Ir ao conteúdo

COMO IMPLANTAR DUAS FONTES NO MESMO GABINETE?

aluis2002

Posts recomendados

Postado

se sua fonte for atx é só você ligar no conector de 20 pinos que sai da fonte o fio verde a qualquer um preto, que assim que você ligar a tomada ela vai ligar tambem, mas desta maneira você vai ter que ligar dois cabos de alimentação da força, ou se você quiser pode desmontar as fontes e puxar os fios correspondentes da tomada de uma e ligar na outra assim você não precisará de dois cabos de alimentação.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img338.imageshack.us/img338/8615/image0067cd.th.png' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

eu fiz isto, montei uma caixa e adaptei as duas fontes nela e ela vai ficar na parte de baixo (embaixo) do meu gabinete, melhorando assim a ventilação

Postado

Branado, eu tambem estou interessado em fazer isso, mas me desculpe, eu não consegui entender o que voce explicou, pode tantar ser mais especifico ?

abraços !

Postado

Isso passou pela minha cabeça tb !!! Bem eu imaginaei a segunda fonte na parte de cima do micro, por fora mesmo, ligada a energia, presa ao micro, e os cabos de força que ficaria a duvida...

Não sei bem como mas um projeto com duas fontes seria o ideal .. pois você não precisaria copmprar uma FONTE de 400 reais .. para fazer o seu case .. visto que minha ffonte é genérica.. !!!

Postado

... Pensei nisso tamben, mas minha maior dúvida é em relação aos recursos da Tecnologia ATX, como Ligamento e Desligamento Programado, Modo de Espera e principalmente interação com Discos Rígidos, uma vez que é recurso exclusivo de Fontes ATX o corte de energia do HD em tempo de espera ou no caso de desligamento, tenho a dúvida em como proceder a junção de duas fontes, pois gostaria de deixar uma ligada exclusivamente na Placa Mãe e a outra nos Drives e afins, mas não sei se o sistema iria entender como uma só fonte, tenho medo de fazer a " ligação direta " que você descreveram e a segunda fonte apenas cortar bruscamente a energia do meu HD, resultando em desligamento inadequado...

...Não sei se corro tais riscos, se alguem tiver mais informações, por favor postem, acho que seria muito útil para todos pois se existir a mesma segurança de fontes de Marca, acredito ser bem melhor comprar duas fontes de 500W Genéricas por 50 R$, ligalas em paralelo e com um controle unificado, teriamos um sistema mais estável e uma disposição de energia igual ou maior do que fontes de Marca que custam 200R$

Vamos Pesquisar, isso é bem Útil !!

:-BEER

Postado
Postado Originalmente por roller@20 de julho de 2005, 05:46

... Pensei nisso tamben, mas minha maior dúvida é em relação aos recursos da Tecnologia ATX, como  Ligamento e Desligamento Programado, Modo de Espera e principalmente interação com Discos Rígidos, uma vez que é recurso exclusivo de Fontes ATX o corte de energia do HD em tempo de espera ou no caso de desligamento, tenho a dúvida em como proceder a junção de duas fontes, pois gostaria de deixar uma ligada exclusivamente na Placa Mãe e a outra nos Drives e afins, mas não sei se o sistema iria entender como uma só fonte, tenho medo de fazer a " ligação direta " que você descreveram e a segunda fonte apenas cortar bruscamente a energia do meu HD, resultando em desligamento inadequado...

...Não sei se corro tais riscos, se alguem tiver mais informações, por favor postem, acho que seria muito útil para todos pois se existir a mesma segurança de fontes de Marca, acredito ser bem melhor comprar duas fontes de 500W Genéricas por 50 R$, ligalas em paralelo e com um controle unificado, teriamos um sistema mais estável e uma disposição de energia igual ou maior do que fontes de Marca que custam 200R$

Vamos Pesquisar, isso é bem Útil !!

:-BEER

É mais ou mesmo assim que eu penso!!!

