Ir ao conteúdo

resolucao para captura e autoracao

Posts recomendados

Postado

Pessoal eu concordo com o Jrpescador se é para capturar em mpeg tem que ser em 720x480. Eu capturo com bitrate em 9000 kb/s.

Será que o pessoal que esta capturando em 352x240 queima uma midia coloca em seu DVD player de mesa e assiste em uma televisão de 29" ou superior com no minimo a entrada Svideo ligada? Ou somente estão assistindo no computador?

Pois com esta resolução de VCD não tem como ficar uma imagem boa...

Para captura de fonte de VHS eu tenho um HD de 120Gb que utilizo para capturar sem compressão (AVI) em 640x480 isto porque minha televisão é uma 4:3 senão capturava em 720x480....

Como o pessoal já postou aqui....quanto melhor a fonte melhor o produto final,

Até,

Postado
Postado Originalmente por Matador@14 de maio de 2005, 07:40

Pessoal eu concordo com o Jrpescador se é para capturar em mpeg tem que ser em 720x480. Eu capturo com bitrate em 9000 kb/s.

Será que o pessoal que esta capturando em 352x240 queima uma midia coloca em seu DVD player de mesa e assiste em uma televisão de 29" ou superior com no minimo a entrada Svideo ligada? Ou somente estão assistindo no computador?

Pois com esta resolução de VCD não tem como ficar uma imagem boa...

Para captura de fonte de VHS eu tenho um HD de 120Gb que utilizo para capturar sem compressão (AVI) em 640x480 isto porque minha televisão é uma 4:3 senão capturava em 720x480....

Como o pessoal já postou aqui....quanto melhor a fonte melhor o produto final,

Até,

Pois é, você falou certo, quanto melhor a fonte melhor o produto final, mas, um VHS não o que poderiamos dizer de melhor fonte, ele tem apenas 352x240, então porque gastar espaço gravando em 720x480 se ele não tem esta resolução? e outra coisa, no meu caso eu tenho conseguido é problemas de qualidade (alta pixelação) quando gravado em resolução maior q 352x240, ja fiz varios testes com todas resoluções acima de 352x240.

O problema q afetará a qualidade será então a bitrate q deve ser em trono de 8000kbps no minimo.

Outra coisa, que não tenho muita certeza, sera q assistindo um video no PC com resolução de 1024x768 não é melhor q assistir numa TV de 29'' (da para ver mais as imperfeições no PC q na TV), sabendo q televisor não tem esta resolução.

Postado

Faça a captura com o Studio em 352x480, depois renderize para um arquivo mpeg na mesma resolução. Agora faça a autoração com o Tmpgenc DVD Author e grave o DVD. Você vai ver que a qualidade da imagem vai ficar idêntica ao do seu VHS.

Valeu! :D

Postado

:aranha: Caros colegas

Uma coisa (que bom se fosse só uma...) que não entendo.

Capturei uma fita de vhs com a resolução mpeg2 ntsc 80% de qualidade, 720X480, 6000, 30fps, com o Visual Studio 8, pois vi que os filmes em DVD são nessa resolução.

Mas notei que as imagens ficam meio achatadas. Qual é a resolução correta, afinal? A minha intenção é autorar um DVD com o vídeo da fita e algumas montagens com fotos feitas no Visual Studio 8.

Ah, quando fiz minha montagem de fotos, com transições, música e tudo o mais, ao fazer na resolução 320x240, ficou legal, mas pobre. Quando encodei 720X480, o vídeo em si ficou bom, mas algumas das fotos ficaram “riscadas”. Refiz o processo várias vezes e não tem jeito.

Meu micro é um P4 2800, Asus P4S800, Radeon 9250 128, 512 MB, HD 80GB,Win XP SP2 e a placa Pixelview hd pro ultra

TKS

Postado

Na verdade eu acho que o mais correto é capturar, editar e autorar na mesma resolução (desde que seja padrão para o DVD), como disse o nosso colega Jpescador, uma resolução mais baixa - 352x480 por exemplo - , também é padrão do DVD, e a qualidade da imagem é idêntica da televisão ou do VHS (mantendo o bitrate entre 5000 e 6000 k).

