Ir ao conteúdo

Fresh WXP + 2x 200gb SATA + RAID 0

calil

Posts recomendados

Postado

Bom dia a todos

Primeiramente gostaria de informar que já dei search no forum, já olhei os sticks e estou aqui tirando algumas duvidas que n achei no forum.

Caso o forum as tenha eu infortunamente n as achei e peço 1 milhao de desculpas, mas vamos lá.

Primeiramente o meu sistema.

Uma placa ASUS K8V SE Deluxe (n tenho certeza, em casa eu checo as "letrinhas" mas é uma K8V com certeza, athlon 64)

A controladora raid é Promise R20378 RAID controller

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.asus.com/999%5Cimages%5Cproducts%5C235%5C235_s.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

A URL da place é http://www.asus.com/products2.aspx?l1=3&l2=14

Baseado neste sistema o que eu quero e instalar o windows XP nele e configurar meus dois HD SATA de 200giga em RAID 0 (stripping)

As minhas pesquisas me levaram ao seguinte algoritimo de implementacao.

1-Vai no site da controladora minha, no caso a Promise R20378 RAID controller, e pega o driver mais novo, poe ele num disquete e deixa de lado.

2-Le o manual da placa-mãe para ver se n tem nenhum jumpeamento pra se fazer

3-Faz as conexoes dos dois HD na controladora raid sata da placa-mãe.

4-Liga a maquina com o cd de boot do wxp no drive de cd

5-Entra na bios, muda o lugar onde a bios vai achar o bootsector

6-Entra na bios do raid e segue as instrucoes de config lá

7-Entra na isntalacao do windows e quando ele pedir para configurar drives de tercerios SCSI ou RAID aperta F6

8-Coloco o disquete e o windows instala os drivers e meus dois HD irao ser enxergados pelo instaler do wxp.

Daqui pra frente eu to meio cego, até o passo 8 eu acho que n tem muita coisa errada, se tiver me corrijam, e agora eu vou dizer o que eu gostaria que vocês me ajudassem mesmo

Eu quero saber se na parte onde eu formato, particiono e escolho onde o windows vai ser instalado, tem como já setar o sistema em RAID 0, ou vou ter que instala ro sistem em 1 dos driver e fazer esse setup no disk manager do wxp depois de isntalado

Se tiver o sistema já estiver em raid 0, aí n tem problema acredito eu, pois aí eu divido em particoes que eu quero (4, 3 ntfs e 1 fat32) e instalo o sistema na primeira particao que teoricamente, metade estaria no 1 hd e a outra metade no 2 hd)

Caso n tenha como setar o raid na tela azul do windows, e somente no disk manager eu li que você tem que pegar a parte n particionada e tranformar ela em disco dinamico, aí você seta ela como raid0, mas e o sistema? vai ser dividido depois em algum procedimento? ou ele vai ficar numa parte do hd onde n tá "raideado 0"?

qualquer luz de alguem que mexeu com isso aí vai ser muito bem vindo

Valeu pessola

• 7 meses depois...
Postado

Poxa, desde o Winnt4 eu instalo o OS com Raid SCSI (montagem, rebuild, desmontagem) sem nenhum problema. No Windows 2000 o mesmo sucesso. Porque é que o XP me dá tanto trabalho em alguma máquinas?

Amigo,

6-Entra na bios do raid e segue as instrucoes de config lá

Nessa opção você já define o RAID 0. No entanto, seu grande disco não estará particionado ou formatado. Coisa que você pode fazer com ferramentas de terceiros ou com o próprio programa de instalação do windows XP.

Esteja antento para não confundir hardware RAID com RAID via software. Via software é uma emulação mais lenta feita pelo proprio sistema operacional.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...