Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Código C em VB / dll


Posts recomendados

Boa noite,

tenho alguns códigos em C que precisarei usar em VB. Lendo no tópico sobre a mesma questão, mas em delphi, falaram que é preciso fazer uma dll com o código C, depois é só chamar. Mas eu sou extremamente leigo em se tratando de dlls, portanto gostaria de saber como deveria fazer.

Uma ideia que me deram (ainda não tive tempo para testar) é salvar o código em C com a extensão .dll, mas ninguém sabia se iria funcionar ou não. O código em C ficaria algo parecido com isso?

int main(...){
.
.
.
return retorno
}

Obrigado pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, não conheço lá muita coisa de linguagem C (minha especialidade é VB) mas acredito que não basta apenas salvar com a extensão DLL, deve ter uma forma de compilar o projeto para funcionar especificamente como uma DLL.

Teria que ver direito como se faz, do contrário o s.o. pode não reconhecer esse arquivo como sendo uma DLL com funções e rotinas que possam ser utilizadas por outros programas.

Agora para chamar uma função ou rotina de uma DLL em C para dentro do VB, é da mesma forma que se faz com APIs do Windows, algo como nesse formato:

Private (ou Public) Declare Function (ou Sub) Nome_Da_Funcao_Ou_Rotina Lib "Nome_Da_DLL" (ByVal Argumento As Tipo-De_Dados_VB) As Tipo_De_Dados_VB

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações pessoal!

Gustavo, simplesmente mudando a extensão não irá funcionar.

Seu compilador deve fornecer a opção de compilar como DLL o programa. Caso não tenha, não será possível criar uma DLL com ele.

Eu utilizo o Borland C++ Builder 7, e já fiz umas DLLs com o Micosoft Visual C++ 5. É fácil lendo a ajuda dos compiladores, eu que não sabia nada como fazer acabei aprendendo alguma coisa.