Valeu! :D

Postado
Postado Originalmente por Matador@16 de maio de 2005, 03:13

Mateus,

Da uma olhada neste link acho que ele vai te explicar melhor a real resolução do VHS

http://www.divx-digest.com/articles/vhs_capture_por.html

Até,

valeu a dica, mas, não adiantou nda porque o que estou te dizendo q fiz e consegui é baseado em jeus testes, e com 352x240 ficou muuuuito melhor, te garanto embora não sei explicar ao certo, então por isso dei tal explicação anteriormente

o topico q você pediu para ler so me acrescentou que eu só estaria capturando metade da informação do VHS, mas não importa, o que importa é q a qualidade ta superior

mesmo assim valeu, foi válido ler a respeito

• 5 meses depois...
Postado

eu capturo com o virtual vcr numa resolução de 640 x 480 e uso tmpgenc 3.0 express so que demora para fazer dvd, veio com o gravador de dvd o power producer 2 gold, eu gostaria de saber se alguém tem um tutorial de como fazer dvd nele e se é mais rápido ou vantagem fazer nele, a captura já sai em dvd que eu vi se alguém poder me ajudar nesta duvida, quanto a discusão eu acho melhor capturar numa resolução maior pois se transformar para vcd num bitrate de 1.600 a 1.800 50 minutos fica bom

Postado

E é bom lembrar que a qualidade de captura está relacionada com o "chip/processador".

Se não me engano a Play HD é de 8 bits e a Play Ultra é 10 bits.

Postado

joaquim, eu uso o tmpgenc também, e ele é muito bom. Apesar da plada capturar no formato de DVD é necessário encodar, e necessariamente tem que passar por isso.

Pra criar os dvds você precisa do TMPGEnc DVD Creator, dai você pode criar menus para os dvds, colocando os clips que você fez com o TMPGEnc.

T+.

Postado

Resolucao para captura de fita VHS ?

Resposta: 720 x 480

1. Resolucao (scan) Vertical: 480

Vi que ninguém mencionou sobre "interlace".

Embora cada "field" do VHS tenha 240 linhas, o frame final para TV (afinal VHS é para TV), com os 2 fields entrelaçados tem 480 linhas.

A freqüência da TV é de incriveis 60 fields por segundo, mas o empacotamento (armazenamento) analogico é de 30 frames por segundo. E nos capturamos o empacotado (entrelaçado).

Se voce captura so 240, voce esta jogando fora um dos fields, ou seja, esta jogando fora informacao.

2. Resolucao (scan) Horizontal: 720

De todas as midias, o VHS é a pior. Em teoria, 250 pixels já seriam suficentes para capturar toda a informacao horizontal. O ajuste para outras resolucoes maiores viria da interpolacao bicubica, teoricamente.

Mas na pratica (não sei porque) não é isso que acontece. Se capturar @320 e interpolar para 640 e comparar com uma captura direta @640, é possivel notar que a segunda tem mais qualidade ( mais informacao ). E em @720 fica ainda "melhor".

O que pode enganar alguns é que capturando @320x240, joga-se fora um dos fields (ou seja, elimina-se o interlace) e mantem-se a proporcao 4:3, dando a impressao que a imagem ficou "melhor", mas na verdade, jogou-se fora muita informacao.

Marcio

Postado

Depois de ler a todas as respostas decidi fazer o teste que foi sugerido no inicio do tópico, pois a dúvida levantada foi captura de vhs em 352X480 ou 720X480 (ambos padrão dvd) e não 320X240 (padrão vcd). Capturei um vhs cfe. abaixo:

352X480 bit rate 8200, audio 16 bit 48kz 224 kbps stéreo - 1 minuto = 62.673 kb

720X480 bit rate 8200, audio 16 bit 48kz 224 kbps stéreo - 1 minuto = 62.838 kb

ambos com 29,97 fps.

