Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque 8 bits=1byte , 1024byte=1kbyte


Dadadi

Posts recomendados

Postado Originalmente por Dadadi@21 Ago. 2002,08:02

O que é necessariamente 1 bit ?

Porque um byte é composto de 8 bits ?

Porque 8 aos invés ded outro numero qualquer.

Porque 1  Kbyte são 1024 bytes ao invés de 1000 bytes

como exemplo 1 kilo são 1000 gramas

Solicito ajuda dos companheiros.

Obrigado

1 bit - denominação de um dígito binário, no sistema de numeração binária, que tem base 2, ou seja neste sistema só existem dois algarimos distintos: 0 e 1, com os quais se fazem combinações para a representação de  números e mais outros caractéres.

No sistema de numeração que usamos normalmente, o decimal, tem base 10 e nele existem 10 algarismos distintos: de 0 a 9.

O valor que 1 algarismo assume na representação do número depende da base do sistema de numeração e da posição do algarismo.

Por exemplo, o número decimal 100 assume o valor cem, porque ele é resultado da seguinte soma: 0 x 10 elevado a 0 = 0, +  0 x 10 elevado a 1 = 0, + 1 x 10 elevado a 2 = 100.

Entretanto, o número binário 100, assume o valor decimal de 4, porque ele é resultado da seguinte soma: 0 x 2 elevado a 0 = 0, + 0 x 2 elevado a 1 = 0 , + 0 x 2 elevado a 2 = 4.

Um byte tem 8  ou 7 bits, por convenção, de acordo com o sistema de codificação utilizado.

No Sistema de Codificação EBCDIC, que quer dizer Extended Binary Coded Decimal Interchange Code, código desenvolvido pela IBM, para ser utilizado nos seus computadores "main-frames", e que utiliza 8 (oito) bits para representar 256 caracteres possíveis, neste código ( 2 elevado a 8 = 256 ).

No conjunto de caracteres ASCII ( American Standard Code for Information Interchange ) temos uma codificação padronizada de 7 (sete) bits para representar 128 carateres ( 2 elevado a 7 = 128 ).

A maioria dos sistemas baseados em PC utiliza o código ASCII estendido de 8 bits,  usando os 128 caracteres adicionais para representar caracteres especiais, letras de diversos idiomas, sinais de pontuação e símbolos gráficos.

Quanto ao kilo, no seu exemplo, você abreviou, porque na realidade 1 kilograma = 1000 gramas, isto porque este sistema está na base 10, e então para se ter 1 kilo, multiplica-se a unidade (grama) por 1000 ( 10 elevado a 3 ),

em se tratando de informática, o prefixo kilo é usado para representar o valor da unidade, (bits, bytes, etc..) multiplicada  1024 ( 2 elevado a 10 ).

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 8 bits vieram de limitações devido a tecnologia da época. Ela representa 2 códigos hexadecimais. (Ex.: 00011111 é 1F em hexa)

Repare que 1MB (2^20) também não é 1.000.000 bytes, mas sim 1.048.576 bytes, e assim por diante.

André  :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por angomes@26 Ago. 2002,11:36

Os 8 bits vieram de limitações devido a tecnologia da época. Ela representa 2 códigos hexadecimais. (Ex.: 00011111 é 1F em hexa)

Repare que 1MB (2^20) também não é 1.000.000 bytes, mas sim 1.048.576 bytes, e assim por diante.

André  :-BEER

Acredito que não vieram das limitações da época não.

A razão é que:

1. Tentaram em primeiro lugar 1 byte = 7 bits. Este número seria o suficiente para representar todos os algarismos decimais e letras de uso corrente. Com sete bits pode-se representar (como eu escrevi acima) 128 caracteres.

Entretanto este número de combinações se tornou insuficiente para representar todas as letras, números, acentos e caracteres especiais necessários aos diversos idiomas existentes. Daí resolveram fazer 1 byte = 8 bits, que passou a ter a possibilidade de representar 256 caracteres.

