Ir ao conteúdo

Desligar o comp. pelo botão do gabinete pode

frugoni

Posts recomendados

Postado

Então...para desligar o computador costumo utilizar o botão do gabinete, mas me disseram que ele não encerra os processos do windows corretamente, e isto pode danificar o HD com o tempo, está informação está correta alguem pode me dizer algo a respeito:????

Postado
Postado Originalmente por frugoni@26 de abril de 2005, 18:09

Então...para desligar o computador costumo utilizar o botão do gabinete, mas me disseram que ele não encerra os processos do windows corretamente, e isto pode danificar o HD com o tempo, está informação está correta alguem pode me dizer algo a respeito:????

Não, pode desligar sem problema

Postado

Depois q aparecer a mensagem " SEU COMPUTADOR JÁ PODE SER DESLIGADO COM SEGURANÇA" desligue no botão do gabinete sem problemas, se você desligar o micro sem essa mensagem e se porventura o seu HD estiver em funcionamento pode sim com o tempo acarretar danos ao HD, já que ele irá parar bruscamente.

Se a sua placa mãe não tiver esse recurso de desligamento automático e ao comando de desligar não aparece a mensagem, é algum BUG do win, tenta corrigir isso.

Postado

Deixe explicar melhor, trata-se de computadores com suporte ATX e desligamento automatico, mas como sao 50 maquinas para desligar, sair clicando no iniciar desligar demora um pouco mais do que apertar o botao power do gabinete que tambem desliga a maquina , o problema é saber se este processo finaliza corretamente os processos do windows e 'não danifica nada no computador, ou vou ter que sair clicando no inicar desligar computador mesmo???

Postado

acho que não tem problema não, pois pelo que entendo apertando esse botao o sistema vai receber o mesmo comando que se voce fosse iniciar>desligar, só que por "outro caminho"

uso esse recurso como "saida de emergencia", quando o mouse/teclado para de funcionar, trava geral, ou o pc fica engasgado, aperto o botao magico e normalmente o pc desliga numa boa (mas nem sempre funciona), acho que dessa forma é bem melhor que dar um reset...

falou aí

Postado

Cara LOGICO Que DANIFICA O PC.... O Seu HD não vai dura muito tempo com um tempo você vai ter alguns bad no hd .... E pelo jeito você já tem bad por que não deve ser a primeira vez que você desliga os pcs assim... não é????

Postado

Amigo, se você continuar desligando os micros dessa forma (incorreta) para economizar tempo, economize tb dinheiro para num futuro bem próximo COMPRAR 50 HDS.

Postado

acho que vocês entenderam né eu não seguro até desligar, eu aperto uma vez e deixo que ele inicie o processo para desligar, me parece ser o mesmo que quando eu cliko em inciar>desligar...alguem tem uma explicação do que ocorre durente esse processo feito pelo botao do gabinete e o processo normal:??

Postado

B) Fala frugoni, td bom ??

Olha, em fontes ATX a função do botão Power no gabinete, pode ser usado tanto para ligar o pc ( 1 toque ), desligar em casos de travamento geral ( aperte e segure por no mínimo 5 segundos ), e desligar o windows ( corretamente ) dando apenas um toque ...

Isso que você está fazendo, não danifica em nada o seu computador, muito menos o seu HD, pois é como se você estivesse feito o mesmo processo de ( Iniciar --> Desligar o computador --> Desativar ) da na mesma....

O windows irá finalizar todos os seus processos e serviços exatamente igual tanto pelo menu iniciar, como pelo botão power ( 1 toque ), seja pelo teclado que suporte essa função, ou mesmo pelo botão do gabinete ...

Pode ficar tranquilo, desligo meu computador quase sempre pelo teclado ou pelo boão do gabinete ...

O q

• Membro VIP
Postado

Estava meio que duvidando dessa possibilidade não trazer falhas ou riscos delas ocorrerem e como a melhor maneira de descobrir é pondo a mão no fogo, tasquei a mão no botão power(só um toque) e desligou igualmente o processo pelo iniciar do windows! Tudo ocorreu como se tivesse feito pelo processo "normal". A outra possibilidade é apertar e manter o botão por 4 segundos....nesse caso, não é igual ao caso anterior.

A opção deve ser ajustada nas Opções de energia: desligar, em espera, perguntar o que fazer e nada fazer, são as opções de escolha.

Com o visto aqui, desligar com apenas 1 toque no botão on/off, nada trará de riscos ao sistema. Se for um desligamento forçado, ai sim, pode haver problemas!

