Ir ao conteúdo

Formatação na troca de memória?

rafaelded

Posts recomendados

Postado

fiquei sabendo q se o cara trocar a memoria de sua placa mãe é verdade q tem q formata-la?

Vê só eu tenho na minha placa mãe uma memoria de 512 DDR 266, se eu quiser aumentar ela pra uma frequência maior ou seja 512 333 vou ter q formatar meu PC?

Postado

Claro que não! A memória RAM não armazena nada quando o computador é desligado, por tanto, basta você desligar o PC e trocar a memória. Só se formata quando se troca de HD.

Postado

Tipo, eu pergunteu isso porque agente aqui trocou uma memória de uma maquina. beleza tava rodando tudo, só q quando agente pos pra rodar warcraft III o jogo deu pau, aí um colega meu disse que isso era erro de memória e acontecia quando agente trocava de memória por isso perguntei a vocês...

Em todo caso vocês ,e deram uma super mão valeu!

Postado
Postado Originalmente por rafaelded@19 de fevereiro de 2005, 16:08

Tipo, eu pergunteu isso porque agente aqui trocou uma memória de uma maquina. beleza tava rodando tudo, só q quando agente pos pra rodar warcraft III o jogo deu pau, aí um colega meu disse que isso era erro de memória e acontecia quando agente trocava de memória por isso perguntei a vocês...

Em todo caso vocês ,e deram uma super mão valeu!

Caso você queira testa a sua memo, utilize o programa Memtest.

:joia:

Postado

é por isso que é chamada de memória RAM - Randon Access Memory - Memória de acesso aleatório, a memória RAM não armazena dados definitivamente para precisar formatá-los, ao reiniciar o pc a memória armazernada durante o trabalho anterior efetuado é perdida.

Postado

Assim turma, entendi o que vocês quiseram explicar, mas acho que o caso do nosso amigo é o seguinte ( e que já vi acontecer muito )

Quando adiciono ou mudo a memoria de uma maquina q está com o windows xp instalado, acontece de não conseguir entrar no windows, aparecia aquela tela azul e reiniciava o pc.

exemplo, ele tem 512 de ram e adiciona uma de 256 ( MESMA freqüência ) ou troca por essa de 256, o pc liga mas quando vai carregar o windows xp, acontece o que descrevi acima,

não sei se é bug ou fragilidade do windows, ou sei lá o q

se estiver errado por favor me corrijam

Postado

Isso não ocorre não, um amigo meu tinha uma memória de 256 DIMM, e trocou por uma 512 DDR, rodou normal, sem nenhum problema. no seu caso, verifique se a memeória que você colocou é suportada pelo chipset da placa mãe.

É isso aí, se ainda não der, dá um toque que agente tenta de ajuda.

Ps.: No Warcraf, tente desinstalar, e reinstalar, aí deve rodar.

Postado
Postado Originalmente por rafaelded@19 de fevereiro de 2005, 02:50

fiquei sabendo q se o cara trocar a memoria de sua placa mãe é verdade q tem q formata-la?

Vê só eu tenho na minha placa mãe uma memoria de 512 DDR 266, se eu quiser aumentar ela pra uma frequência maior ou seja 512 333 vou ter q formatar meu PC?

PRIMEIRO: Não se formata placa-mãe e muito menos PC. O que se formata é o dispositivo de armazenamento de dados, no seu caso o bom e velho HD :ZZZ: ... SEGUNDO: A memória não precisa de drivers novos para funcionar, ela é detectada na contagem de memória executada pelo POST (aquele teste que aparece quando você liga o PC). Por tanto não é necessário reinstalar o sistema operacional. Se o PC apresentar algum problema na hora de ligar com as novas memórias pode ter CERTEZA que se trata de problema de hardware.

Abraço!

Postado
Postado Originalmente por rafaelded@19 de fevereiro de 2005, 23:36

Isso mesmo coisinha, é isso q eu quero saber. quando o Windows (windows) estiver instalado vai ocorrer algum pro quando eu trocar as memórias?  :(

não o Windows reconhecerá as memórias automaticamente.

"muitas vezes é Windows por culpa do usuário não saber configurá-lo"

Postado

Puxa,

Nononono!

Cara, essa história de trocar/aumentar/diminur memória é preciso formatar o PC não existe!

Ora, eu faço manutenção em pcs e constantemente aumento ou diminuo a quantidade de memória em pcs sem ter quer fazer qualquer alteração no windows!

Muitas vezes testo memórias de clientes no meu pc(Uso WinXP! Já usei várias memórias diferentes no meu pc... já troquei um pente DDR por um SDR com um amigo e depois de uns dois meses ele me comprou uma DDR nova... já testei inúmeras memórias de clientes no meu WinXP(Nunca REINSTALEI o meu Windows XP! O Uso tem mais de um ano... se brincar há dois anos e pouco já...)... já aumentei a memória do pc de clientes para aumentar o desempenho apenas enquanto faço manuteção e depois removo... isso em Win9x e WinXP... estou fazendo estágio com um amigo há uns dois meses e constamente trocamos ou fazemos upgrade de memórias para clientes sem problema algum!

