Ir ao conteúdo

Sempron 2400/2600 com superaquecimento

tuco

Posts recomendados

Postado

Olá para todos!

Desculpem se este tema é repetitivo.

Já montei alguns Sempron e reparei q a temperatura exibida no hardware monitor da bios fica em 55º com a cpu ociosa. Isto me parece normal.

No entanto, recebi um Sempron 2400 e outros 2 Sempron 2600 cuja temperatura no hardware monitor ultrapassa facilmente os 70º chegando a ativar a proteção termica. As mothers são Asus A7V600-X.

Como tenho experiencia com montagem, já troquei coolers sem sucesso e tb acho estranho o cooler original não dar conta haja visto q outras maquinas funcionam com o mesmo cooler sem problemas.

A questão é:

Será q recebi 3 processadores danificados? Ou será q estes processadores são remarcados?

A unica maneira de fazer a temperatura ficar numa faixa toleravel foi baixar a freq. para 1000 MHz no caso do Semprom 2400, por isso minha desconfiança da remarcação. Os utilitarios de ID da AMD reportam corretamente as identificações do processador.

Alguem tem uma dica?

Postado

Oi!

Cara estou com o mesmo problema, acabei de comprar um Sempron 2400+ e inicialmente chegou a 80 º sem nem entrar no windows, usando na Bios...

Diminui dos 166 mhz para 100 mhz... e foi pra 58 º

Atualizei minhas Bios agora ficou em 60 º em 166 mhz...

Quem descobrir primeiro o que esta ocorrendo avisa o outro!

Amanhã vou fazer alguns testes.

Até mais

Sebastian

Postado

Acho muito difícil quase impossivel um sempron remarcado mas se tratando de falsificação nada é impossivel ! mas mesmo que estivessem remarcados os sempron de menor clock rodam a 1500mhz !! seria interessante você conferir o vcore pra ver se não estão com alguma alteração!

Acho que é so isso !! Boa sorte !

Postado

Bem, pode até ser que sejam remarcados sim!

Mas uma pergunta, os gabinetes que você usou para montar os micros são 3 baias? Tem boa ventilação?

Bem, eu tenho um Sempron 2600+, quando estava com o cooler BOX não passava de 50° FULL, agora coloquei um Jet 7+ e não passa de 42° FULL.

Mas... você passou pasta térmica? Tirou o adesivo térmico do cooler box?

• Membro VIP
Postado

EU TENHO DOIS PC RODANDO COM SEMPRON. UM 2200@1700MHz, COOLER

VCOM S462-08B715, MB PCCHIPS M825G, GABINETE VCOM 4 BAIAS UM FAN

80 NA FRENTE, UM LATERAL E UM TERCEIRO COMO EXAUSTROR NA PARTE DE

TRÁS, ABAIXO DA FONTE, IDLE 42º / FULL 50º. o OUTRO É UM 2600 S/OVER

MB ABIT VA 20 GABINETE GEMINI II COM DOIS FANS 80 NA FRENTE, UM ATRÁS

DE 80 E UM LATERAL, IDLE 37º / FULL 45º.

ACREDITO QUE HÁ ALGO ESTRANHO NO SEU SEMPRON, POIS A TEMPERATURA É

BASTANTE ELEVADA. O MEU 2200 RODAVA SEM OVER NUM GABINETE DE 3 BAIAS

COM UM FAN NA FRENTE E UM EXAUSTOR ATRÁS E NUNCA PASSOU DE 46º EM

IDLE.

VERIFIQUE O VCORE E NÃO DESCARTE DEFEITO DE FABRICAÇÃO.

ADCARVALHO

Postado

no meu outro micro é um Sempron 2400+ que em idle fica em 58º e em full a 65º

e nesse caso é coisa de placa-mãe

na ABIT AN7 ele fica na faixa dos 40/50 e na MSI kt880 (onde ele tá) ele fica nessas temperaturas elevadas.

Nem colocando um Voolcano12+ reduz drasticamente a temperatura.

Uma dica q me fez reduzir 3º na temperatura foi reduzir a tensão de vcore de 1.65V a 1.57V e o processador continuou estavel, qqr valor abaixo disso o windows não iniciava.

