Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurar boot no lilo!


Felipe R

Posts recomendados

Estou com dúvidas quanto a maneira de se instalar 3 OS em um HD de 20gb.

1° Existe instalado o mandrake 10.1 com Lilo.

2° Quero instalar o Fedora 4 e configurar o boot no lilo.

3° Quero tambem instalar o windows, por último, e configurar o boot também no lilo.

Problema> Não sei como fazer essa configuração.

Gostaria muito de um help pois estou começando com o linux agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema de instalar o windows por último, é que ele costuma regravar a MBR, apagando o lilo. Enquanto que instalando um linux por último, ele dá a opção durante a instalação de acrescentar outros sistemas operacionais.

Bom, pra fazer isso, é preciso ter uma partição vazia pro Fedora e uma fazia pro Windows. Utilize algum software de particionamento. Crie a partição do windows no formato FAT32. A escolha do tamanho de cada partição depende dos programas que pretendes usar em cada sistema. Se for só pra teste, 3GB é suficiente (algumas distribuições pedem muito menos que isso).

Instale o Windows primeiro, ele deve reconhecer somente a partição dele. No final da instalação ele terá apagado o lilo (de fato, no início, porque a instalação requer vários reinícios, e somente na primeira vez o boot é feito pelo CD), tirando o acesso direto ao Mandrake.

Instale o Fedora, ele vai perguntar se queres instalar na partição que sobrou. No final, ele vai regravar o lilo (ou o grub, não sei, mas tb serve) e apresentar as opções pra adicionar boot pro Mandrake e Windows também.

É isso! :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um disco de boot da distro que esta instalada e qualquer problema você pode iniciar ela pelo disquete e gravar a MBR com o Lilo de novo...

Sobre a configuração você pode se informar melhor lendo o Guia Foca Linux... mas ele vai ficar mais ou menos assim:

image = /boot/vmlinuz-2.6.10
 root = /dev/hda5