Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Na semana passada, editando um vídeo, fui surpreendido 3 vezes com travamentos no Premiere Pro que ainda sou iniciante. No início meio relutante, mas agora estou gostando dele e por enquanto não sou rápido como era com as versões anteriores do Premiere.

Graças a Deus sou bastante solicitado no meu trabalho. Isso significa que tenho muito trabalho e alguns bem atrasados.

Todos sabem que pra se ganhar alguma grana nesse trabalho de pasciência, o essencial é ser rápido na finalização dele e para se manter essa clientela, lógico que um bom resultado ajuda.

No trabalho de editor de imagens e áudio, é preciso de muita dedicação e concentração, muitas horas de trabalho, há dias até que trabalhamos 24 horas ininterruptas pra não deixar "o trem descarrilhar". Dedicação com paixão, sem tempo pra você e nem pros amigos e família. Agora mesmo, vocês vejam: estou aqui teclando um desabafo, falando sobre o que? Isso mesmo, desse trabalho, enquanto poderia estar descançando ou dormindo pra repor o sono atrasado, mas preferindo repor o tempo do serviço atrasado.

Não é fácil. Às vezes penso em chutar o pau da barraca e no final, sei que vou sentir falta desse vício sem remédio.

Meu trabalho consiste em editar clips de no máximo 5 minutos, com muitos recortes de frames, colagens, mosaicos em cima de sons e trechos curtos de músicas. Há clips de 4 minutos que levo 20 dias até a finalização. Imaginem perder aqueles segundos de material editado que levei horas pra construir, não posso nem lembrar e não conseguirei fazer-lo igual novamente. É de perder o entusiasmo.

Sempre usei o recurso de Auto Save (5 minuto) do Premíere e de vez e quando (quando me lembro) uso "Ctrl+s". Nas versões anteriores o Auto Save funciona e bem.

Sabe o que significa, o sujeito trabalhar numa edição por 4, 5, ou 8 horas e de repente o programa travar e quando se reinicia, ele retorna da estaca zero e todo trabalho que você construiu desaparece da sua frente. Cara, é como um pesadelo.

Isso acontece normalmente quando edito o Motion do Premiere Pro (que é igual ao After), ou sobreponho vários filtros e ao tentar visualiza-lo, pimba. Trava tudo.

Acontecer 3 vezes numa semana é muito pra mim e acho que é f. pra qualquer um.

Me arrependo de ter mudado a minha estação para um Pentium, já que a boa fama do Athlon64 está por aí.

Já fiquei chato. Desabafo é assim mesmo, só ladainha.

Premiere Pro

Asus P4p800-E

proc Pentium4 3.0 Prescot HT (média 38 °)

2 HDs (80, 120)

4 pentes de 512 DDR400 em Dual

geforce FX4000 128

Postado
Me arrependo de ter mudado a minha estação para um Pentium, já que a boa fama do Athlon64 está por aí.

Por que o mordomo há de ser sempre o culpado? E, se o gargalo for a camareira - Asus P4p800-E? Hein?... Hein???...

O meu raciocínio dedutivo diz: - para um Pentium, nada melhor que uma Motherboard Intel. Perde-se na noite dos tempos quando eu pensava que o melhor tudo eram Asus assim como os softs da *Cyberlink. Tenho um P-III com uma P3V4X e muitos conflitos e gargalos, que sumiram quando montei o P-IV 2.53 em uma Intel D845GBVL.

Soçarba...

Mr. Walker

*Palmas, apenas, para o PowerDVD.

Postado

Walker,

Ha, ha, ha. Rir é o melhor remédio. Pelo menos por algum tempo.

Quem sabe tenho que reavaliar os meus conceitos e me sucumbir a velha e sábia afirmação de que o mais caro é o melhor. Intel de ponta a ponta? Hein? Hein?

Dói no bolso. *****.

Mais uma vez, valeu pelo bom humar, amigo.

Akira.

Postado

Que bobagem

Essa placa Asus é confiável. E além do mais, quem garante que é problema de hardware?!?!?!

Bom, se você realmente achar que é pau de hardware, tem milhares de coisas que você pode testar.

1 - Verificar que não é uma fonte porcaria que tá no teu micro. Fonte boa tem que ser de marca, seventeam, thermaltake, tem várias outras marcas boas aqui no fórum.

2 - Verficar que a memória também não é qualquer uma , que dá conta do recado, que não tem defeito, etc.

Postado

As placas mais recentes da Asus costumam ser estáveis...

Eu apostaria em memória (tente baixar os tempos no BIOS) ou em fonte (as genéricas nunca conseguem fornecer toda a potência que o fabricante anuncia).

