Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

WhatsAppImage2026-03-18at09_39_40.thumb.jpeg.fee8a84c092d44c3d697cd6b4d412ead.jpeg

será que a garantia cobre, ou eu posso só passar uma super cola que resolve? não quero ficar 1 mes sem watercooler e parece que o outro lado ta começando a quebrar também

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, vitorzs disse:

eu posso só passar uma super cola que resolve? 

Duvido que haverá cola que sustente a pressão na peça. Eu tentaria a garantia.

Estranho quebrar assim ser uma possibilidade. Imagino que o rosqueamento deveria ter limitador que impedisse esse tipo de evento. No mínimo põe em dúvida a qualidade da marca.

• Curtir 1
Postado

@W46n3r a marca é a cooler master, duvido que tenha marca melhor em questão de qualidade, o pior é que eu ficaria sem pc pois só tenho esse resfriamento LGA 1700

Postado
5 minutos atrás, vitorzs disse:

duvido que tenha marca melhor em questão de qualidade

Então... tenho WC da Thermalright e da Corsair e Air da Noctua e Thermalright e não consigo nem imaginar eu conseguindo quebrar nenhum deles, mesmo se eu quisesse.

Se for acionar garantia, não vai poder lambrecar esse aí com cola/epoxi. Eu se fosse você pegaria um air com bons reviews até que se resolva esse assunto com a garantia. A Thermalright tem boas opções.

Postado

É complicado tentar consertar, quebrou praticamente metade...

Corre o risco de causar super-aquecimento ou até danos ao processador/soquete.

Postado

@Jão386 to vendo com um tecnico aqui se ele tem peça para fazer a troca dessa base de plastico, mas até agora o meu 14600kf ta 70C a 100% mesmo com esse WC quebrado

Postado
2 horas atrás, vitorzs disse:

WhatsAppImage2026-03-18at09_39_40.thumb.jpeg.fee8a84c092d44c3d697cd6b4d412ead.jpeg

será que a garantia cobre, ou eu posso só passar uma super cola que resolve? não quero ficar 1 mes sem watercooler e parece que o outro lado ta começando a quebrar também

Isso está me parecendo que foi instalado errado, provavelmente a garantia vai ser negada.

Postado

1 hora atrás, vitorzs disse:

@Jão386 to vendo com um tecnico aqui se ele tem peça para fazer a troca dessa base de plastico, mas até agora o meu 14600kf ta 70C a 100% mesmo com esse WC quebrado

Se conseguir outra peça, ao parafusar, aperte cada parafuso aos poucos, nunca um por vez! Assim a tensão fica igualmente dividida sobre cada extremidade.

Postado

Contate a Cooler Master, mesmo que não dê garantia, pode ser que te venda a peça.

A pasta térmica sugere que o parafuso foi apertado "até sair água", no lado que quebrou.

Se "Inês é Morta" e for tentar colar não use cola tipo "Superbonder", não tem flexibilidade, use cola tipo JB Weld (Epoxi bi-componente com pó de aço ou outros aditivos), supostamente já foi usada até em carter de motor rachado, escapamento... o problema é achar aqui na Bananias por preço que não seja com ágio.

Estória de "pescador":

Citação

Há muitos anos, um sujeito parou na minha oficina de solda com problemas no motor. Acontece que o carburador dele, um Holley de 4 corpos alimentando um motor Chevy 350, tinha uma das orelhas de fixação quebrada e estava vazando vácuo.

Não era viável soldar a orelha de volta, então, improvisei uma espécie de molde usando fita adesiva para aplicar a massa epóxi JB Weld. Misturei a quantidade adequada e, usando o molde que havia feito, basicamente criei uma nova orelha de fixação diretamente na carcaça do carburador.

Depois de deixar a massa secar por cerca de 16 horas, removi o molde, fiz um acabamento com uma lixadeira, furei um orifício adequado na minha nova orelha de JB Weld e montei o carburador de volta no coletor. Usei uma quantidade generosa de selante de silicone de alta temperatura e apertei os parafusos de fixação com cuidado, evitando apertá-los demais.