Postado

é que eu tambem achava, mas fiquei na duvida, o que notei é que se você aperta o botão ele não pede confirmações pra fechar nenhum programa ela sai fechando e pronto!!!, mas danificar algum componente como o HD por exemplo acredito que não!!!

Postado

você até pode não notar agora mas mais tarde pod vir a te ocasionar problemas, mas o que custa ir pelo Iniciar desligar!! Isso será menos problemas pra você!!!

Espero ter ajudado!! :-BEER

Postado

Quando você desliga o computador pelo botão do gabinete, como você disse ele desliga direto, sem pedir confirmação para encerrar os processos. Como os processos são fechados de forma incorreta, ficam dados corrompidos, além do próprio hd, é por isso que sistemas operacionais como Windows 98 e Me pedem para fazer Scandisk quando há esse tipo de desligamento, só o Xp que não pede.

Vá pelo iniciar>desligar ou simplesmente desligue pelo botão do teclado, depois que encerrar os processos, você pode desligar pelo botão do gabinete. Você pode até perceber os danos agora, como os programas ficam levemente mais lentos, mas os danos mais graves serão quando você não conseguir iniciar mais o computador de tantos danos que o hd terá sofrido.

Postado

Ja peguei varios casos de HD travado, pesquizei com o cliente tudo o que ele podia me informar, batata............

Ele tem 7 computadores e no final do espediente simplesmente desligava na chave geral de bancada.(hd durava 13 meses em media)

desligando no modo normal o computador salva as condiguraçoes( se tiver) e leva o braço das cabeças no ponto de descanço.

Se desligar na chave do gabinete o braço das cabeças para em qualquer ponto do disco

com o tempo estas cabeças podem grudar no disco, ai só abindo o HD num laboratorio especial para não perder os dados , destravar e copiar o hd para outro, porque com certeza ira travar de novo.

Postado

então mas eu não estou desligando direto, apenas preciono o botao do gabinete uma vez e aguardo que a maquina seja desligada, este processo acho que não danifica nada no micro @!!!!

Postado
Postado Originalmente por Computer King@27 de abril de 2005, 16:42

Quando você desliga o computador pelo botão do gabinete, como você disse ele desliga direto, sem pedir confirmação para encerrar os processos. Como os processos são fechados de forma incorreta, ficam dados corrompidos, além do próprio hd, é por isso ...

Não, ele não "desliga direto". e sim ele "encerra os processos" direto. Os processos são fechados corretamente, da mesma maneira que seriam fechado se fosse pedida a confirmação. Assim como o HD é deslidado corretamente, movendo as agulhas para o iníco e tudo mais. É idêntico ao clicar no iniciar >> desligar.

Postado

COM CERTEZA QUE NÃO DA PROBLEMA..... é feito tudo do mesmo jeito como se tivesse desligado pelo iniciar.... o PROPRIO Windows que tem essa opção dentro de gerenciamento de energia.... O windows não teria algo para se auto destruir.... sem logica o que o pessoal esta falando....

pode desligar sem medo pelo botao....

Postado

Eu queria saber o que pessoas com win 3.11, NT, 95 e 98 primeira edição fazem nesta seção? Se não estão aqui para sanar suas próprias dúvidas, para de ficar metendo o bedelho onde não conhece...

Desligar pelo botão realmente é o mesmo que ir ao Iniciar > Desligar > Desativar

Pra esclarecer, existe um comando shutdown que desliga os micros NT/XP/2k/2003, e pode conter os parâmetros:

shutdown [-l | -s | -r | -a] [-f] [-m \\maquina] [-t x] [-c "comentario"] [-d [p]:xx:yy]

-l (logout) desloga e exibe a tela Bem vindo ou a caixa de logon

-s (shutdown) desativar o computador - desligar

-r (restart) reiniciar o computador

-a (abort) anular o(s) processo(s) de desligamento programado(s)

-m (machine) \\nomedaestacao ou \\ipdamaquina a efetuar o processo

-t x (time) tempo de delay antes de iniciar o processo (x em segundos)

-c (comment) "comentario" de desligamento. aparece numa caixa de dialogo caso utilizado junto com o parâmetro -t (time)

-f (force) força o encerramento da execução de aplicativos sem pedir confirmação (não diminui o tempo de espera para encerramento de serviços ou descarregamento de dlls, apenas dos executáveis correntes, normalmente de 25 segundos para 10)

-d (data) código de razão para desligamento onde u = nome de usuario, p = codigo de desligamento planejado, xx = código de razão principal (de 1 a 255), yy = sub-código para desligamento (de 1 a 65535). (deu pra sacar que isso é pra empresas, né?)

