Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Minha duvida é a seguinte: No meu primeiro trabalho de autoração com o DVD MAESTRO, para a marcação de cada menu eu utilizei apenas um risco sublinhado embaixo do texto gif que fiz... Entretanto, eu queria fazer um menu onde, quando passasse com a seta em cima do texto com o controle, mudasse de cor o texto(por exemplo, ele normal o texto fica branco, e passando por cima o texto fica amarelo), e não apenas um "risco sublinhado".. Eu sei que, para isso, eu teria que fazer 2 gifs, certo? Um normal e o outro quando está marcado... A minha questão é, como configurar isso no Maestro?? Para mim so falta saber isso para poder fazer uma autoração exatamente como eu quero... :D

Abraços, e parabens pelo excelente trabalho, somaniaco! Realmente o DVD Maestro me surpreendeu... Não é complexo como eu achava, e faz muito mesmo!

Postado

Olá Márcio, vou tentar explicar:

TMPGEnc é um programa, pelo que eu entendi, para transcodificar arquivos de vídeo de um formato em outros formatos. Você pode entrar com um .wmv e sair com um mpeg, mpeg2, avi, e com configurações a depender do que você quer: DVD, VCD, SVCD.

Já o TMPGEnc DVD Author, serve pra autoração. Por exemplo: uso ele pra pegar o MPEG-2 gerado pelo TMPGEnc e com ele crio os Menus, capítulos, botões, etc., depois ele gera os arquivos .vob que formam o conteúdo de um DVD de filmes. Depois então é só queimar o DVD.

TDA é o mesmo que TMPGEnc DVD Author.

Postado

Lendo melhor o fim da primeira parte do Tuto começo a achar que vou usar só o Adobe Premiere 1.5 ou 2.0 e o VobEdit.

Porque com uma GS250 gravando em AVI/DV, manda via firewire pro Adobe, faço as multiplas edições. Como já tenho uma Panasonic DMR55 gravador de mesa, gravo direto num DVD no caminho timeline - fw - GS250 - Panasonic DMR55. Sérá mais rápido que a renderização de um arquivo AVI/DV. Pego esse DVD do panasonic dmr55 ripo pro HD e faço o demux no VobEdit para se ter os arquivos necessários para se autorar no MAESTRO.

To falando besteira??

Se o professor Dinho disser q ta valendo... beleza

Postado

Vou tentar responder a todos, pois estou um pouco enrolado de trabalho:

Marcio

TMPGEnc

-TMPGEnc DVD Author

-DVD Author

-TDA

É TUDDDO A MESMA COISA e este programa agora tem a versào PRO, que dá progasto para quem está começando!!! O CUBO é o Womble Mpeg Wizard que é um programinha de Edição, simples, mas muito funcional e rápido!! Bom também para quem está começando!! É uma boa ferramenta!!

O AVI que me refiro no TUTORIAL é o AVI/DV. O Premiere tem dificuldade para importar o AVI Mpeg4 (Xvid/Divx) por ser formatos já muito comprimidos!!

A GS250, é uma MiniDV, e este é seu formato de vídeo!! Ao Capturar no Premiere você optará pelo formato AVI/DV ou Mepg2. Se for Mpeg2, você já poderá mandar o Premiere exportar em dois arquivos distintos: .m2v e o áudio, que já estarão no ponto de usar no MAESTRO..

Espero ter respondido tudo!!!

Guedesrs, a alteração de cor acontecerá quando você alterar o caminho dos botões!! Para fazer isso, você precisa usar a tabela de cores dos menus: Existem 4 grupos de cores e posições para Seleção e Ação.... O macete é no Background, você deixar separada a área dos botões no Background. Depois copie esse backgroud, apagando tudo e deixando só os botões na cor preta!!! Pronto..você acabou de fazer o SUbpiture.. Importe para o Maestro os 2 layers. Vá na tabela de cores, e ZERE todas as cores do Background, você verá que os btões que eram pretos fcaram azuis....escolha a cor para seleção.... Com isso acorrerá o efeito que você está querendo!!! Estou de viagem, e estou sem meu MAESTRO agora, por isso não posso dar mais informações!! MAs se você não conseguir, me fale e na sema que vem darei melhores explicações

Postado

Entendi sobre o TDA, DVD Author eles todos são um só. Eu editei o post que eu perguntava sobre, mas ta valendo a informação. Sobre o CUBO ser o Womble Wizard, outro peso que saiu, hehehe. São programas interessantes, mas acho que vou encarar direto outros

Então quanto a minha conclusão de só usar VObEdit e Adobe Premiere foi furada no momento que descobri que a GS250 grava em MINI DV e não em AVI DV muito menos em MPEG2...

