Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!

Existe algum site que eu possa checar o quanto de rendimento eu perco da minha placa de Vídeo RTX 5060Ti 16gb com outras peças inferiores? 

Eu já possuo a placa e uso normalmente, mas estou na verdade querendo saber se a minha placa-mãe B550M Gaming afeta ela negativamente e se é significativo. Eu sei que meu processador afeta, tenho um Ryzen 5600G, mas queria saber se preciso trocar a placa-mãe também.

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Idorius12 disse:

Boa noite!

Existe algum site que eu possa checar o quanto de rendimento eu perco da minha placa de Vídeo RTX 5060Ti 16gb com outras peças inferiores? 

Eu já possuo a placa e uso normalmente, mas estou na verdade querendo saber se a minha placa-mãe B550M Gaming afeta ela negativamente e se é significativo. Eu sei que meu processador afeta, tenho um Ryzen 5600G, mas queria saber se preciso trocar a placa-mãe também.

A sua placa-mãe tem suporte à PCIE 4.0, que na prática é o melhor que você tem acesso em uma plataforma AM4 e não, ela não vai afetar o desempenho da RTX 5060 Ti perceptivelmente. Nem em PCIE 3.0(que é o suportado pelo seu CPU Cezanne) seria muito perceptível esse gargalo de largura de banda porque isso é mais relevante quando a VRAM está "apertada".

Qual o modelo da sua fonte de alimentação?

• J.Augusto F alterou o título para Compatibilidades da B550M Gaming com RTX 5060TI 16gb
Postado
Em 21/03/2026 às 02:43, Übermenschh disse:

Qual o modelo da sua fonte de alimentação?

Minha fonte é uma Fonte MSI MAG A850GL, 850W, 80 Plus Gold,

Postado

Pelo fato da RTX5060 ser PCI 5.0 com barramento "capado" em X8, perde uns 10% de desempenho quando usada em placa-mãe com slot PCIe x16 Gen 4 (PCI 4.0), como a sua B550, que nem esta operando no PCI 4.0 porque o CPU Ryzen 5600G limita a PCI 3.0.

https://www.adrenaline.com.br/nvidia/nvidia-RTX-5060-ti-8gb-perde-10-de-performance-pcie-4-0/

Mas so vai encontrar placa-mãe com o slot PCIe x16 Gen 5 (PCI 5.0) no soquete AM5, o que requer outro CPU e memória DDR5, atualmente com preço bem salgado, sem perspectiva de normalizar neste final de década.

Esqueça a perda e deixa assim mesmo até quando for viável trocar de plataforma, até porque a RTX 5060 é uma GPU "de entrada".

• guilherme_dr alterou o título para Compatibilidades da B550M Gaming com RTX 5060TI 16GB

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...