então se vocês criarem atalhos:

shutdown -a
shutdown -l -t 15 -c "Efetuando Logoff"
shutdown -r -t 20 -c "Reiniciando Estacao de Trabalho"
shutdown -s -t 30 -c "Desativando Micro"
shutdown -s -f -m \\maquinadoseuirmao -t 10 -c "Se Lascou! AHAHAHA!!!"

vocês poderão chamá-los de:

Anular Shutdown

Efetuar Logoff

Reiniciar Estação

Desativar Micro

Ferrar meu "Brother"

O que o botão de desligamento faz quando pressionado por menos de 4 segundos, é rodar um shutdown -s -f -t 0. Em termos práticos, isso vai desligar seu PC, preocupando-se normalmente se o seu servidor do InterBase ainda não encerrou (ele vai ficar esperando enquanto obtiver resposta "peraí, tô fechando" mas se o InterBase não responder, ele não vai te perguntar "o IB tá tirando com a minha cara, passo a rasteira ou dou um tempo?"), vai deixar o Apache desligar direitinho, etc, mas não tá nem aí se o Winamp simplesmente insiste em não fechar depois de um certo tempo de espera...

Ele só vai encerrar processos e executáveis irrelevantes. serviços e processos que ainda estiverem sendo calculados, pode ter certeza que ele vai esperar numa boa. ele só não vai ficar te pedindo um tempo...

Postado
Eu queria saber o que pessoas com win 3.11, NT, 95 e 98 primeira edição fazem nesta seção? Se não estão aqui para sanar suas próprias dúvidas, para de ficar metendo o bedelho onde não conhece...

Desligar pelo botão realmente é o mesmo que ir ao Iniciar > Desligar > Desativar

Pra esclarecer, existe um comando shutdown que desliga os micros NT/XP/2k/2003, e pode conter os parâmetros:

shutdown [-l | -s | -r | -a] [-f] [-m \\maquina] [-t x] [-c "comentario"] [-d [p]:xx:yy]

-l (logout) desloga e exibe a tela Bem vindo ou a caixa de logon

-s (shutdown) desativar o computador - desligar

-r (restart) reiniciar o computador

-a (abort) anular o(s) processo(s) de desligamento programado(s)

-m (machine) \\nomedaestacao ou \\ipdamaquina a efetuar o processo

-t x (time) tempo de delay antes de iniciar o processo (x em segundos)

-c (comment) "comentario" de desligamento. aparece numa caixa de dialogo caso utilizado junto com o parâmetro -t (time)

-f (force) força o encerramento da execução de aplicativos sem pedir confirmação (não diminui o tempo de espera para encerramento de serviços ou descarregamento de dlls, apenas dos executáveis correntes, normalmente de 25 segundos para 10)

-d (data) código de razão para desligamento onde u = nome de usuario, p = codigo de desligamento planejado, xx = código de razão principal (de 1 a 255), yy = sub-código para desligamento (de 1 a 65535). (deu pra sacar que isso é pra empresas, né?)

então se vocês criarem atalhos:

CODEshutdown -a

shutdown -l -t 15 -c "Efetuando Logoff"

shutdown -r -t 20 -c "Reiniciando Estacao de Trabalho"

shutdown -s -t 30 -c "Desativando Micro"

shutdown -s -f -m \\maquinadoseuirmao -t 10 -c "Se Lascou! AHAHAHA!!!"

vocês poderão chamá-los de:

Anular Shutdown

Efetuar Logoff

Reiniciar Estação

Desativar Micro

Ferrar meu "Brother"

O que o botão de desligamento faz quando pressionado por menos de 4 segundos, é rodar um shutdown -s -f -t 0. Em termos práticos, isso vai desligar seu PC, preocupando-se normalmente se o seu servidor do InterBase ainda não encerrou (ele vai ficar esperando enquanto obtiver resposta "peraí, tô fechando" mas se o InterBase não responder, ele não vai te perguntar "o IB tá tirando com a minha cara, passo a rasteira ou dou um tempo?"), vai deixar o Apache desligar direitinho, etc, mas não tá nem aí se o Winamp simplesmente insiste em não fechar depois de um certo tempo de espera...

Ele só vai encerrar processos e executáveis irrelevantes. serviços e processos que ainda estiverem sendo calculados, pode ter certeza que ele vai esperar numa boa. ele só não vai ficar te pedindo um tempo...

Valeu pela dica hein sonyfero...

agora fiquei numa duvida, alias te peço uma dica tenho que desligar 50 máquinas todas de uma vez teria como eu criar um arquivo de lote para que este desligue as máquinas corretamente sem pedir confirmações?

NOTA!!! JAtentei fazer aquele que você passou mas não obtive exito, a mensagem retorna ACESSO NEGADO

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!