Uma boa otimizada no seu SO (como, por exemplo, desabilitar tarefas inúteis, tem muita dica legal no fórum) também ajuda.

Postado

Finck e Tabgal,

Muito obrigado pelas dicas, testarei como indicaram.

Só uma coisa: não acho bobagem nenhuma questão levantada sobre se o problema é hardware ou não.

Vou verificar. Obrigado mais uma vez.

Akira.

Postado
Postado Originalmente por Akira@08 de maio de 2005, 19:23

Só uma coisa: não acho bobagem nenhuma questão levantada sobre se o problema é hardware ou não.

O que eu quis dizer é que é bobagem culpar a placa, tem coisas que são mais "culpadas".

Postado
Postado Originalmente por tabgal@08 de maio de 2005, 20:31

O que eu quis dizer é que é bobagem culpar a placa, tem coisas que são mais "culpadas".

Me desculpe Tabgal. Mal entendido. Agora entendido.

Valeu.

• Membro VIP
Postado

Bom, como você deve saber, edição de vídeo é uma tarefa que exige muito do PC como um todo, principalemnte quando você aplica muitos efeitos no Premiere.

Tudo na configuração tem que ser confiável, inclusive as memórias que de preferência não devem ser genéricas... Use pelo menos uma Samsung original.

O SO deve estar redondo e o mais enxuto possível, sem outros programas concorrendo em segundo plano...

E o mais importante: Cole um lembrete no monitor: NÃO ESQUEÇA DE SALVAR!!!

Postado

Prezado amigo Akira, coincidentemente eu também estou com o mesmo problema de congelamento no Premiere Pro, Plataforma XP pk2, e por mais coincidência ainda também uso a mesma placa mãe P4P800-E com um P4-3.2 HT Cooler de alta performance, fonte Power Supply Huntkey 500w reais, uma Radeon 9600 Pro 256MB, Um Hd 80GB para sistema, dois Sata com 200GB cada um para captura, 1GB de memória DDR400 Corsair, som Live SB 5.1 , etc etc. A principio fiz algumas alterações nos slots para que cada componente ocupasse um IRQ independente, mas o problema de congelamento continua e só volta depois de reiniciar a maquina pelo botão de reset. :wub:

Se alguém souber como solucionar isso também ficarei muito agradecido.

:palmas:

Postado

O Marcio tem razão em tudo que diz, não só nesse tópico. Já fuçei a máquina e configuração que tem. É incrível e invejável a máquina que tens, Márcio. Mas a minha curiosidade não para por aqui: por um acaso você já sofreu dos males de travamento do Premiere com esssa máquina, Marcio?

É verdade. Preciso estar menos concentrado durante a edição e deixar mais espaço à preocupação de "SALVAR". As minhas memórias são todas Samsung originais, aliás são os únicos componentes que tenho certeza que são. Acho que travamentos fazem parte do Premiere quando se usa muitos efeitos.

Perdoem a minha ignorância, mas o que é "SO"?

Biossp, Algumas dicas que estão aqui nesse tópico, não servirão pra você pois, a sua máquina está no capricho, bem distante como investimento da minha. Espere por mais sugestões.

Todas as dicas que recebi ou leio nesse e em outros tópicos, levo comigo como regras "religiosas", senão, não valeria a pena fuçar este fórum todos os dias como faço "religiosamente". Tente considerar as sugestões dos nossos colegas, primordialmente àquelas que estiverem ao seu alcance. Algumas são bem simples. Depois de le-las, a conclusão é quase óbvia: nós mesmos somos vítimas de nossos erros e descuidos. Só que ás vezes precisamos ouvir a opinião de outros pra chegarmos a um concenso e até a uma auto-avaliação.

Boa sorte e bom juízo (que também preciso).

Obrigado a todos.

Akira.

Postado

Olá, JAPA!!!! Akira, trabalho com o PRO já algum tempo e NÃO tenho estes problemas de travamento e até Edito vídeos bem maiores que os seus 5 min!!!

Minha configuração está próxima a do Marcio Sell, inclusive estou para fazer um Upgrade no Gabinete, pois tenho certeza que o grande pulo do Gato é a Temperatura do Sistema... Para você controlar a temperatura do seu processador não Adianta uma Cooler maravilhoso se a temperatura do gabinete é alta e do seu ambiente também for alta.... As operações de vídeo levam as temperaturas internas (cooler e gabinete) a esferas elevadíssimas em curto espaço de tempo (gradiente), muitas vezes você nem percebe!! O grande segredo é sempre controlar a temperatura do Ambiente, pois isso é um array (uma cadeia) todas precisam estar equilibradas e uma desequilibra a outra...mas a do ambiente tem o poder de aumentar ou subir todas as outras...1 grau de aumento na temperatura ambiente pode levar seu Cooler do processador a elevar uns 5 graus, suficiente para travar seus melhores programas.... Só estabiliza quando reseta a máquina? Ou seja, quando resfria e aí vai....