2. O sistema de numeração hexadecimal (de base 16), possui os algarismos 0, 1, 2, 3 , 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, e F, representando respectivamente os numeros de 0 a 15, na base 10 e foi usado devido, entre outras coisas, à estreita relação com a base binária: quatro bits são representados por 1 dígito hexadecimal e portanto 1 byte é representado por 2 dígitos hexadecimais, torna-se então mais legivel a leitura de uma representação de um mapa em hexadecimal do que em bits.

Normalmente os "dumps" de memória são impressos em caracteres hexadecimais.

Obs.: Existem algumas representações em base octal (base 8).

Veja a sua calculadora, no windows, no modo de exibição científica. Ela possui as opções de conversão de caracteres decimais, hexadecimais e octal, para servir de ferramenta para o uso de manipulações com aqueles sistemas de numeração.

Saudações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 9 anos depois...

olá, estive lendo em alguns sites, incluindo as explicações acima para tentar entender a diferença que ocorre entre números binarios e decimais, no entanto não consegui entender, melhor dizendo eu entendo a regra e como funciona, mas para mim não faz sentido.

minha linha de raciocínio:

kilo significa mil

kilo não tem ligação com base 10

então 1(k=mil)byte teria que ser 1000bytes obrigatóriamente porque a unidade de medida é a mesma (byte), não é bits ou outra medida. Poderia ser 1024medidamucholouca, rsrs, mas nunca byte. Ou a questão é apenas a omissão da definição da referência binário x decimal? ex: 1kB_decimais = 1024B_binários.

Procurando mais afundo encontrei algumas informações que mostram o que eu supus acima, gostaria que alguém pudesse confirma-las (não sei se posso postar links):

Kilo veio do grego khiloi e significa (veja a ironia), 1000. É curioso na medida que é o único prefixo que tem um significado numérico.

Mega veio também do grego mega e significa "grande". Alexandre, o Grande era conhecido por lá como "Alexandros o Megas" ou "Megas Alexandros".

Giga vem do latim gigas e que dizer "gigante".

Tera vem do Grego teras e significa "monstro". (Temos que desculpar as pessoas que criaram esses nomes. Eram os primeiros Nerds, e se você acha que os de hoje são estranhos, precisava ver os originais)

Os próximos dois tem referências numéricas indiretas.

Peta vem do gregopente e significa "cinco". Recebeu esse nome porque era o quinto prefixo da informática.

Exa vem do grego também, hex e quer dizer "seis", representando o sexto prefixo. Como eu disse, desculpem os caras. Esse termo e o anterior foram adicionados em 1975, na Conferência Nacional de Pesos e Medidas, na França.

Zetta é a última letra do alfabeto latino. Nesse momento, o pessoal achava que não haveria nada depois desse, dado ao seu tamanho descomunal.

Yotta É a penúltima letra do alfabeto latino, e tanto pode significar que os criadores dos prefixos se arrependeram de chamar o anterior de último, como pode também querer dizer que os próximos seguirão o alfabeto latino, de trás pra frente. Esses prefixos nos dão valores para quantificar os dados, mas toda vez que falamos em megas e gigas, a coisa fica meio abstrata.

Retirei de: "Blog Ainda Sem Nome"

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>Confirmando que KILO=1000(mil)<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

abaixo do texto no blog tem um comentário por flaviodesousa que diz o seguinte:

Essa confusão entre Kilos serem 1000 no SI (Sistema Internacional de medidas) e 1024 em computação levou o IEC (e, posteriormente, o IEEE) a propor uma nomenclatura à parte para medidas binárias.

Conforme essa proposta Kilo, Mega, Giga serão sempre 1000, 1000000, 1000000000 de alguma coisa, para dados com base binária teremos Kibi, Mebi, Gibi etc representando 1024, 1048576, 1073741824 etc (2^10, 2^20, 2^30 etc).

...................................................................................................................

Então eu pergunto, eu estou certo que isto está errado ou realmente não estou conseguindo entender?

Se eu estiver certo, porque diabos, em pleno 2012 compramos HD`s com informação errada?

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!