Ir ao conteúdo

Fio terra !

cereal

Posts recomendados

Postado

O que eu posso fazer, se eu moro num prédio antigo, aonde não tem o fio terra ? Sempre que eu coloco a mão na tampa da CPU eu tomo um choque. Tem algum jeito de desviar essa carga, sem ser pelo prédio ? algo que ue possa fazer dentro do apartamento ?

Postado

Problema clássico. O ideal seria você fazer uma rede de aterramento onde o fio terra é ligado num bastão de cobre que é enterrado no solo (e não pode ser qualquer solo...). Mas no caso de edifícios antigos você pode ligar o fio terra na caixa metálica (se for metálica) de dentro da tomada na qual você vai ligar o seu estabilizador. Note que este procedimento deve ser feito com cautela e sempre com o uso de um multímetro para verificar se essa caixa metálica não está em curto com a fase da sua rede elétrica. Para verificar isso você liga o multímetro na escala de volts AC mais baixa que tiver, coloca uma das ponteiras do instrumento na caixa metálica da tomada e a outra ponteira você segura com a mão. O valor marcado não pode passar de 10 volts (não vai dar choque em você fazer esse teste, mas é aconselhável fazê-lo sem estar com os pés descalços). Se o valor for baixo pode utilizar como terra a caixa mesmo (se o valor for 0 não vai adiantar usar, se for uma tensão mais alta não aconselho utilizar).

Postado

Se o encanamento também for antigo, talvez eles sejam de ferro. Se for o caso você pode uzá-lo como terra.

...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...