Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Velocidade com o xp


leonet.vix

Posts recomendados

Boa Noite,

Estou com várias maquinas na empresa com processador de 1,7 Ghz porém com 128Mb de RAM. Sei que a performance esta baixa devido ao excesso de informação perto de tão pouca memória para a necessidade do XP. Gostaria da ajuda dos "magos" deste site, que conhecem cada detalhe do XP, e que pudessem me informar algumas configurações básicas que poderia estar melhorando a performance destas maquinas com configuração citada sem alteração de registro, antecipadamente agradeço a todos que puderem responderem, Leonardo Ballestrassi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já deu uma lida no Guia de Otimização do Windows XP, aqui do Fórum?

Dê uma olhada:

Guia de Otimização do Windows XP - Parte 1

Guia de Otimização do Windows XP - Parte 2

Guia de Otimização do Windows XP - Parte 3

Neste guia tem dicas para melhorar o desempenho geral do sistema operacional.

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você pediu ajuda aos Magos... acho que é comigo. hehehe

 Bom.. vou te dar uma dica excelente, já que você tem pouca memória.

 Pouca memória significa uma coisa: Uma quantidade maior de acesso ao disco.

 Logo, se você tiver o arquivo de SWAP do Windows XP localizado nos primeiros setores do disco, a velocidade de acesso a eles será maior, isso fará com que o Windows fique REALMENTE mais rápido! Via regra, a velocidade dobra do final para o começo do disco.

 Uma maneira de fazer isso, seria particionar o HD e criar uma partição em FAT16 de apenas 500Mb (suficiente pra quem tem 128) ou de 1Gigabyte, pra quem tem 512Mb RAM.

 O tamanho do arquivo SWAP do Windows é diretamente proporcional à quantidade de memória RAM que você tem. Eu por exemplo tenho o arquivo PAGEFILE.SYS do Windows XP ocupado 800Mb em uma partição FAT16 no primeiro setor do  disco.

 Como particionar é um saco, outra maneira seria usar o  SPEEDISK do Norton 2003, e fazer com que os arquivos temporários fiquem no começo do disco. Ele faz isso por padrão.

 Agora.. quer algo melhor...

 Faça tudo aquilo que falei só que com 256Mb de memória. heheeh

 Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mago®@09 Abril 2003,17:55

Como você pediu ajuda aos Magos... acho que é comigo. hehehe

 Bom.. vou te dar uma dica excelente, já que você tem pouca memória.

 Pouca memória significa uma coisa: Uma quantidade maior de acesso ao disco.

 Logo, se você tiver o arquivo de SWAP do Windows XP localizado nos primeiros setores do disco, a velocidade de acesso a eles será maior, isso fará com que o Windows fique REALMENTE mais rápido! Via regra, a velocidade dobra do final para o começo do disco.

 Uma maneira de fazer isso, seria particionar o HD e criar uma partição em FAT16 de apenas 500Mb (suficiente pra quem tem 128) ou de 1Gigabyte, pra quem tem 512Mb RAM.

 O tamanho do arquivo SWAP do Windows é diretamente proporcional à quantidade de memória RAM que você tem. Eu por exemplo tenho o arquivo PAGEFILE.SYS do Windows XP ocupado 800Mb em uma partição FAT16 no primeiro setor do  disco.

 Como particionar é um saco, outra maneira seria usar o  SPEEDISK do Norton 2003, e fazer com que os arquivos temporários fiquem no começo do disco. Ele faz isso por padrão.

 Agora.. quer algo melhor...

 Faça tudo aquilo que falei só que com 256Mb de memória. heheeh

 Abração

bem mago vamos ver se entendi, tenho um hd com 3 partições, uma é o C normal com o win98se, a outra é a D é uma de backup,e a outra F onde está instalado o xp, o q você diz é criar no C uma partição de 750MB (256 DE RAM Q TENHO) e deixá-la sem SO, é assim você diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por foxangel@10 Abril 2003,02:34

bem mago vamos ver se entendi, tenho um hd com 3 partições, uma é o C normal com o win98se, a outra é a D é uma de backup,e a outra F onde está instalado o xp, o q você diz é criar no C uma partição de 750MB (256 DE RAM Q TENHO) e deixá-la sem SO, é assim você diz?

 Bom.. presumi que você tivesse apenas o Windows XP na máquina. Pois a ideia básica de tudo é ter os arquivos temporários do Windows XP em uma única partição (de preferência a mais rápida) e que não tenha a possibilidade de fragmentação desta unidade. Ou seja, se você colocar os temporários do XP na sua primeira partição dividindo espaço com o outro Windows, os temporários estariam fragmentando muito a cada reiniciada do sistema. Neste caso.. esquece tudo o que te falei...