Software: Studio 9 Plus v. 4.3

Conclusão: a captura em 352X480 ficou um pouco melhor, mas como vocês podem ver o tamanho do arquivo ficou quase o mesmo.

Sugiro que outros façam os testes e postem aqui para concluirmos qual a melhor resolução entre estas duas.

Postado

Matero, entendo que voce já esta capturando diretamente em MPEG2, ou seja, seu software Studio 9 Plus é que esta fazendo isso, certo ?

Que placa de captura de video voce tem (ela tem acelerador MPEG2 por hardware ?).

Obrigado.

Postado
Postado Originalmente por MarcioAB@07 de novembro de 2005, 00:29

Matero, entendo que voce já esta capturando diretamente em MPEG2, ou seja, seu software Studio 9 Plus é que esta fazendo isso, certo ?

Que placa de captura de video voce tem (ela tem acelerador MPEG2 por hardware ?).

Obrigado.

A placa é uma play tv pro ultra.

Fiz as capturas pelo studio 9 plus e criei os dvds utilizando o Ulead DVD sem fazer nenhuma edição.

Postado

Olá a todos

Essa questão de captura é realmente meio complexa, é necessário sim fazer alguns testes antes para se chegar a um denominador comum. Queria dizer que as idéias do pessoal desta página em especial ajudou bastante, e acho que é possível dizer que cada caso é um caso mas todas as idéias são válidas.

Queria também deixar aqui para aqueles que querem ter a certeza de estar capturando na mehor resolução para depois trabalhar com o vídeo, o esquema pra quem não tem dvd regravável é usar uma mídia de cd regravável mesmo, grava como dados que provavelmente o seu dvd player vai ler, hoje em dia todos já estão lendo, e é assim que estou tirando as dúvidas com relação à qualidade e olha, com mimha pixelview mpg 02 a melhor imagem capturada foi realmente na conf. 720 x 480 6000 kbps, 224 kbps, depois é só usar um Nero Vision da vida e transformar pra dvd, caso fique grande passa o dvd shrink.

Postado

Fiz uns testes aqui da seguinte forma:

Camera: VHS (Panasonic Palmcorder, velhinha mas boa).

Placa de Captura: MSI 6600 VTD ( VIVO da Philips SAA7115 )

Software de Captura: Virtual VCR

Player (para captura de still): Media Player Classic

A ideia é capturar em varias resolucoes, sem compressao (uncompressed AVI) alguns segundos de uma pagina imovel (camera imovel tambem), com varios detalhes (inclusive texto), extrair uma imagem (still) tambem sem compressao ( bmp ), fazer um bicubic resize para 720x480, ampliar 4x e pedir o julgamento de qualidade para algumas pessoas.

As resolucoes trabalhadas (sempre com 480 na vertical, claro) foram:

360, 400, 480, 640, 704, 720

RESULTADO:

640, 704 e 720: Absolutamente nenhuma diferenca.

360: Visivel deterioracao. Perda de nitidez. Perda de Luminosidade.

480: Muito proximo do 640 (ou dos 704/720, afinal sao todos iguais).

400: já da para perceber alguma deterioracao. Pouca coisa, mas é visivel.

Conclusao sobre a qualidade (meio obvia considerando os resultados acima, mas como todo trabalho serio tem um conclusao, vamos la):

Para o cenario acima (camera e placa) é absolutamente indiferente, quanto a qualidade, capturar acima de 640.

Capturar a 480 é super razoavel, uma vez que so é possivel perceber alguma perda de qualidade ampliando 4x. Sem ampliar não se nota nenhuma diferenca.

não capturar de forma alguma em 360.

Obs: Minha placa tem "zero" aceleracao MPEG2 por hardware, portanto a captura em MPEG2 em real time (usando software da InterVideo) com um Athon64 3200, 1GB, HD 10000 rpm (Raptor da WD) perde muitos frames mesmo @ 360x480. É mole ?

