Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi pessoa, boa tarde, eu recebi minha 9070 XT Sapphire Nitro+ no dia 26, mandei ela e os outros acessorios para meu amigo instalar para mim no dia 27, e no dia 28 quando fui usar meu PC, jogando Lego Marvel Super Heroes com meu sobrinho, o PC travou, de uma tela preta no monitor principal e tela verde no segundo monitor, não dava pra apertar CTRL + ALT + DEL nem WIN + CTRL + SHIFT + B pra reiniciar os Drivers, simplesmente trava tudo e eu tenho que desligar pelo botao para que o PC reinicie.
Pois bem, isso continuou acontecendo e chegou a acontecer duas vezes quando eu estava apenas navegando no Youtube e usando o PC normalmente, sem jogar.

o que eu ja fiz: Desativei MPO
Desativei Overlays
Baixei Drivers antigos
Bloqueei o Windows Update Automatico

Quando eu tinha a RTX 3060 12GB, quando instalou a 9070 XT, meu amigo usou DDU para que não ficasse nenhum resquicio da NVIDIA, e tambem quando começou dar esse problema usei o AMD Cleanup pra ver se ajudava mas nada resolveu.

Meu PC é um i5 14600KF
RX 9070 XT Sapphire Nitro+
32 GB RAM
1TB M.2
placa-mãe TUF Gaming B760M
Fonte 850W Gold Cooler Master (Comprei pra usar justamente com a RX 9070 XT Sapphire Nitro+)

Para conectar a Placa De Vídeo, pedi para meu amigo usar o conector 12 Pin direto da Fonte ao invés do Adaptador que vem junto com a Sapphire, que é um Adaptador 12 Pin que vai nela e saem 3 cabeças de 8 Pin PCIE para conectar na Fonte, pedi para que conectasse assim pois vi alguns relatos dizendo que era melhor não usar o Adaptador.

Fiz um Post sobre isso no Reddit e alguns comentarios falaram que poderia ser a fonte, porém, eu não queria ter que gastar 1000 R$ em uma fonte de 1000W e correr o risco de ainda assim continuar dando problema. Se alguém conseguir me ajudar, agradeço, estou muito desesperado pois a placa foi carissima, e ela é linda, eu não queria ter que devolver se isso for um problema que de pra resolver em definitivo.
Claro que se for um problema na placa não vai ter jeito, mas se não for, quero muito continuar com ela, alem de forte é muito linda!

Observaçao: No dia 31 eu fiquei o dia todo com o PC normal, não deu nenhuma vez esse problema, porém, todos esses outros dias deu esse problema.

Foto 1 - O problema (quando trava, se tiver saindo audio, o audio tambem trava. A temperatura da placa não sobe, fica normal)
Foto 2 - O Cabo 12 Pin da Fonte que esta ligado na placa
Foto 3 e 4 - Esse é o Adaptador que vem com a Sapphire Nitro+, a parte azul é a que conecta na Placa De Vídeo, e as 3 cabeças ali é a que conecta na Fonte, mas como eu disse, não estou usando esse Adaptador, estou usando o cabo direto da fonte (Foto 2).

Captura de tela 2026-04-01 185651.png

Captura de tela 2026-04-02 013151.png

photo_5076018343461981216_y.jpg

photo_5076018343461981215_y.jpg

• BCP alterou o título para RX 9070 xt nova da tela preta no monitor principal e verde no secundário
Postado
17 horas atrás, Gabriel Waselciac disse:

Fonte 850W Gold Cooler Master (Comprei pra usar justamente com a RX 9070 XT Sapphire Nitro+)

Essa CoolerMaster MWE V3 Gold é Tier B, deveria ter comprado um modelo Tier A como a XPG Core Reactor II VE 850w.

Está usando algum suporte nessa placa de vídeo?

Postado
11 horas atrás, Tiberio disse:

Essa CoolerMaster MWE V3 Gold é Tier B, deveria ter comprado um modelo Tier A como a XPG Core Reactor II VE 850w.

Está usando algum suporte nessa placa de vídeo?

Como assim suporte?! Aqueles suportes pra colocar debaixo da placa? To usando o que vem com a propria placa mesmo

Mas to usando ela com o cabo da fonte direto nela, não estou usando o adaptador que vem com ela.

