Ir ao conteúdo

Ligar um pc no CARRO IDEIAS E IDEIAS >>

mausbeer

Posts recomendados

Postado

olá Galera tenho um cliente que quer ter seu pc de casa em seu automovel .....

alguem conhece um esquema q desse autonomia de quatro horas ? ? ? auto recarga com o automovel em movimento ! ?

~penso que exista um inversor de 12 v (bateria de automovel) para 110 v ok ...

se alguem puder dar uma dica ficaria grato ......... ok

:help::stupid:

Postado
Postado Originalmente por mausbeer@18 de maio de 2005, 14:27

olá Galera tenho um cliente que quer ter seu pc de casa em seu automovel .....

alguem conhece um esquema q desse autonomia de quatro horas ? ? ?  auto recarga com o automovel em movimento ! ?

~penso que exista um inversor de 12 v (bateria de automovel)   para 110 v  ok ...

se alguem puder dar uma dica ficaria grato .........  ok

:help:                                       :stupid:

Amigo, para tal finalidade, você devera usar um inversor, ou seja; aparelho que transforma a tensão obtida diretamente do sistema do carro em 110V, porém deverá observar na hora da compra, para adquirir um aparelho com potencia suficiente para alimentar todo o sistema...

Bem, uma coisa; você deve até achar meio estranho, transformar 12v para 110v, para depois, transformar em 12v de novo não é? Isso deve ser feito porque "creio eu" que até hoje não exista um esquema que realmente fosse satisfatório para criar uma fonte que alimenta o pc diretamente na saída 12v... ai é complicado...

OBS: de uma procurada pelo fórum que você encontrara diversos tópicos com assuntos relacionados a inversores...

Espero ter sido útil... valeu.

Postado

Putz! Um PC ligado no carro?

Mas será que não vai dar problemas futuros por causa do constante balançar do carro? Algumas peças, como HD, não poderão ser danificadas, já que são bastante sensíveis?

Postado

não é impossível de ligar um pc no carro não hehe, pela internet existe um projeto DC-DC de fonte AT que pode ajudá-lo , quanto ao hd tem que ser bem bolado um projeto para absorção de impactos , o problema é o padrão AT, logo , não dá para ligar um pc poderoso e inversores dizem que seu consumo é elevado e tem baixo rendimento , até onde isso é verdade eu não sei , não me aprofundei no assunto , vou montar um inversor e matar a charada, eu tenho o projeto do inversor de 300w e da fonte AT para o carro , precisando me procure pelo msn ou icq blez ? :joia:

• 2 semanas depois...
Postado

Olá amigo,

Já pensei e bolei várias soluções para resolver este mesmo problema, mas os mais eficazes são os 2 seguintes:

1- Utilizar um circuito secundário de no-break como inversor. Isso pode assegurar o funcionamento "normal" do equipamento no carro. O problema fica na autonomia.

2- Utilizar 2 baterias 12V (normal das de carro), ligadas em série, produzindo assim 24Vcc puro.

Daí, você tem, dada a Ddp -12V, 0V e +12V, considerando o meio de conexão entre as baterias como base de tensão (0V)

O segundo é mais interessante porque elimina a necessidade de utilizar a fonte do micro. Basta montar divisores de tensão para tirar os 5V e o q mais precisar e jogar direto nas placas.

Para recarregar o sistema, o mais fácil é acoplar um segundo alternador, para 24V. Mas, como não coloquei essa maravilha em prática, não sei te dizer se recarrega sem queimar :D Nada que uns diodinhos não resolvam.

Se der, me coloca em contato com o cara, q eu quero saber se as idéias dele são as mesmas q eu tenho :)

Já pensou em usar PC industrial? E tem sistemas linux q rodam em Flash. Não precisa HD.

Postado

Navegando pela internet, já encontrei diversos sites com projetos semelhantes a estes citados neste topico, e como dito acima; não é impossível... porém, existem diversos problemas que devem ser contornados, um deles, é o HD, ou seja; os discos rigidos utilizados em sistemas pcs, danificam-se com impactos, você deverá utilizar um sistema de amortecimento ou um hd de notebook... o restante não fica tão difícil, porém você deverá adaptar seu projeto a suas necessidades... esperto ter sido util...

acesse www.mp3car.com.br

lá tem um monte de dicas...

falou :D

Postado

Ai Galera !!!

Um cara daqui da cidade queria ter um som legal no carro dele para fazer propaganda de rua.

Então ele tinha um amplificador profissional (PA) e 2 caixas de som boas.

Foi a uma loja e o tecnico instruiu ele a comprar um no break e desligar a bateria interna dele e ligar direto na bateria do carro.

Assim ele iria funcionar normalmente, tendo os 12V da bateria do carro.