• 3 semanas depois...
Postado

Os chips que seguem a recomendacao ITU-601 (a maioria) capturam 720 samples horizontais x 480 linhas da area de video ativa (aquela que tem imagem).

O formato DVD-Video tambem armazena esses 720x480 (falando em NTSC).

Se o video for passado na TV esses 720 samples vão se "encaixar certinho" na largura da linha.

Se o video for passado no PC, é preciso pedir para o Player respeitar a proporcao de 4:3 (cada Player tem um jeito de configurar isso). Com isso, ele comprime os 720 para 640.

Ou seja, se o chip captura 720 samples e o formato DVD-Video armazena 720, qualquer coisa diferente disso via sofrer "resize", o que afeta a qualidade. Pode ser pouco, mas afeta.

Exemplo: Se solicitar captura a 640x480, a captura sera a 720x480 e o driver/aplicativo vai comprimir para 640x480 (jogando informacao fora).

Esses 640x480 vão para o encoder DVD-Video (MPEG-2) e o encoder vai esticar para 720x480 (inventando informacao).

Se o video for passado na TV, os 720 (inventados) vão se encaixar, mas no fundo, 80 pixels foram perdidos.

Se o video for passado no PC (com o player configurado para respeitar a proporcao de 4:3) havera uma nova compressao. Ou seja, no caso do PC, capturando a 640 (ou qualquer outra resolucao que não 720) havera uma sequencia de compressao-expansao-compressao.

720x480 (NTSC) é a melhor. Confere ?

Postado

Pra autoração de dvds sim.

720x480 para NTSC

720x576 para PALM

Mas tem um detalhe: A qualidade não está so nas dimensões do video mas principalmente na taxa de captura.

Eu costumo capturar a 6000 ou 7000 em vbr que fica muito bom e o arquivo fica pegueno.

Se for capturar em cbr taxas de 4000 a 5000 ficam bons também mas o arquivo acaba ficando maior já que a taxa é fixa.

DVD comerciais geralmente tabalham com taxas minima +/- 3000 média 5000 ou 6000 e máxima de 8000 mas sempre em VBR ou seja, taxa variável.

Postado

Interessante, mas deixa entender as diferencas dos nossos hardwares:

Minha "placa de captura" faz parte da placa de video. É uma MSI nVidia 6600 VIVO. Tem "zero" aceleracao por hardware para captura (encode) MPEG-2. (embora tenha uma otima aceleracao por hardware para display (decode) MPEG-2).

Nessas condicoes, tenho que capturar AVI usando o compressor lossless HuffYUV e tenho as seguintes taxas de captura:

VIDEO (Interlaced HuffYUV): 6920 KB/s

AUDIO (sem compressao): 172 KB/s

Total Audio/Video: 7092 KB/s ( Arquivo com 1 hora = 24 GB )

Depois, converto para DVD-Video Interlaced (MPEG-2) a 9200 VBR. Como o encode MPEG-2 não é em tempo de captura, ponho tudo no maximo e deixo o TMPGEnc usar "toda a pista". ( Arquivo com 1 hora = 8 GB )

Depois vejo no PC (com Deinterlace = Blob) que da um taxa de quase 60 frames/s (aqui o hardware de decode MPEG-2 da placa ajuda muito) e a fluidez fica muito boa.

Imagino que para a minha condicao (placa sem encode MPEG-2 por hardware) essa seja a maxima qualidade possivel (gastando bastante tempo e espaco em disco).

Me parece que no seu caso, sua placa de captura tem hardware de encode MPEG-2 e portanto voce faz direto captura + encode, por isso voce já coloca os parametros do encode antes de comecar a captura, e termina a captura já com o arquivo MPEG-2.

Confere ?