Ah mas agora que entendi, mesmo que a GS250 grave em MINI DV eu poderia importar pro Premiere em AVI DV e fazer o que falei, mas para dar certo a gravação da time line num gravador de mesa eu teria de renderizar aí já gastaria justamente o tempo que pensei que evitaria.

No topico das filmadoras o Dinho já colocou que não há tanta diferença de qualidade nos efeitos em AVI DV e MPEG2, então acho que será melhor importar logo em MPEG2 pra renderização ser mais rápida e depois exportar o video e audio separados, para caírem como uma luva no Maestro.

O Maestro aceita PCM e WAV né?

É... to entendendo

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Marcio Figueiredo@25 de janeiro de 2006, 19:18

Entendi sobre o TDA, DVD Author eles todos são um só. Eu editei o post que eu perguntava sobre, mas ta valendo a informação. Sobre o CUBO ser o Womble Wizard, outro peso que saiu, hehehe. São programas interessantes, mas acho que vou encarar direto outros

Então quanto a minha conclusão de só usar VObEdit e Adobe Premiere foi furada no momento que descobri que a GS250 grava em MINI DV e não em AVI DV muito menos em MPEG2...

Ah mas agora que entendi, mesmo que a GS250 grave em MINI DV eu poderia importar pro Premiere em AVI DV e fazer o que falei, mas para dar certo a gravação da time line num gravador de mesa eu teria de renderizar aí já gastaria justamente o tempo que pensei que evitaria.

No topico das filmadoras o Dinho já colocou que não há tanta diferença de qualidade nos efeitos em AVI DV e MPEG2, então acho que será melhor importar logo em MPEG2 pra renderização ser mais rápida e depois exportar o video e audio separados, para caírem como uma luva no Maestro.

O Maestro aceita PCM e WAV né?

É... to entendendo

Márcio,

Qualquer filmadora MiniDV filma nesse padrão, que é o padrão da fita.

Da filmadora você pode enviar:

1. para um gravador de DVD de mesa. Depois você pode pegar esse disco e mandar para o PC com o VOBEdit e companhia.

2. para o PC em formato AVI/DV que é padrão para capturas via FireWire.

3. para o PC em formato MPEG-2 com o Premiere e o MainConcept.

Em todos os casos, o tempo de passar a fita é o mesmo. Só no caso 1 que teria um passo extra que seria o VOBEdit.

Depois do filme editado, se ele estiver em AVI/DV é possível mandar direto para gravador de mesa sem editar SE o gravador tiver uma entrada DV IN que seja compatível com o PC (essa é uma longa história).

Se você usar as opções 1 ou 3, o filme já estará em MPEG e o tempo para o Smart Rendering é bem pequeno.

Ok?

RedBeard

Postado

è meu caro Red, eu vou parar de concluir as coisas e estudar. Como eu não tinha pensado no seu item 1, por exemplo.

Sabe, tudo o que quero é um meio de gravar no Panasonic GS250 (ou 400) e mandar firewire pro PC de uma forma que eu edite "facilmente", coloque efeitos, e consiga autorar no maestro. Mas não consigo chegar num esquema definitivo. E o pior. a intenção meeesmo é gravar bandas ao vivo, então depois que eu entender pelo menos o video ainda vou ter que adaptar a um sistema de gravação de audio, mas isso é realmente outra estória que eu nem deveria falar agora. pois agora jºa bastava enttender o melhor caminho pra gravar e editar com qualidade boa, autorar no maestro. Sei que muitos são os caminhos, vou continuar lendo e chegando a conclus~ões

Postado

Mas moral.

Se tiver bom espaço na máquina é melhor importar em AVI/DV já que é padrão da conexão firewire, a qualidade é melhor, parece que o Adobe trabalha melhor, mas ainda assim vai precisar do Main Concept Pro né, ou não?

Se eu importo em AVI/DV eu vou editar no Premiere, levarei um bom tempo pra renderizar as edições, mas ao separar o audio do video, posso já resolver as extnsões de arquivo necessários para o Maestro né? E no Maestro é onde vou queimar o DVD??

• Membro VIP
Postado

Homenasus,

você tá certo, em partes. Para trabalhar com o Premiere não precisa, mas se você quiser exportar em MPEG diretamente pelo Premiere, é preciso.

Márcio,

Pelo que você falou, eu indicaria para você gravar em MiniDV, mandar para o micro em AVI/DV para editar.

Se você falou em bandas, provavelmente o ambiente será meio escuro e o arquivo bruto em AVI/DV tem mais chances de conseguir fazer alguns ajustes, embora isso leve um tempo considerável de processamento.

Depios do arquivo pronto e editado você pode:

1- exportar para MPEG, o que vai levar de 2 a 4 vezes o tempo do vídeo, dependendo do poder de processamento do computador.

2- mandar via firewire para um gravador de DVD de mesa (que aceite isso, claro), e converter em Real Time.

