Ir ao conteúdo

Problemas com temperatura

nassif

Posts recomendados

Postado

Fala galera,

Seguinte, quando eu rodo jogos como battlefield 2, minha máquina eleva a temperatura muito rápido chegando a reiniciar (passa dos 70º).

A configuração é:

P4 3.0 HT (cooler in-box)

placa-mãe Intel D865 PERL

1.5gb DDR400 Dual Channel

HD 120Gb SATA

GeForce FX 5700

Gravador DVD LG

Meu gabinete q não tem nada demais. É um 4 baias normal, com o belissimo nome de Super Case P4. Eu tentei instalar dois fans nele, um atrás logo abaixo da fonte (tirando o ar quente), porém na frente, como não tem lugar para prender o fan, eu adaptei. No gabinete ainda, bem na frente do processador, tem uma entrada/saida com suporte a colocar um fan. Eu fiquei em dúvida se coloco um ali pra tirar o ar quente ou pra puxar ar frio... Alguém pode me dar uma dica ?

Bem em relação aos fans nada mudou, inclusive parece que esta esquentando mais...

Eu to bolado porque não fui eu q montei a máquina, então não sei que besteira podem ter feito. Inclusive eu já tive que refazer algumas coisas na CPU porque montaram errado (memoria não dual, SATA ligado errado).

O que faço, compro um cooler novo ?? Qual vocês me indicam pra essa máquina ?? Gabinete novo, qual ??

Me ajudem porque ta brabo, inclusive hoje eu acordei e minha máquina tinha reiniciado... acho que foi devido a temperatura (ja que na minha terra, a noite de ontem estava 5º ambiente hehehe)

Bem é isso... quem puder me dar um help ai eu agradeço....

[]´s

Postado

O cpu está com overclock??

O certo é por uma fan atrás retirando o ar quente ( exaustor) e uma na frente puxando o ar de fora para dentro.....

Tente tirar o cooler e ver se a pasta termica foi colocada corretamente ou se foi preso corretamente....

falou

até mais....

Postado

Ola nassif.

Elevação de temperatura não é causada so por falha do cooler. è preciso verificar todo o sistema desde a temperatura ambiente ate o fluxo de ar interno. voce tem que ver o seguinte, jogo exigem demais de todos os sistemas. Vi o amigo meu jogando baterfield la em casa num portatil e o local em que estavamos era muito quente. O processamento caiu por elevaçao da temperatura. Uma solução ligeira para voce é reforçar o fluxo natural de ar. Ou seja, puxa para dentro o ar frio do meio ambiente e com um cooler da frente, e um cooler ligado dentro do gabinte. O dna parte do fundo joga o ar para fora. VAi melhorar um pouco. OU elevar a rotação do cooler pode ajudar. é preciso toda uma descrição de como estão instalados ai no seu gabinete. por enquanto é so isso.

Postado

Ja ia esquecendo. Montei um watercooler bem baratinho para mim. o resultafo foi esplendido. Muito do que se fala de exigencia no water não passa de pura lenda. Ao monitorar a temperatura vi claramente que esta sobe no minimo de 3 a 5 graus so em processar um arquivo vob para divs. Agora imagine um jogo desse seu?

Postado
Postado Originalmente por z3cU3c4@26 de junho de 2005, 18:50

O cpu está com overclock??

O certo é por uma fan atrás retirando o ar quente ( exaustor) e uma na frente puxando o ar de fora para dentro.....

Tente tirar o cooler e ver se a pasta termica foi colocada corretamente ou se foi preso corretamente....

falou

até mais....

Galera obrigado pela ajuda.

Os dois fans que eu coloquei estão exatamente executando isso, o de trás como exaustor e do da frente puxando o ar de fora pra dentro....

Eu to achando que o cooler que veio com o processador (inbox) q esta com defeito. :( Eu não to conseguindo ver as rotações dele tanto na bios, nem em programas.... E segundo um amigo que tem um processador igual, o dele da pra ver.

Os dois fans q eu paguei 15 prata aparecem normal a rotação e essa droga que tem o simbolo da intel e faz o preco do processador aumentar no minimo uns 10% não dá.... hahahah

Eu vou dar um pulo na loja onde comprei amanhã e reclamar com o velho de lá.... Pelo menos ele vai ter q arrumar um outro pra eu executar um teste.

Valeu mesmo aí galera.... se alguém tiver mais alguma ideia, agradeço !!!

[]´s

Postado

Troca esse cooler do processador... :bored: Se você ja tem fans fazendo a circulação interna de ar, o seu problema esta no cooler....Se você puder desemc=bolsar uma graninha, pega no minimo um zalman 7700-alcu! falou... B)

Postado

Seguinte,

Eu arrumei um cooler Clone (ruinzinnn hehehe) pra testar. E eu estava certo quanto a minha desconfiança.... o cooler inbox que veio estava ferrado. Bom eu vou comprar um Zalman mesmo....

Qual modelo vocês me indicam para o P4 3.0 HT Prescott com uma placa-mãe Intel D865 PERL ?