Até hoje ele anda com o carro por aí fazendo propaganda de rua aqui na cidade.

Um no break de marca boa está em torno de uns R$ 200,00 sem falar na segurança de tensão estabilizada, uma vez que foi projetado e testado para a tal função.

beleza

PAULO.MORTARI

Postado

Ola amigo, eu ja tive que andar com um pc ligado dentro do carro, quando eu trabalhava com as lombadas eletronicas, funciona normalmente, mas você tem que tomar cudado com carro mais antigos que não tem ignição eletrônica pois a falta deste sistema pode causar muitos problemas ao computador

Postado

:palmas: aeewww pessoal , ja liguei o pc no carro , usei meu nobreak , ele não é dos muito grandes tem dentro duas baterias 12v 8 A, eu isolei essas baterias e liguei na bateria de caminhão que tenho no carro, para meu som , funcionou normal, coloquei com o monitor tb hehehe é dava pra olhar clips e td heheh

sugiro a compra de no breaks com as baterias estragadas , pois acredito que esse é o primeiro problema q aparece neles , isso torna a brincadeira mais barata!!

estou atrás de um monitor pequeno pra colocar nesse sistema , ou se for possivel um monitor de notebook... alguem sabe como adaptar o de notebook????

• 3 semanas depois...
Postado

aí o link não tá abrindo....

eu conheço o dono de uma loja de som automotivo aqui da minha cidade e falando com ele, ele disse que já coloco 3 pcs dentro de carros.

com direito a dvd e tudo +, e ele usava tela lcd d carro como monitor, esses lcd d carro eles usam entrada de video em S-VIDEO portanto uma placa + moderna com saida de video resolve qualquer problema...

pra alimentação ele usava no-break tb, ele apenas tirava as baterias originais do no-break e ligava nas baterias (geralmente é usado + d uma bateria pra som automotivo + exigente) do carro, e funciona normalmente.

Postado

o link do amigo Vinibelicia leva exatamente a este link :

http://www.geocities.com/arturqueiros/fonte1.html

é uma boa fonte mas recentemente descobrí projetos de fontes beeem mais poderosas , o amigo ivanbraga me passou até um projeto de fonte ATX de até 250W REAIS e dá até pra dar a partida no carro sem reiniciar o pc ehheehehehe :devil: ,

o maor problema é encontrar as peças pra fonte , aquí em curitiba literalmente não existe tais peças para venda em NENHUMA loja, em SP to esperando confirmação mas parece que n deve ter tb e acaba sobrando a alternativa de importar as peças ,

a alma do projeto usa componentes da Maxim e da National , a Maxim não envia samples pro brasil e se for comprar sai + 150 reais apenas 4 componentes sem contar a taxa de envio , a National envia samples mas cobra taxa de envio e sai + de 80 reais as 5 peças necessárias,

no final das contas 150 + 80 = 230 reais , fora os componentes adicionais fácilmente encontrados , dá pra compra um inversor ou no-break

no final não compensa , quem quiser se arriscar + tarde eu vou organizar o q descobrí até agora e divulgo num tópico que abrí sobre isso tb.

Postado

Estou querendo ligar um PC AT ou ATX no carro só p/ teste mesmo, mas não entendi muito bem o que falaram aqui, li sobre as baterias i tal...

O que me deixou em duvida é... Não seria sometne converter a energia de 12v p/ 5v onde tem que ser convertido e ligar na placa-mãe?

Ai vai ligar o carro.. a energia cai.. ai faz sentido as baterias.. mas como faria a ligação? Não entendo muito de eletrônia mas gosto de me aventurar...

Estou pensando o seguinte... compro uma bateria de no-break (costuma ser 45 reais) de 12v, ligo a bateria do carro nela e ela na placa-mãe... isso iria funcionar?

Mas a prioridade é: Ligar uma placa-mãe AT ou ATX no carro, caso tudo vá dando certo, vou adicionando um no-break, filtros, etc. Sou tecinico em info mas não saco muito de eletrônica, qual quer ajudar é bem vinda! :)

Obrigado,

ígor

Postado

:-BEER Tectoy tem razão quando diz que é mais simples do que se imagina afinal de contas a saida da fonte dos Pcs é 12 volts e cinco volts o automovel trabalha a 12 volts , li a algum tempo atras artigo do clube que mostrava como instalar cdrom de pc num carro utilizando um regulador de tensão. outra coisa que gostaria de lembrar é que as viaturas de policia de algums Estados americanos se utilizam deste procedimento de usar pcs dentro das viaturas, inclusive conectadas a internet, já a algum tempo OK

Um abraço

ROUGEHORTA

Postado

O mais indicado é usar o nobreak, o circuito já está pronto, não é tão caro e ele compensa as váriações na tensão da bateria(alguns até indicam a carga).