[]'s

Postado

Oi,

Trabalho há alguns anos em manutenção, o que descarta possibilidades de super-aquecimento do gabinete, pois eu não iria montar um cpu dentro de um forno... (4 Baias, 5 coolers permanentemente ligados e mais 4 em casos de uso elevado, por chave que instalei na dianteira do cpu, baixam 10º da placa mãe e 8º do processador).

Os testes que estou realizando são com o gabinete aberto e coolers ligados.

A placa-mãe se mantem em até 26º.

O meu caso, e provavelmente o caso do Tuco não é caso de cooler.

Fiz alguns testes e percebi que o dissipador NÃO esquenta!! nem um pouco, fica totalmente na temperatura ambiente.

Com o XP 1600+ T-Bred na Bios mostrava temperatura em mais ou menos 40º e realmente parecia isso quando se tocava no dissipador. Mas com o Sempron não esquenta!

Conclusão: pode ser um watercooler ou mergulhar o conjunto em nitrogenio liquido que não vai resolver nada, pois o calor não é transmitido ao dissipador.

Ok... baseado nisso, só posso pensar que esta super-aquecendo à baixo do núcleo, na parte interna entre o dissipador e o slot, pois é lá que fica o sensor de temperatura.

Mas... liguei o windows assim mesmo... as veze chega a 75º e não queimou o processador! nem tela azul, nem reinicia o windows. Coisas que com certeza iriam ocorrer a essa temperatura, bem pelo contrario... o desempenho esta ótimo!

Bom... ai já não sei... ficou complicado, me parece defeito de fabricação.

Vejam se seus dissipadores estão esquentando tanto como mostra na Bios e retornem ao forum!!! talvez seja um lote inteiro com algum problema de super-aquecimento, mas que de alguma forma não afeta totalmente o processador e seu desempenho.

Vou testar este mesmo processador em uma placa-mãe que já tem outro Sempron instalado e retorno ao forum com o resultado.

Até mais

Sebastian

Postado

Ok, "resolvido" o problema...

Eu burro... devia ter feito isso antes.

Instalei o programa que vem no cd da placa mãe, Asus Probe.

Apesar da Bios mostrar como 75º no programa mostra 34º que é totalmente compativel com a temperatura do dissipador e com o desempenho atual (ótimo).

Então, só me resta descobrir o porque do erro na medição de temperatura com o processador Sempron, pois lembro que com meu Atlhon a temperatura no Asus Probe era extamente a mesma que na Bios em alguns testes que realizei há algum tempo...

Testem no cpu de vocês!

1. ao toque a temperatura é compativel com a mostrada na Bios? se NÃO... 2. instalem o programa que vem no cd com a placa e digam se a temperatura esta normal.

Se ao toque com o dissipador estiver "pelando de quente" realmente é problema de cooler... senão temos algum em comum :-P .

Vamos pesquisar! tudo tem resposta!

Até mais

Sebastian

Postado

a verdade é q não sei ql valor de referencia pegar

vejam: o MSI Core Center marca 62º

o speedFan marca 58º junto com o Everest em 59º

A Bios marca 62º

então fico com o menor de todos o speedfan

e o cooler esquenta violentamente. ######....

Postado

Obrigado pelas respostas.

Bom, eu estou usando como referencia o valor exibido pelo hardware monitor da Bios. No meu caso, um Sempron normal exibe algo em torno de 55º e as CPUs problematicas exibem acima de 70º, valor este q costuma travar o micro durante a operação ou resetar.

Levei um dos meus micros q estão apresentando problema para uma assistencia e eles confirmaram q o problema é com o processador mesmo. eles tb já tiveram problemas do tipo e a solução foi trocar o processador. É isto q vou fazer tb!

Postado

ah, ia esquecendo.

Sobre a questão da remarcação eu não tenho certeza porque comprei os processadores in-a-box.

Os programas de identificação da AMD retornam os valores corretos.

Já o CBID retorna os processadores como Athlon MP 2GHz mas acho q isso deve ser algum bug do programa.

Pra quem não conhece o CBID o endereço é:

http://cbid.amdclub.ru/

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!