Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Help me please, pc freezing randomly WHEA error

 

Olá pessoal,

 

Montei um PC novo recentemente e tenho enfrentado vários problemas aleatórios e difíceis de diagnosticar.

 

 

No início, eu levava pequenos choques elétricos ao tocar no gabinete e até mesmo com cabos USB (principalmente USB-C). Meu celular chegou a reiniciar uma vez quando conectado ao PC. Depois de me mudar para outra casa, os choques praticamente pararam e o sistema pareceu mais estável, mas os problemas não desapareceram completamente.

 

O PC funciona bem por um tempo, mas depois trava completamente de forma aleatória. A imagem fica congelada, o sistema não responde a nenhum comando e preciso segurar o botão liga/desliga para reiniciar.

 

Também comecei a notar LEDs de depuração da placa-mãe. Às vezes o LED da DRAM acende, outras vezes o LED da VGA. Além disso, os jogos começaram a demorar muito mais do que o normal para carregar e o desempenho geral está inconsistente.

 

Outro detalhe importante: estou recebendo erros de ID de evento 1 do WHEA Logger no Visualizador de Eventos do Windows. Pelo que entendi, isso pode indicar um erro de hardware (relacionado à CPU, RAM, placa-mãe, dispositivo PCIe ou fornecimento de energia).

 

 

As temperaturas da CPU podem subir muito rapidamente sob carga (em torno de 90 °C durante testes de estresse), mas travamentos também podem ocorrer após algum tempo, mesmo sem carga extrema.

 

 

A fonte de alimentação faz um estalo audível ao ligar ou desligar o PC (parece um relé)

 

 

Devido aos sintomas de fuga de corrente + travamentos aleatórios + LEDs de depuração da DRAM/VGA + carregamento lento + erros do WHEA, estou com dificuldades para identificar a causa raiz. Pode ser RAM defeituosa, instabilidade da fonte de alimentação, problemas na placa-mãe, problemas na GPU ou algo mais.

 

Neste momento, estou considerando seriamente devolver as peças, mas agradeceria muito qualquer informação de pessoas que tenham passado por um comportamento semelhante.

 

 

Obrigado!

 

PC

 

I5 12400f + Cooler Box

Rx 9060 xt 16gb Powercolor

Msi pro h610m-s DDR4

1x16 Gb Ram DDR4 3200mhz Indilix Magic 

SSD Wd Green m2 500Gb

Fonte Gigabyte p650g 650w

 

 

Postado
8 horas atrás, Rafael Deam Roellis disse:

A fonte de alimentação faz um estalo audível ao ligar ou desligar o PC (parece um relé)

Normal esse estalo, porém esse modelo da Gigabyte é Tier C e usa componentes de qualidade questionável.

Postado
10 horas atrás, Rafael Deam Roellis disse:

Msi pro h610m-s DDR4

Placa-mãe básica demais, pode não ser o que causou tudo isso, mas ela deve sofrer por conta dessas quedas.

 

10 horas atrás, Rafael Deam Roellis disse:

1x16 Gb Ram DDR4 3200mhz Indilix Magic 

Marca chinesa e genérica, mais instabilidade ainda sendo single channel, roda ela no MemTest.

 

10 horas atrás, Rafael Deam Roellis disse:

SSD Wd Green m2 500Gb

De entrada e bem fraquinho também, baixe o Crystal Disk Info e manda a imagem na resposta. Aproveite e veja se tem atualizações de firmware pra fazer.

 

Eu consideraria também, igual eles disseram, teste outra fonte no PC, usando um filtro de linha decente como iClamper. Resete as configurações da BIOS que foram alteradas, como XMP ou algo do tipo.

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...