Montar uma fonte para o carro não é tão simples, a fonte teria que suprir correntes bem altas da ordem de 15-20 Amperes, tanto em 12V, 5V e 3,3V! Isso não é simples de se fazer e não é muito barato. Teria que ser construido um conversor DC-DC para esta finalidade, capaz de corrigir a variação na tensão da bateria. O principal desafio é construir o "transformador" da fonte chaveada, para conseguir o máximo rendimento(maior que 90%) e ainda suprir toda a corrente sem saturar. Isso fica difícil de se fazer em casa, ainda mais com correntes tão altas :-BEER

Postado
Postado Originalmente por rougehorta@21 de junho de 2005, 19:21

:-BEER Tectoy tem razão quando diz que é mais simples do que se imagina afinal de contas a saida da fonte dos Pcs é 12 volts e cinco volts o automovel trabalha a 12 volts , li a algum tempo atras artigo do clube que mostrava como instalar cdrom de pc num carro utilizando um regulador de tensão. outra coisa que gostaria de lembrar é que as viaturas de policia de algums Estados americanos se utilizam deste procedimento de usar pcs dentro das viaturas, inclusive conectadas a internet, já a algum tempo OK

Um abraço

ROUGEHORTA

Eu já fiz essa ligação e funcionou 100%!

Liguei um CD-ROM na bateria, montei um esquema p/ passar de 12v p/ 5v usando um transisor de uma fonte queimada, coloquei um cd de musica normal nele e funcionou direitim, tocou e tudo!! hehehe Por isso penso em usar um equema parecido p/ ligar a PL-mãe.

Sobre o no-break.. num tenho dim dim p/ gastar p/ comrpar um no-break :/ e quero fazer somente testes, expêriencias p/ ver se dá certo o que quero fazer. Vou usar uma pl AT da asus e um proc Intel 133Mhtz, se for legal, vou tentar um P3-500Mhtz e quem sabe, um dia fazer ums doideras e ligar ons sensores ao PC e ligar o PC definitivamente ao carro! hehehe Só p/ brincar! :P~~

Postado

Com um pouco de engenho e arte, acho que dá pra alimentar um pc direto de 12V, usando reguladores de tensão linear, desde que o pc a ser alimentado não seja muito guloso em corrente. Acredito q para as tensões mais baixas nem é necessário usar low dropout.

Outra alternativa seria pegar uma fonte atx comum velha e modificá-la, aproveitando os núcleos de ferrite e a controladora pwm, capacitores low esr, e até alguns transistores de potencia.

Os calculos magneticos não são nenhum bicho de 7 cabeças, além do mais o objetivo é funcionar, independente se à eficiencia de 80 ou 90%.

Afinal de contas, uma fonte atx, em termos de engenharia eletrônica, é um negocio bem tosco até...

Agora, poder dar a partida sem causar restart, acho difícil sem bateria de backup...

[] e até +

• mês depois...
Postado
Postado Originalmente por jcspyder@04 de junho de 2005, 17:43

:palmas: aeewww pessoal , já liguei o pc no carro , usei meu nobreak , ele não é dos muito grandes tem dentro duas baterias 12v 8 A, eu isolei essas baterias e liguei na bateria de caminhão que tenho no carro, para meu som , funcionou normal, coloquei com o monitor também hehehe é dava pra olhar clips e td heheh

sugiro a compra de no breaks com as baterias estragadas , pois acredito que esse é o primeiro problema q aparece neles , isso torna a brincadeira mais barata!!

estou atrás de um monitor pequeno pra colocar nesse sistema , ou se for possivel um monitor de notebook... alguem sabe como adaptar o de notebook????

=====================================================

Cara, dá mais detalhes de como você fez essa ligaçao do No Break com a bateria de caminhao? O No Break tem capacidade de carregar a bateria de caminhao, ou essa bateia já e carregada e o No Break so utiliza a carga ? Eu poderia ligar direto na bateria do carro mesmo? Cara, a bateria (como você mesmo disse) do nobreak e de 12v e 8amp, a de um carro e normalmente, de 12v e 56amp, isso não traria algum problema ao NoBreak? Tem fotos?

Grande abraço.

Henrique RJ

Postado

Galera, olha so o que eu achei futucando na net: é uma explicaçao sobre o funcionamente de varios tipos de No Breaks.

Depois de ler essas explicaçoes e juntando com a dos amigos aqui do forum, fiquei pensando em como ligar o No Break na bateria do carro, sem q o proprio No Break a carregue, uma vez que, isso já é feito pelo alternador do carro, tendo assim - creio eu - quase que energia initerrupta, salvo problemas direto com a bateria do carro. Falei muita besteira galera?

[]s.

