Ir ao conteúdo

Voltagem -12 V muito baixa

Vanares

Posts recomendados

Postado

Olá caros amigos do fórum,

Recentemente fiz um upgrade em alguns componentes do meu PC e, desde então, passei a monitorar tensão, temperaturas e etc., coisa que não tinha a mínima noção anteriormente.

Um dia desses, ao conferir as voltagens no MBM 5, notei que estavam todas mais ou menos normais (com uma diferença máxima de 5% do padrão), exceto por uma:

A -12 V que estava apresentando uma tensão baixissima de 1,05V.

Pergunto: O valor está muito baixo? O que posso fazer para normalizá-lo?

Aqui vai minha config:

Athlon XP 2600+ - Thoroughbred B - FSB 266 Mhz (o máximo que minha placa-mãe aguenta)

ASUS A7v266-MX

Cooler Master Aero 7 Lite

Memória - Nanya Technologies 256 MB DDR 400 (@266) Mhz

Memória - Genérica 512 MB DDR 400 (@266) Mhz

HDD 1 - Seagate Barracuda - 80 Gb - 7200 RPM

HDD - Western Digital 40 Gb - 5400 RPM(cheio de bad blocks)

CD-ROM - Mitsumi 54X

CD-RW - LG - 16x/10x/40x

Radeon 9600 Pro - 256 Mb - Gecube (400/400)

Fonte Vcom 400W-P4 - AGPS-400S

Agradeço qualquer ajuda desde já.

Vanares

Postado

Em primeiro lugar não confie muito em programas de medida.... se possível utilize um multímetro, e faça a medida com o pc ligado, se continuar baixo troque a fonte.

As linhas negativas -5 e -12 são para funcionamento da paralela e alguns dispositivos seriais antigos, então pode ser q mesmo sem o -12 seu micro continue funcionando normalmente se você não utiliza a paralela.

• 2 meses depois...
Postado

Tenho a mesma placa mãe sua, e esta do mesmo jeito.

Minha configuração:

-AXP 2400+@2Ghz

-256MB DDR-266+128MB DDR-333@266

-HD MAXTOR 80GB 6Y080LO

-Volcano 10+ + 1 cooler AKASA c/ leds (ambos ligados nos fans da placa mãe)

-CDRW 12x

-Placa de rede off

-Fonte 450W XPC :chateado:

-Usando tudo on board, menos rede.

O que que acontece aqui, se o nosso colega ai estiver certo, então não saberei o que é que esta acontecendo com o meu HD.

Já por duas vezes, ele do nada, desliga. Ele da um "trek" e escuto o disco desacelerando, sempre ele faz isso quando desligo o PC, ai o MS WinXP SP2, trava, e dou um reset, ai acontece o seguinte: ou ele trava de novo quando esta dando o boot, ou quando termina de carregar todos os programas do windows, ou depois de um tempinho com ele ligado. Da primeira vez, eu tentei umas 4x e sempre ele travava, as mesmas coisa, disco desligando. Desliguei ele, e dei boot pelo CD do Linux Kurumin, e tudo beleza, passei uns 30min, voltei a ligar o HD e funcionou ate hoje sem voltar o problema. coisa de mais de um mês, hoje, escutando umas mp3´s aqui no PC, ele desliga o HD de novo, mesmo procedimento, só que agora eu desliguei o estabilizador (Microsol SOL 1000), e escutei de novo o HD desligando (o "trek" e o disco desacelerando), logo pensei, ele desliga, e depois liga, ai quando eu corto a energia ele desliga novamente. Estou bastante preocupado, pois só tenho esse disco, e não sei se o problema é na fonte ou HD, ou algum fator externo, coisa do além, algo desse tipo.

Então pergunto, o que que pode ser isso? alguem já teve algo parecido com isso? especificamente com HDs Maxtor? O HD esta pifando, tenho que fazer rapidamente backup de meus dados?

Voltagens/Temperaturas agora:

+3.3v: 3.18v

+5v: 4.57v

+12v: 11.80v

-12v: 1.13v

-5v: 5.11v

+5VBS: 5.21v

VBAT: 3.23v

VCORE: 1.71v

TempMobo: 35°C

TempCPU: 51°C

TempHD: 26°C

Obrigado a todos que puderem responder.

:bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...