O motor pegou de primeira e, depois de alguns minutos funcionando, o sujeito retomou sua viagem. Cinco anos depois, ele parou na minha oficina novamente quando estava passando pela região. Ele ainda dirigia a mesma picape Chevy de 1976, o mesmo carburador, ainda usava a mesma gambiarra feita com JB Weld.

• Curtir 1
Postado

@1lokos entrei em contato, eles não podem fazer nada, não podem vender peça, nem nada, tava pensando em usar superbonder precisão que tem resistência a vibração, ou a superbonder flexivel que aguenta até 82C, mas também pensei em usar expoxi rapida, porém mesmo a rápida leva horas para eu poder usar o PC, não sei o que eu faço, não sei se vou na do DeepSeek e uso a SuperBonder Precisão, ou na do GPT e compro epoxi rápida que fala que é extremamente superior ao super bonder, também pensei em comprar aquela cola que aparece no comercial de um cara fazendo um barco com a cola deles

19 horas atrás, 1lokos disse:

Contate a Cooler Master, mesmo que não dê garantia, pode ser que te venda a peça.

A pasta térmica sugere que o parafuso foi apertado "até sair água", no lado que quebrou.

Se "Inês é Morta" e for tentar colar não use cola tipo "Superbonder", não tem flexibilidade, use cola tipo JB Weld (Epoxi bi-componente com pó de aço ou outros aditivos), supostamente já foi usada até em carter de motor rachado, escapamento... o problema é achar aqui na Bananias por preço que não seja com ágio.

Estória de "pescador":

eu achei no mercado livre um epoxi bi componente de 30 reais com entrega rápido, mas não sei se vai servir, e nem sequer sei se vou conseguir fazer a mistura bem ou sequer aplicar

Postado

Que CPU esta usando? 

Epoxi Rápida em cola ou massa seria pior, tem menos resistência. Tem que usar de cura lenta.

JB Weld original (50165) - que supostamente suporta uma tensão de 2050 LBs ( ~930 kilos/força) por polegada quadrada. A cura, depois de misturada; leva 15 horas.

https://www.amazon.com.br/J-B-Solda-50165-Simples-Seringa/dp/B072V321DX/ref=asc_df_B072V321DX

Essa cola Epoxi bicomponente para metais da Wurth deve ser similar. A resistência não é diferente de outras colas Epoxi "genéricas", mas melhor que "Superbonder+bicarbonato", vide este comparativo.

https://youtu.be/HQLJa-XRFg8?t=647

Porém arriscaria com a JB Weld, já usei para fazer escapamento tunado para motor de aeromodelo, sujeito a alta temperaturas e vibração e usei por um bom tempo.

https://www.mercadolivre.com.br/cola-epox-titanium-aco-aluminio-ferro-cobre-metal-wurth/p/MLB35280046

Outro problema é que a peça que quebrou tem pouca espessura, uns 2-3 milimetros, complicando a colagem criar resistência. Veja se consegue umas tiras de aço para colocar dentro destes rebaixos, para reforçar. Ou talvez seja mais fácil com fibra de carbono. na falta de coisa melhor pode usar placa de fibra de vidro.

Essa peça parece ser feita de Zamac, uma liga de baixo ponto de fusão para peças injetadas, barata e de baixa resistência, entre outras coisas, é usada na fabricação de bijuterias.

Postado

@1lokos to com o 14600kf, mas por que cola epoxi de cura rapida é pior? o GPT falou que seria a mesma coisa de cura lenta, o que eu faço? vou ter que realmente usar o Epoxi que leva 1 dia inteiro para ficar funcional?

@1lokos será que você não conheça nenhuma cola boa para isso no mercado livre?

• Solução
Postado

Bom, nos meus tempos de modelismo, usar Araldite (epoxi bicomponente) 5 minutos sempre resultava numa colagem mais fraca do que a cola normal, de cura lenta (30 minutos ou mais), quanto mais demorar para curar melhor a colagem. Como você vai colar peça que precisa alta resistência, tem que ser cola epoxi com pó de metal na composição (metal-filled).