-------------------------------

O Termo conhecido como No-Break, é somente utilizado no Brasil, pois esse produto é , em todo o mundo ele é conhecido como UPS (Uniterruptle Power Supply). E é exatamente isso que ele é, uma

fonte de alimentação ininterrupta de energia elétrica. Seu principal objetivo é proteger sua carga (PCs, Servidores, Periféricos ou outros equipamentos eletrônicos) contra defeitos ou falhas no fornecimento da energia elétrica. Falhas essas que podem provocar danos no hardware, perda de dados ou indisponibilidade no sistema. Estabilizadores e Filtros de linha atuam apenas na proteção do hardware, só um No-Break pode proteger o seu sistema contra perda de dados e mantê-lo ativo mesmo num blackout.

Existem várias tecnologias de projeto de No-Breaks (topologías) utilizadas hoje e as mais populares são : Standby, On-Line e Line-Interactive.

No-Break Standby

Quando a energia está disponível ela passa pelos circuito de filtragem e estabilização disponibilizando uma energia "limpa" na saída. Ao mesmo tempo o carregador está ativo e carregando a bateria (azul), porém o inversor está desligado. Quando há falta da energia o inversor é ativado e passa a alimentar a saída (vermelho).

Vantagens :

Alto MTBF (Medium Time Betwwen Fails - Tempo Médio Entre Falhas : Parâmetro utilizado para indicação de qualidade do produto ou serviço) devido a :

Poucos componentes eletrônicos e inversor permanecer desligado até a falha da energia.

Baixo consumo de energia. Melhor aproveitamento da bateria devido a sua utilização apenas quando há uma falha na energia elétrica (aumentando sua vida útil).

Outras características :

Tempo de transferência para entrar em modo bateria, ou seja, tempo para ativar o inversor (de 4 a 8ms).,

No-Break On-Line Simples Conversão

Quando a energia está disponível ela passa pelos circuito de filtragem e inversor. O inversor carrega a bateria e utiliza a energia da bateria para disponibilizar uma energia "limpa" na saída (azul e vermelho).

Quando há falta da energia o inversor simplesmente mantém a alimentação da saída ativa via bateria (vermelho).

Vantagens :

Não tem tempo de transferência e pode ser utilizado em cargas com fontes lineares. Possibilita ótimos níveis de

regulação sem um circuito de estabilização na saída.

Outras características :

Possui maior utilização da bateria, diminuindo sua vida útil.

No-Break Linha-Interativa Line Interactive

Quando a energia está disponível ela passa pelos circuitos de filtragem, inversão e estabilização disponibilizando uma energia "limpa" na saída.

Nesse momento a bateria está sendo carregada pelo inversor (azul), que fica sempre ativo. Quando há falta da energia o inversor inverte o sentido de operação e passa a alimentar a saída (vermelho).

Vantagens :

Alto MTBF devido a : poucos componentes eletrônicos. Baixo consumo de energia.

Melhor aproveitamento da bateria devido a sua utilização apenas quando há uma falha na energia elétrica (aumentando sua vida útil)

Outras características :

Tempo de transferência para entrar em modo bateria, ou seja, tempo para inverter o sentido de operação do inversor (de 2 a 4ms).

No-Break On-Line Dupla Conversão

Funcionamento :

O retificador esta permanentemente alimentando a bateria, que alimenta o inversor. O conjunto bateria/inversor é responsável pela alimentação da saída (azul e vermelho). Quando há falta de energia o conjunto bateria/inversor continua a fornecer energia independente da entrada (vermelho).

Vantagens :

Não tem tempo de transferência e pode ser utilizado em cargas com fontes lineares. Possibilita ótimos níveis de regulação sem um circuito de estabilização na saída.

Outras características :

Possui maior utilização da bateria, diminuindo a vida útil e diminuindo o MTBF. Alta distorção harmonica na entrada e baixo rendimento (alto consumo da energia).

• 3 meses depois...
Postado

:bandeira:

e aí galera??

alguma evolucao??

a galera que fez o esquema do no-break, tem fotos aí???

podem detalhar mais um pouco o porjeto???

abraços

Postado

Desculpe entrar de bico na conversa, más não seria mais fácil usar um notebook como os americanos,europeus e japoneses usam em seus carros de competição de som e performace de motores da para fazer o controle, tipo uma gaveta em baixo da painel e ele fica escondido até você puxar ela para usar e o note já é feito para aguentar vibrações.

Postado

amigao...

a intencao é fazer algo do tipo "feito por mim"...sabe.... você pegar, alterar o jeito que as coisas funcionam e adaptar a novos dispositivos..... como diz meu amigo.... diversao de doido!!!

pegar algo pronto o por la num tem graca não.... o negocio é usar coisas q tem em casa e de custo baixo..... pra fica rlegal, barato e divertido

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!