Eu abri ja o chamado de arrependimento da KabuM pois ontem foi o ultimo dia pra isso, porém, não queria ter que devolver a placa. Se a fonte fosse resolver meu problema eu ja compraria logo a da MSI de 1000W de uma vez, meu medo é justamente comprar a fonte e não dar certo, saca?!

A fonte que estou usando em questão, na caixa ta escrito PCIE 5.1 e ATX 3.1, não sei se isso influencia em algo, se é bom, ruim, se é fake na fonte, enfim, complicado...

Postado
3 horas atrás, Gabriel Waselciac disse:

Como assim suporte?! Aqueles suportes pra colocar debaixo da placa? To usando o que vem com a propria placa mesmo

Mas to usando ela com o cabo da fonte direto nela, não estou usando o adaptador que vem com ela.

Eu abri ja o chamado de arrependimento da KabuM pois ontem foi o ultimo dia pra isso, porém, não queria ter que devolver a placa. Se a fonte fosse resolver meu problema eu ja compraria logo a da MSI de 1000W de uma vez, meu medo é justamente comprar a fonte e não dar certo, saca?!

A fonte que estou usando em questão, na caixa ta escrito PCIE 5.1 e ATX 3.1, não sei se isso influencia em algo, se é bom, ruim, se é fake na fonte, enfim, complicado...

Atualizaçao: Fiz uma ''loucura'', tiro no escuro total, espero que não, acabei de comprar essa fonte, estava entre ela e a MSI MPG 1000, fui nessa da Corsair por estar uns 50 R$ mais barato na Magalu e na Kabum.
Pelo site da Corsair, diz ser Cybenetics Platinum, e 80 Plus Gold(que dizem que isso nem importa tanto mais ne), e no Site da Kabum e no Magalu esta mostrando que é ATX 3.0 mas nos comentarios dizem que esta vindo 3.1, creio que isso seja bom kk

Agora, espero que a fonte chegue ate terça-feira pra mim colocar a placa pra torar e ver se ela vai dar o congelamento total do sistema, tenho 10 dias pra enviar a placa de volta pra Kabum, começando a contar do dia 03/04, espero que a placa normalize pra mim não ter que devolver.

Algumas pessoas no reddt falaram que podia ser a Fonte tambem, pois ja tinha feito de tudo, voltado Drivers e etc etc mas não tinha resolvido. Vamos ver agora, é a minha primeira vez na AMD, não queria estar passando por isso, triste!

Captura de tela 2026-04-04 020954.png

Postado

@Gabriel Waselciac Foi uma loucura mesmo, essa Corsair RMe é Tier B e não vale esse preço, definitivamente não foi uma boa compra.

SPL’s PSU Tier List

A XPG que recomendei acima é superior em qualidade a essa Corsair RMe e também custa menos.

Falei pra você comprar uma fonte Tier A, aí você vai lá e compra outra fonte Tier B, complicado.

10 horas atrás, Gabriel Waselciac disse:

Certo.

Postado
Em 04/04/2026 às 08:12, Tiberio disse:

@Gabriel Waselciac Foi uma loucura mesmo, essa Corsair RMe é Tier B e não vale esse preço, definitivamente não foi uma boa compra.

SPL’s PSU Tier List

A XPG que recomendei acima é superior em qualidade a essa Corsair RMe e também custa menos.

Falei pra você comprar uma fonte Tier A, aí você vai lá e compra outra fonte Tier B, complicado.

Certo.

Oi oi amigo, então, aparentemente era a fonte mesmo o problema (amem, espero que continue tudo certo) coloquei a Corsair RMe 1200 e usei o dia todo, 0 problemas. Se até Sexta não der mais esse problema(que é o ultimo dia que o codigo do Correio da Kabum expira), vou considerar 100% resolvido e poderei desfrutar dessa lindeza dessa 9070 XT Sapphire Nitro+.

Quanto a fonte, eu escolhi a Corsair pois quando fui no Site da XPG ver a construçao, acabei comparando a construçao dela com a da RMe 1200, e a construçao das duas estão iguais, pelo menos as informaçoes no site da XPG e no site da Corsair aparenta ser os mesmos capacitores por exemplo e etc etc, ambas Cybenetics(Corsair Platinum e XPG Gold), enfim, ai fui na Corsair mesmo, melhor sobrar do que faltar 😄

Agradeço pela ajuda, Deus te abençoe! 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...