Valeu :)

Postado

Ola , desculpem eu estar postando minha duvida na área do colega, mas tenho uma duvida em relação à temp. do meu processador. Ele é um pentium 3,2 HT. Meu gabinete não é daqueles torre e sim um grande. Tem apenas um cooler in a box e o bicho chega a 90 C !! Isso é normal ?? Tirei a tampa do gabinete lateral e meti um ventilador( é ventilador mesmo) em cima do processador e ficam em 88 C mesmo assim.

Minha dúvida: Se até com o gabimete aberto e um ventilador dos grandes em cima dele fica a essa temperatura, será que 2 fans ou um cooler melhor resolveriam ?

Gostaria de saber qual a temperatura que o de vocês chega. E olha que usando a net normal, ele fica em 89 C com td isso que eu postei aqui.

Abraços à todos dessa comunidade e continuem a ajudar cabaços igual à mim.

Wilson

Postado

Olá pessoal,

Postei em outro fórum o seguinte:

Montei um PIV 3.2E "in box" em uma placa Intel D865 PERL e gabinete Goldship com cooler traseiro de 120mm (exaustão) cooler superior 80mm (exaustão) e cooler lateral no duto de ar (na cara do processador) de 80mm (ventilação), e placa de vídeo Nvídia Geforce 6600GT.

O problema é que não consigo jogar. A temperatura vai para 73C. O cooler da Intel não passa de 2500 rpm.

Eu já havia montado três computadores similares ao mensionado acima onde a única diferença é que o processador é um 2.8E "in box". Nestes computadores, o cooler aumenta de rotação com o aumento de temperatura até 4500 rpm mantendo a temperatura do processador sempre abaixo de 60C.

A corrente dos coolers "in box" do PIV 2.8E é de 0,44A, enquanto que para o PIV 3.2E é de 0,13A, ambos para 12V (é claro). Acho que os coolers podem estar vindo com capacidade insuficientes de potência para os processadores.

Em 2 correios enviados à Intel, em um fui orientado a trocar o conjunto processador + cooler, em outro fui orientado que o cooler é assim mesmo. A impressão é que as pessoas que respondem aos correios de forma genérica.

Gostaria de saber qual a corrente e o processador de cada um de vocês.

Obs: Já consegui algumas amperagens: Celeron 2.0 - 0,28A, PIV 3.2 Extreme Edition - 0,44A e PIV 2.8E - 0,44A.

É muito estranho num PIV 2.8E o cooler aumentara rotação junto com a temperatura e num PIV 3.2E o cooler se manter em 2500 rpm independente da temperatura do processador.

Acho que os coolers da Intel estão bichados.

Postado

Verifique a temperatura do processador com a tampa lateral do gabinete aberta. Aí tu saberás se é problema de ventilação no gabinete (caso a temperatura caia) ou o cooler do processador (caso a temperatura permaneça alta).

Se o problema for de ventilação:

http://cache-www.intel.com/cd/00/00/06/20/62086_62086.pdf

(normas de ventilação da Intel para processadores Prescott)

Se for o cooler, troque-o (pesquise os modelos aqui no fórum de coolers)

[ ]'s

Postado
Postado Originalmente por cecprovenzano@30 de junho de 2005, 16:59

Olá pessoal,

Postei em outro fórum o seguinte:

Montei um PIV 3.2E "in box" em uma placa Intel D865 PERL e gabinete Goldship com cooler traseiro de 120mm (exaustão) cooler superior 80mm (exaustão) e cooler lateral no duto de ar (na cara do processador) de 80mm (ventilação), e placa de vídeo Nvídia Geforce 6600GT.

O problema é que não consigo jogar. A temperatura vai para 73C. O cooler da Intel não passa de 2500 rpm.

Eu já havia montado três computadores similares ao mensionado acima onde a única diferença é que o processador é um 2.8E "in box". Nestes computadores, o cooler aumenta de rotação com o aumento de temperatura até 4500 rpm mantendo a temperatura do processador sempre abaixo de 60C.

A corrente dos coolers "in box" do PIV 2.8E é de 0,44A, enquanto que para o PIV 3.2E é de 0,13A, ambos para 12V (é claro). Acho que os coolers podem estar vindo com capacidade insuficientes de potência para os processadores.

Em 2 correios enviados à Intel, em um fui orientado a trocar o conjunto processador + cooler, em outro fui orientado que o cooler é assim mesmo. A impressão é que as pessoas que respondem aos correios de forma genérica.

Gostaria de saber qual a corrente e o processador de cada um de vocês.

Obs: Já consegui algumas amperagens: Celeron 2.0 - 0,28A, PIV 3.2 Extreme Edition - 0,44A e PIV 2.8E - 0,44A.

É muito estranho num PIV 2.8E o cooler aumentara rotação junto com a temperatura e num PIV 3.2E o cooler se manter em 2500 rpm independente da temperatura do processador.

Acho que os coolers da Intel estão bichados.

Esses cooler originais não prestam mesmo... A respeito do teu, tu pode configura na bios para q o cooler aumente a rotação conforme a temperatura do processador. Mas eu não recomendo(fiz o test e comprovei q é melhor deixa em 100%). C tu deixa em 100% ele(meu) fica em torno de 2200rpm,não baixar nunca disso, mas conforme aumenta a temperatura ele chega a 3500.

Tu disse q o teu cooler não passa de 2500rpm? C for isso tem alguma coisa errada. O meu, quando to jogando, chega a 3500rpm...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!