma visão raio-x do problema, a única explicação seria a extrema limitação, baixa qualidade da placa-mãe.

Postado
15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@Eduardo Zaltron Boa tarde 

Já tentou reinstalar o Windows?

Tente fazendo apenas a reciclagem que é aquela que você volta o padrão do windows (escolha a opção manter meus arquivos pessoais), se não resolver faça a reinstalação do windows usando pendrive.

Sim, reinstalei o windows umas 4 vezes usando imagem no pendrive, em um SSD diferente também.

5 horas atrás, FoxBlack disse:

Considerando as tentativas realizadas, a não ser que algum samurai do fórum tenha alguma visão raio-x do problema, a única explicação seria a extrema limitação, baixa qualidade da placa-mãe.

eu comprei uma A520m ds3h da gigabyte que eu sei que é uma placa-mãe boa, vou trocar quando chegar e ver se resolve, daí atualizo aqui, mas essa placa-mãe foi construída pra economizar o máximo possível, então é bem provável que ela só tenha um software/BIOS ruins, e não conseguir atualizar piora tudo.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

A princípio trocar a placa-mãe parece ter resolvido. vou precisar usar por mais tempo pra ter certeza, mas faz 2 dias já que não dá tela azul. Parece ter resolvido também problemas de stuttering em jogos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...