Como você pode observar, são muitas as possibilidades.

Na minha opinição, concentre-se então em: Captar da melhor forma possível, Editar com o máximo de recursos possíveis e deixar para converter para MPEG como última etapa.

Dinho,

Pode puxar a orelha se falei algo errado, heim.

Abraços,

RedBeard

Postado

Rapaz gostei do "Captar da melhor forma possível, Editar com o máximo de recursos possíveis e deixar para converter para MPEG como última etapa."

Assim, qualquer problema na conversão pra MPEG2 (pois há mais compreensão e pode haver algo 'errado'), podemos tentar nova conversão com a 'origem' de melhor qualidade (mesmo que imperceptível aos olhos, mas não aos eletróns)

É quase como se gravar áudio, e fazer o primeiro registro em Mp3.

Estou pensando em adotar o AVI/DV para as edições.

Mas quanto ao seu miniroteiro, você poderia dizer onde estaria a renderização?

Quando você disse: "Depios do arquivo pronto e editado você pode:

1- exportar para MPEG, o que vai levar de 2 a 4 vezes o tempo do vídeo, dependendo do poder de processamento do computador.

2- mandar via firewire para um gravador de DVD de mesa (que aceite isso, claro), e converter em Real Time."

Me pareceu correto, mas a renderização você já incluiu no "pronto e editado" não é?

Valeu Red

• Membro VIP
Postado

Não, Marcio,

O Pronto significa que o filme estará editado no Premiere em AVI/DV.

Até esse momento você estará com a qualidade máxima e nessa etapa entra a renderização que é o gargalo do processo.

Se você quiser mandar para um gravador de mesa, via firewire, ele fará a renderização em tempo real via hardware. Nesse caso a qualidade dessa renderização vai depender da qualidade do hardware e isso dá muito pano pra manga.

Se você quiser renderizar no próprio micro o próprio Premiere pode fazer via o MainConcept ou outros PlugIns e nesse caso o tempo vai depender do seu computador e das configurações do software utilizado.

Como exemplo, eu renderizei um vídeo de 1 hora usando a melhor configuração possível, em 4 passos no CCE (que é considerado por alguns como o melhor encoder MPEG); levou 6 horas (e olha q meu computador não é dos piores).

Em compensação, vídeos que eu faço a renderização simples levam 1,5 a 2 vezes o tempo do vídeo.

Mas vejo que você entendeu bem o conceito. Sua comparação com o MP3 foi perfeita, mesmo porque MP3 é a abreviatura de MPEG-3.

Abraços,

RedBeard

Postado

Na verdade a pergunta é: você só começa a exportar PARA MPEG2 ou gravar via firewire num DVD, DEPOIS DE RENDERIZADO né? Quando você disse "pronto" incluiu renderizado né? (EDITANDO) Não! você já respondeu que não incluiu o renderizado...

Lembrando que o tópico é do Maestro, como diz o tutorial no inicio, cxom esse arquivo AVI já poderíamos chegar nas extensões de arquivos necessárias pro Maestro.

Uma coisinha, quando imortamos da MINI DV GS250 para o Premiere em AVI/DV, o audio e o video vem juntos. Quando eu faço o demux disso, as extensões de arquivos do audio e do video automaticamente mudam? Por exemplo, só de fazer o demux o audio já passa a ser .WAV ou só se tornará WAV quando for EXPORTADO e salvo como tal?

O video permanece AVI?

Postado

Mas você pode exportar sem renderizar ou ao renderizar você já está exportando?

Na verdade quando você falou sobre renderizar no proprio micro, o arquivo AVI/DV vai ta lá editado e pronto como você falou, mas o audio e o video já estarão separados?

Postado

Isso aí, Red !! hoje tive pouco tempo hoje...mas vocês falaram bem...

Quero lembrar os amigos que não adianta ficar tentando aprender Teoria sem botar a mão na massa!! É aí que se aprende mesmo

• Membro VIP
Postado

Confirmando as sábias palavras do Dinho, mesmo quem não tem muita experiência (como eu, que sou iniciante), só o contato com o processo já esclarece muita coisa.

RedBeard.

Postado

Salve!

Somaniaco,

antes de tudo meus parabéns pelo tutorial e pela disposição de fazê-lo com detalhes

de modo a empolgar e permitir que marinheiro de 1ª viagem tente iniciá-lo.

Contudo, ao procurar o programa na internet encontrei na nomenclatura do mesmo a inclusão de dois termos os quais não consegui decifrar, que são:

Spruce e SBT

Deste modo baixei o programa duas vezes, cada um apresentando uma dessas referências.

Fiquei pensando que poderia haver diferença de conteúdo e uso.

Assim, gostaria que me orientasse sobre a dúvida colocada.

Agradeço desde já atenção e no aguardo de sua orientação,

T+

Cymba

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!