Realmente, essa história de travamento pela simples troca de memória não existe! O que pode ocorre é defeito nas memos que estão sendo trocadas... mas isso não é culpa da MS!

E disso, minha experiência me dá certeza!

FelicidadeS! :bandeira:

Postado

Opa!

É isso aí! Aqui todo mundo ajuda todo mundo!

Qualquer dúvida/problema não hesiste em posta-la aqui!

E com as dúvidas que engradecemos isto aqui!

É isso!

Felicidades! :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por Coisinha@19 de fevereiro de 2005, 22:34

Assim turma, entendi o que vocês quiseram explicar, mas acho que o caso do nosso amigo é o seguinte ( e que já vi acontecer muito )

Quando adiciono ou mudo a memoria de uma maquina q está com o windows xp instalado, acontece de não conseguir entrar no windows, aparecia aquela tela azul e reiniciava o pc.

exemplo, ele tem 512 de ram e adiciona uma de 256 ( MESMA freqüência ) ou troca por essa de 256, o pc liga mas quando vai carregar o windows xp, acontece o que descrevi acima,

não sei se é bug ou fragilidade do windows, ou sei lá o q

se estiver errado por favor me corrijam

Aqui na minha máquina, não acontece isso não.

• 8 anos depois...
Postado

Olá Rafaelded! Interessante essa sua dúvida e fundamentada! Pode ter certeza! Como assim? Bom, vamos aos fatos: Antigamente, uns 20 anos atrás (já era o final disso pois estava no "apogeu" a exatos 30 anos, rsrsrs) na época do velho, estável e bom MS-DOS com ou sem WINDOWS 3.X, quando se instalava memória RAM no PC era preciso fazer o DOS "detectar" essa memória através de linhas nos arquivos config.sys e autoexec.bat localizados na raiz de C, pois ele não fazia isso automaticamente como passou a fazer o windows 95. Sejamos mais claros: O MS-DOS tinha de ser "ensinado" como "administrar" a memória RAM do PC, fazendo e alocando divisões da mesma aos recursos computacionais e aos programas, inclusive para ele mesmo! Essas divisões chamavam-se de memória baixa, memória alta, expandida e estendida. Na verdade, existia também a convencional, também chamada de básica, isto é, os primeiros 640 KB. Estes são vistos e administrados pela BIOS do sistema para inicializar o computador e os dispositivos de legado! Muito bem... quando se instalava mais memória, se estas linhas não fossem refeitas manualmente, o DOS não fazia nada e o PC continuava trabalhando como se tivesse a quantidade anterior! Exatamente isso! Porque todas estas memórias que ele criava eram calculadas com base na quantidade total física! Existia um utilitário que fazia isto automaticamente chamado MEMMAKER. Bastava rodá-lo após se adicionar mais memória que ele instruía o sistema a refazer todos os cálculos e as realocações, aí sim, com as novas informações de quantidade de memória RAM, o Sistema Operacional liberava todo o potencial esperado e é claro, certo! Mas observe bem que nem mesmo assim, era necessário reformatá-lo! Poderia-se sim formatar e reinstalar que durante a instalação, o DOS criava os novos config.sys e autoexec.bat do zero mesmo, utilizando daí sim a quantidade atualizada de mem. Porém este procedimento radical como qualquer outra formatação se justificava apenas em caso de outros problemas no micro que pelo tempo não compensava reparar cada item, quando o técnico ficava desconfiado da integridade geral da máquina após a manutenção e gostaria de evitar retornos do equipamento ou quando o técnico era iniciante e não era familiarizado com os comandos de config. do DOS e notava que após o upgrade de mem, a máquina continuava lenta sem saber ao certo porque e "tocava" a formatação "para ver" se resolvia!

Só que com o advento do windows 95, isto mudou completamente. Ele já refazia isto automaticamente após ligar o computador e ele carregar com a nova configuração de memória. E o mesmo acontece até hoje com todos os S.O´s. Tudo bem que até o windows 98 segunda edição, se usava ainda os famigerados config.sys e autoexec.bat porque até então, muitos aplicativos desenvolvidos para a plataforma DOS estavam na ativa e necessitavam dos parâmetros desta dupla para que rodassem como se estivessem no MS-DOS original.

Os técnicos das antigas, dos anos 80 e 90 que ainda continuam no ramo de atuação trazem consigo este "vício" e acham que isto vale até hoje! É claro que são a minoria... Aí existem os preguiçosos que apenas repetem isto por aí sem nem ao menos terem passado por isto na história e que não ligam para os estudos se autodenominando técnicos em informática apenas por saberem "rodar" um cd ou dvd de instalação do Windows!

Pois bem Rafaelded, atualmente, isto, com toda a certeza, é mito!:)

Abraço e espero ter contribuido de alguma maneira,

Hardman.:D

• Membro VIP
Postado

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...