• 2 semanas depois...
Postado

Eu Possuo a PlayTV Pro Ultra, e obtive melhores resultados na seguinte configuração

Soft --- MainConcept MpgEncoder

Codec - Mpg2

Resolução -------------- 352x480

Bit Rate ----------------- 15000 - isso mesmo quinze mil da mais ou menos 117 Mb por Minuto se não tiver um HD parrudo abaixa o Bit Rate para 8000 / 60 Mb por minuto, pois o mais importante na captura do video não é a resolução e sim o Bit Rate quanto maior melhor, se o arquivo ficar muito grande você pode reencodificar na ediçao com um bitrate menor e não perdera qualidade de video significativa

Quality encoder ----- 30

Filder Order ----- UpperField - nunca mais tive problemas de imagem tremida no movimento da mesma nesta opção

Lembre-se de Definir esses mesmos paramentros na autoração principalmente a resolução.

Muita gente acha que o resolução 720x480 e mais importante para autorar um DVD mas o que não sabem que o que mais importa e o bitrate quanto maior melhor, mais informaçao o arquivo capturado ficara mesmo que você coloque numa resolução de 352x480

experimentem fazer um teste capture em 352x480 em um bitrate menor uns 1500 (Mil e Quinhentos) por ex , em Mpg2 e assista no monitor do computador com a resolução maxima do monitor , agora deixa o video em tela cheia veras que aparece quadriculado na imagem e outros artificios de interpolação com imagens em movimento

agora capture em 352x480 com o bitrate de 8000 ou mais faça o mesmo teste descrito acima e veras que a imagem não possui quadriculado nem interpolaçao e compare com um video na resolução de 720x480 vera que a imagem é identica se não melhor.

Usando essa resolução 352x480 nunca mais tive problemas com droped-frames

que é a famosa perda de quadros, já em 720x480 tive droped frames poucos uns 3% de um video de 2 horas mas tive.

agora e de se pensar ou você captura em uma resolução que te de segurança que o video não vai ter engasgos droppeds ou imperfeçoes ou você captura em 720x480 por achar que é a resolução padrão de DVD e que vai ficar aquela imagem ai e e você se engana.

Postado

Viper,

Sem duvida, fazendo o encode a 1500 kbps vai ficar ruim qualquer que seja a resolucao. O bitrate deve ser mantido entre 7000~8000 kbps.

Voltando ao assunto, as placas de captura normalmente seguem a recomendacao ITU-601 e capturam 720 samples na horizontal. Na horizontal a captura é SEMPRE assim, tanto faz se PAL ou NTSC. O output sao outros 500 ....

Se voce (que é um intermediario no processo), pedir qualquer outro numero como output, é feito um resize. E depois tem que ser feito outro resize para chegar nos 720x480 do DVD-Video. então, porque fazer isso (2 resizes) ?

Eu não diria que os 720 da recomendacao da ITU e os 720 do formato DVD-Video seja uma mera coincidência. ( Esta mais para uma "venda-casada" (hehe).

abraços

Marcio

Postado

o que eu quis exemplificar Marcio é que 720x480 não é o unico padrão para encodar DVD-Video não ah nescecidades de resize nenhum na autoração

bastando apenas você informar os mesmos paramentros de encodificação que você capturou ,se você capturou em 352x480 você informar ao programa de autoração que quer autorar nessa resolução sem nescesidade de resize e o mesmo bitrate capturado tambem

agora se o arquivo ficou muito grande e não cabe num disco de DVD que é 4.7GB

vai diminuindo o bitrate ate couber basta saber usar o programa de autoração que você esta abituado a usar e não se perde muita qualidade já que o bitrate é auto

eu sempre capturo no bitrate maximo 15000( quinze mil) na resolução 352x480

sem precisar resize nenhum para 720x480, pois o que vai manter a qualidade do

video é o bitrate e não a resolução.

o que muitos não sabe é que exitem 3 tipos de resolução que um video DVD trabalha são 3, 352x240 , 352x480 e o mais comum 720x480

se você autorar nas resoluções menores citada o aparelho de DVD player ira reconhecer o DVD-video normalmente .

ou seja você não precisa nescessariamente autorar na resolução maxima

portanto não precisa de resize.

sem contar que alem de qualidade( com o bit rate alto é claro) na captura na resolução 352x480 você não teras droped frames nessa resolução.

ok abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!