Ir ao conteúdo

Cortar metal sem usar serra?

Visitante

Posts recomendados

Postado

Pois é amigos, a tempos atrás eu vi esse mesmo titulo e para minha surpreza existe uma forma, só que o "*****" aqui esqueceu. Setrata do seguinte:

<span style='color:blue'>é necessário primeiro fazer um dezenho que você quer cortar;

depois é só riscar o lado que vai ser cortado de modo a sair toda a tinta (com uma chave de fenda ex);

depois é só colocar a chapa em lugar liso e plano;

fazer uma "barragem na volta com massa (semelhante a massa de modelar);

depois é só despejar um produto na "barragem" e esperar umas 3 horas;

depois é só lixar dar o acabamento e pronto; fácil e rápido;

Mas como disse o "*****" aqui esqueceu o nome do produto, sei que tem pessoas mais antigas aqui que sabem o nome do produto, por favor quem souber manda o nome ai eu ficarei muito grato e os outros também.

Ps.: Se esse tópico existir favor me mandar o link...

Abraço

Obrigado</span>

Postado

Valeu claudomirorl eu estava procurando a um tempão esse tópico e garanto que muitos estão sem condição financeira (como eu) para adquirir ferramentas como uma tico-tico ou uma micro retifica.

Abraço

Obrigado

Postado

Tamos aí ;)

Pena que este tópico não existia ainda quando eu quis fazer dois furos de 80mm no meu gabinete para colocar fans. Na época paguei para um ferramenteiro fazer os furos. Se fosse hoje eu tentaria por esta técnica.

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl@28 dez 2003, 11:15

Tamos aí ;)

Pena que este tópico não existia ainda quando eu quis fazer dois furos de 80mm no meu gabinete para colocar fans. Na época paguei para um ferramenteiro fazer os furos. Se fosse hoje eu tentaria por esta técnica.

mas eu acho q pra fazer um simples furo pra fan é melhor usar a serra-copo.....

Postado
Postado Originalmente por CDOlle@20 mar 2003, 02:01

<font color='#0000FF'>Com essa técnica fica fácil fazer desenhos complicados, mas só quero ver depois p/ fazer uma janela de acrílico no formato do desenho...</font>

:o

É só fazer a janela de acrílico um pouco maior que o desenho....

Por exemplo, um quadrado...

Postado
Postado Originalmente por claudomirorl@03 jan 2004, 00:56

Para alumínio, uma solucão de Hidróxico de Sódio (soda cáustica) deve resolver.

e o q eu coloco em volta pra não corroer

Postado

Aquela mesma barreira de massa de calafetar. Eu faria melhor: colocaria um pedaço de cano de PVC e vedaria com a massa. A soda não corroe plásticos ou tinta.

Se a parte posterior da chapa não estiver pintada, seria bom pintar, com uma camada gossa de tinta. Isto porque, a corrosão vai acabar fazendo um furo primeiro, vazando a solução.

Edit: A soda cáustica é muito perigosa. Senti-me na obrigação de colocar este link sobre precauções a serem tomadas:

http://www.qca.ibilce.unesp.br/prevencao/p...xido_sodio.html

• 10 meses depois...
Postado

vai variar de acordo com a concentraçao do percloreto de ferro.....

ja usei ele, e é bem simples mesmo ...mas não aconselho comprar a solução já pronta, pois ela é muito diluída, o processo irá demorar muito (um colega meu usou e pra corroer tudo demorou + de 12h) ...

compre ele em pó e dilua um pouco a mais do que o indicado,e se possivel (so pra quem sabe o q esta fazendo) mantenha a chapa de metal quente(mas nada de enfiar ela no fogo não que isso irá estragar a pintura), ja que a reaçao ocorre mais rápido com temperaturas mais elevadas ...o ideal seria manter em uma estufa, ou em qualquer local mais quente...

flws !!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...