O problema é que se tentar com Epóxi rápido e não resistir vai dar trabalho remover os resíduos para tentar com outra cola.

A melhor cola Epóxi que conheço - a nível de hobby; é a JB Weld, que hoje tem várias variantes. 

Já que confia em AI (AI, AI), perguntei para o ChatGPT e a resposta é na linha do que sugeri - epóxi bicomponente para metal, como a JB Weld.

Fiz a pergunta em Inglês, porque acho que se fizer em Português limita a base de conhecimento. Já vi o ChatGTP recomendado vídeo de YT dos "TecnoArbobrinhas". 😜 

Citação

I have a broken mounting bracket for a Cooler Master ML240L Core water cooler, specifically one of the mounting tabs of the part that hold the water block and pump over the CPU. The part is made of a porous metallic material, is ~3mm thick and in use is subject to temperature variations of 50 to 90 degrees Celsius, but it is not submerged in water. Cooler Master does not sell this part as a replacement. What type of glue can I use to try and repair it? Picture of the damaged part. https://www.clubedohardware.com.br/uploads/attachments/monthly_2026_03/WhatsAppImage2026-03-18at09_39_40.thumb.jpeg.fee8a84c092d44c3d697cd6b4d412ead.jpeg

For a load‑bearing metal part on a CPU cooler, the glue choice really matters — cheap super‑glues (CA) or generic epoxies usually fail because:

The part is metallic and porous, so adhesives need good surface wetting and mechanical grip.

It cycles between ~50–90 °C in normal use → you need something that holds strength up to at least ~120 °C.

It’s under mechanical stress when mounting/removing the cooler and from vibrations.

Here’s what can work in your situation:

✅ Best Glue Options

🥇 High‑Temp Metal Epoxy (Two‑Part)

These are the most reliable for structural metal repairs:

Recommended type:
High‑temperature, metal‑filled epoxy rated for at least 120–150 °C continuous service.

Examples (to search locally in Brazil):

JB Weld Original or JB Weld HighHeat® (if available)

Permatex High‑Temp Epoxy

Loctite Metal/Concrete Epoxy

Why this works:

Bonds well to metal.

Handles heat cycling around a CPU.

Sets very hard → mechanical strength.

🥈 High‑Temp Metal Adhesive Paste

Some metal repair pastes are designed to rebuild missing metal:

Cold‑weld style pastes (e.g., J‑B Weld Steel Reinforced)

High‑temp brazing pastes (if you can heat cure)

These can actually fill the broken tab and provide a stronger base than just “glueing”.

❗ Glue Types to Avoid

Glue type Reason

Standard super‑glue (cyanocrylate)Brittle; fails under heat & vibration

“Normal” 2‑part epoxy without temp rating Softens above ~60–70 °C

Polyurethane or silicone sealants Not structural adhesives

🛠 How to Prepare & Apply (Critical for Success)

Clean the surfaces thoroughly

Sand the broken area with fine grit (120–240) to remove oxidation.

Degrease with isopropyl alcohol.

Roughen the surface

Scuffing increases mechanical grip — especially important on porous metal.

Mix epoxy well

Follow exact mix ratio on the product.

Apply with a small tool

Fill the break and also build up a bit of material to reinforce the tab.

Clamp or hold steady 

Keep parts aligned until it cures.

Cure fully

Some high‑temp epoxies improve strength with heat — check product instructions (often oven cure at ~80–100 °C).

🧠 Practical Tip

Because the tab is structural and likely receives torque when mounting the block, a repaired tab may still be a weak point if repeatedly stressed. To improve longevity:

Reinforce the joint with a small metal shim or wire embedded in the epoxy.

Use a thin sheet‑metal strap glued across the tab area as a bridge.

That spreads forces and reduces load on the pure adhesive bond.

É importante ter em mente que nada disso é garantido, é tentativa e erro que pode não dar resultado. Considere assumir o prejuízo e comprar um outro cooler.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...