Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Configuração do sistema

GPU: RTX 5060 Gigabyte

Placa-mãe: MSI B550M Gaming Plus

CPU: Ryzen 7 5700

Fonte: 500W

Descrição do problema

Comprei uma RTX 5060 da Gigabyte e instalei no meu PC. Após ligar, o Windows apresenta Erro 43 no Gerenciador de Dispositivos para a GPU, impedindo seu funcionamento.

Além disso, noto que durante a tela de logo da placa-mãe no boot, o computador dá uma travada, e nesse momento a GPU para de girar (as fans param). Isso não acontecia com a GPU anterior.

O que já tentei (sem sucesso)

Formatei o PC do zero

Desinstalei os drivers com DDU (Display Driver Uninstaller) e instalei a versão mais recente

Atualizei a BIOS para a versão mais recente disponível

Testei a GPU em outro PC (B450M) → funcionou perfeitamente

Testei nos dois slots PCIe da placa-mãe (PCI_E1 e PCI_E3) → erro em ambos

Nas configurações de BIOS, já estão habilitados:

Re-Size BAR Support → Enabled

Above 4G Memory/Crypto Currency Mining → Enabled

Forcei o PCI_E1 Gen Switch para Gen 3 → não resolveu

Observações importantes

A GPU funciona normalmente em outro PC com placa-mãe B450M (que teoricamente é inferior ao B550M)

A travada no boot só acontece com a RTX 5060, com a GPU antiga não ocorria

A travada coincide com o momento em que a placa-mãe tenta inicializar o slot PCIe

A RTX 5060 é PCIe 5.0 — suspeito de conflito na negociação de velocidade entre a GPU e a placa-mãe

Pergunta

Alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão do que mais posso tentar? Algum ajuste de BIOS específico, versão de driver, ou configuração que eu ainda não tentei?

Qualquer ajuda é bem-vinda!

Postado
1 hora atrás, Tiberio disse:

Qual a marca e modelo dessa fonte? Pode ser ela o problema.

é uma gamemax gm500, estou desconfiando dela também

7 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

erro 43 normalmente é problema de placa de Vídeo!

testei em outro computador e funcionou perfeito

Postado
14 minutos atrás, Mateus Quezada disse:

é uma gamemax gm500, estou desconfiando dela também

Essa fonte é de baixa qualidade, recomendo pegar pelo menos uma CoolerMaster MWE v3 Gold, que é Tier B, tem um projeto moderno DC-DC com LLC Resonant e 5 anos de garantia.

Postado
1 hora atrás, Mateus Quezada disse:

testei em outro computador e funcionou perfeito

funcionar não quer dizer q esteja funcionando bem.. teria q passar algum teste de benchmark nela como o heaven ou furmark para ver se depois de algum tempo de teste, ela apresenta algum erro

mas erro 43 normalmente indica problema na placa de Vídeo, sendo Memórias ou o proprio chip, pode pesquisar no google.. há um software q tecnicos usam para achar erros, se chama MATS/MODS, mas a manipulacao dele é um tanto complexa, se você manja um pouco de computadores, pode ser q consiga rodar esse teste e ver se a placa realmente está em boas condicoes

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...