 Imaginando que você queira formatar tudo e montar as partições novamente, as letras das unidades podem não necessariamente corresponder a sua posição no disco. Ou seja, a primeira partição pode se chamar D, a segunda C e assim por diante.... Depende de como você começa. Isso é um rolo que consigo fazer teimando muito.

  A ideia de fazer a primeira partição receber uma letra diferente da "C" é por conveniência. Pois todo programa gosta de instalar tudo no C:\

  O importante é deixar uma partição única para os arquivos temporários, e que de preferência, esteja nos setores iniciais do disco, pois o Winchester, ao contrário dos CD's, é escrito de fora para dentro. Logo, a posição mais externa do disco tem maior velocidade linear... e por consequencia, mais rápido ela é.

  Outra possibilidade, se não conseguir mudar o nome das letras, seria instalar o Windows na D e deixar o C como TEMPORÁRIOS. Isto é chato.

   A maneira melhor ainda é ter um segundo HD e colocar os arquivos temporários do Windows no primeiro setor deste segundo HD.

  Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Mago®+11 Abril 2003,16:58-->
foxangel@10 Abril 2003,02:34

bem mago vamos ver se entendi, tenho um hd com 3 partições, uma é o C normal com o win98se, a outra é a D é uma de backup,e a outra F onde está instalado o xp, o q você diz é criar no C uma partição de 750MB (256 DE RAM Q TENHO) e deixá-la sem SO, é assim você diz?

 Bom.. presumi que você tivesse apenas o Windows XP na máquina. Pois a ideia básica de tudo é ter os arquivos temporários do Windows XP em uma única partição (de preferência a mais rápida) e que não tenha a possibilidade de fragmentação desta unidade. Ou seja, se você colocar os temporários do XP na sua primeira partição dividindo espaço com o outro Windows, os temporários estariam fragmentando muito a cada reiniciada do sistema. Neste caso.. esquece tudo o que te falei...

 Imaginando que você queira formatar tudo e montar as partições novamente, as letras das unidades podem não necessariamente corresponder a sua posição no disco. Ou seja, a primeira partição pode se chamar D, a segunda C e assim por diante.... Depende de como você começa. Isso é um rolo que consigo fazer teimando muito.

  A ideia de fazer a primeira partição receber uma letra diferente da "C" é por conveniência. Pois todo programa gosta de instalar tudo no C:\

  O importante é deixar uma partição única para os arquivos temporários, e que de preferência, esteja nos setores iniciais do disco, pois o Winchester, ao contrário dos CD's, é escrito de fora para dentro. Logo, a posição mais externa do disco tem maior velocidade linear... e por consequencia, mais rápido ela é.

  Outra possibilidade, se não conseguir mudar o nome das letras, seria instalar o Windows na D e deixar o C como TEMPORÁRIOS. Isto é chato.

   A maneira melhor ainda é ter um segundo HD e colocar os arquivos temporários do Windows no primeiro setor deste segundo HD.

  Abraços

certo, mas estava pensando em fazer isso mesmo, retirar o 98 do C já q não o uso mais pra nada, uso apenas o xp, e caso eu redimencione o C, formate ele e permaneça com o xp na unidade F como falei, terei problemas para iniciar o sistema? ou eu retirando o 98 ele iniciará normalmente pelo xp, valeu brigadão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por foxangel@11 Abr. 2003,19:52

Acho que seria interessante você fazer o seguinte então...

 Um colega me passou esta dica e funcionou.

 Crie partições:

  1

  2

  3

  A partição de SWAP deverá ter de preferência 2 vezes a quantidade de memória RAM que você tem. É um pouco exagero, mas sobra um pouquinho dependendo do que você for rodar futuramente

  Após criar as partições, destrua a primeira deixando ela livre, formate apenas a segunda partição.. de tal forma a ela receber a letra C (que receberá o Windows XP)

  Saia do programa de pariticionamento e instale o XP nela.

  Após a instalação do XP... entre com o CD de instalação, coloque reparação, insira a senha do admininstrador, e conecte-se a C:

 Rode o diskpart e formate a primeira partição.

 Se tudo correr certo, ela receberá a letra D... e não mudará o C.

 Logo, as ordens serã

 1ª Partição D:

 2ª Partição C:

 

 Faça os arquivos temporários na primeira

certo, mas estava pensando em fazer isso mesmo, retirar o 98 do C já q não o uso mais pra nada, uso apenas o xp, e caso eu redimencione o C, formate ele e permaneça com o xp na unidade F como falei, terei problemas para iniciar o sistema? ou eu retirando o 98 ele iniciará normalmente pelo xp, valeu brigadão.

  Terá problemas apenas se a letra da F que está o Windows XP for mudada ou também se a F não for mais a 4ª partição no disco.

   Há um arquivo, que não me lembro o nome que contém estas informações na raiz do F...

   Abração

 Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!