Não estou dizendo isso como profeta ou como sabedor de tudo....ao contrário...apanhei para resolver isso, mesmo com um Prescot...saber equilibrar as 3 temperaturas é fundamental.... Pode até ser que seja outra coisa.... mas isso realmente ajuda...

• Membro VIP
Postado

Olá Akira,

SO é Sistema Operacional.

Sim, já tive travamentos no Premiere, mas consegui resolvê-los deixando o mínimo instalado no HD.

Como gosto muito de overclock, a solução foi pegar outro HD e instalr um sistema otimizado somente para overclock e jogos.

Se não me engano o Dinho já tinha falado isto: Para trabalhar com edição de vídeo, devem ser instalados somente os programas básicos e necessarios.

Outra coisa que o Dinho está certo: A temperatura é fundamental e como vídeo é, na minha experiência prática, a tarefa que mais exige do processador e gera mais calor, pode estar aí a causa dos seus travamentos.

Como mexo com over, o meu sistema é otimizado para a melhor ventilação possível. Talvez por isso não tenho travamentos....

Só mais uma coisa: Geralmente o uso dos novo recursos do Premiere como Auto Level podem levar a alguns travamentos sim...

Postado

Poque será que te vi como SHELL?.....I'm so sorry!!! SELL...

Por falar, nisso SELL, aquele seu amigo, vive no MSN mas sempre OCUPADO, até agora não consegui orçar o Gabinete!!!

Realmente eu já havia comentado que o PC voltado para Vídeo, é bom que nem Internet tenha, muito menos anti-virus, ou qualquer programa aberto por trás...

Minha máquina roda redondinha... não tive problemas, como já disse antes, de travamento com o Premiere ou o After, roda numa boa... Claro, algumas vezes há uma Zica, mas nada sério a ponto de perder trabalho e meu alto save está para cada 5min, e funciona... Mas minha sala está sempre a 18 graus!!!

Uma coisa que quero falar é que não instalei e NEM VOU INSTALAR o SP2, enquanto eu poder fugir dele, vou fazer.... só instalarei o SP2 numa próxima máquina, ou quando os programas atuais chegarem a um ponto absurdo de exigência desse pacote...

Valeu SELL

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por somaniaco@10 de maio de 2005, 18:01

Poque será que te vi como SHELL?.....I'm so sorry!!! SELL...

Por falar, nisso SELL, aquele seu amigo, vive no MSN mas sempre OCUPADO, até agora não consegui orçar o Gabinete!!!

Realmente eu já havia comentado que o PC voltado para Vídeo, é bom que nem Internet tenha, muito menos anti-virus, ou qualquer programa aberto por trás...

Minha máquina roda redondinha... não tive problemas, como já disse antes, de travamento com o Premiere ou o After, roda numa boa... Claro, algumas vezes há uma Zica, mas nada sério a ponto de perder trabalho e meu alto save está para cada 5min, e funciona... Mas minha sala está sempre a 18 graus!!!

Uma coisa que quero falar é que não instalei e NEM VOU INSTALAR o SP2, enquanto eu poder fugir dele, vou fazer.... só instalarei o SP2 numa próxima máquina, ou quando os programas atuais chegarem a um ponto absurdo de exigência desse pacote...

Valeu SELL

Olá Dinho,

Quanto ao cara do gabinete, ele sempre coloca como ocupado mesmo. Pergunte assim mesmo. Mas parece que este gabinete está em falta no Brasil. Não tenho ideia de quando vai regularizar, mas insista com ele.

Eu tenho o SP2 instalado, mas sem nenhuma atualização automática.... Se eu deixo as atualizações instalarem, é pau na certa....

Postado

Opa, Valeu pela atenção, amigos Dinho e Sell (realmente não seria mal se fosse Shell).

Monitoro a temperatura durante o trabalho (38-40°), acho que não está mal. De qualquer forma preciso instalar um condicionadorde ar aqui no meu office, é que sou friorento (tenho ar cond. em quase toda casa, menos aqui, já que fico aqui 16 horas do dia).

. Estou com o SP2 e sempre atualizo. Pode ser um dos causadores dos travamentos.

. Uso o auto save em 1 minuto e agora pensando bem pode estar sobrecarregando o processador. Mudarei o tempo pra 5 minutos como o Dinho usa.

Valeu.

Akira.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...