Conversei com um amigo em outro forum, e ele me deu algumas explicações mas não da forma que queria, se é q me entendem, tenho duvidas sobre as ligações (principalmente), se poderei inabilitar o conector principal que liga na placa mãe (pois usaria essa segunda fonte somente pra leds e fans),.

Ele me disse que terei q usar dois cabos de força já que na ligação em paralelo, quem da o start é a placa mãe.

Falo sinceramente pra vocês até agora ainda não tive uma ideia definitiva, mas no sábado como diria o nobre amigo Vicente Mateus (ex-predisidente do corinthians) haja o que hajar eu farei essa ligação, mesmo correndo riscos, e na segunda-feira post aqui essa minha experiencia, espero q até lá tenham mas informações pra q eu não queime nada.

valeu amigos B)

ahh, desculpas por ter postado meu tópico todo em maiusculo, ficou feio... :tantan:

Postado

pra você ligar o start de uma fonte ATX é só ligar o fio verde a um preto qualquer no conector que vai para placa mãe o de 20 pinos geralmente, ai ela funciona.

Postado

... É , acho que o Negócio é usar uma Fonte exclusivamente para a Placa-Mãe e HD's no mínimo, não sei se existe agum APM (Gerenciamento de Energia Avançado) p'ra dispositivos como CD-Rom, Drive1.44 ou similares, portanto se alguem souber, por favor...

Seria muito bom se algum " GeeK " desse uma passada por aqui p'ra nos esclarecer melhor dos detalhes...

...e principalmente dizer se vale a pena e se é um bom negócio.

falou Pessoal, daqui a pouco eu volto !!!

:help::-BEER:help:

Postado

aí...tipo eu fiz assim no meu....eu tenho uma fonte normal q uso so pra liga o PC ....e uma fonte AT q eu coloqei no lugar das baias...tipo ..como eu uso apenas 1 baias ainda sobram 3...eu peguei uma fonte AT ...cortei todos seus fios dee MOLEX dexei so 1 ...e coloqei so a parte de dentro da fonte no case...ai pra liga ela eu dedsmontei minha fonte ATX e liguei os fios dela direto nos fios da força q liga na fonte ATX ...e tb tem um botao q eu posso liga e desliga a fonte AT....nessa fonte AT q eu coloqei eu ligei 2 luz barra de negra...25 leds e 4 cooler....é ta funfano OK...hehehe

:D

Postado

q gambiarra hein Hebert mais desde que funcione tá valendo nehh!!

Mas pelo que entendi o pessoal do topico e eu também, nos queremos saber como ligar 2fontes ATX !

Li aqui que seria pegando um fio verde da fonte que não tem ligacao com a placa-mãe e lignado esse verde em um preto kualker que tenha ligacao com a placa-mãe é isso mesmo?

Postado
Postado Originalmente por Kernelllll@22 de julho de 2005, 18:37

q gambiarra hein Hebert mais desde que funcione tá valendo nehh!!

Mas pelo que entendi o pessoal do topico e eu também, nos queremos saber como ligar  2fontes ATX !

Li aqui que seria pegando um fio verde da fonte que não tem ligacao com a placa-mãe e lignado esse verde em um preto kualker que tenha ligacao com a placa-mãe é isso mesmo?

nem é gambiarra essas fotos eu tirei qando eu desmontei td porque to montano uma baias tripla q vai te botao pra controla td....intao tive q desmonta td.....e tb qando o case ta montado não da para ver nenhum desses fios aí ..ehehhe...fica bem organizado..ehhehe :D

Para ligar 2 fontes ATX é facill..é so ligar os fios mesmo...+ eu postei as fotos e os negocio para ele ter uma ideia de q luga eu coloqei minha fonte....é eu não tinha um fonte ATX pra coloca..intao coloqei uma AT mesmo...ehhehe

:-BEER:-BEER

Postado

uhwuaehuae blzaaa intaumm!!

Cara só que fiquei encucado com uma coisa!!!

porque ligar o fio verde no preto? porque não ligar verde com verde, já que eles tem a mesma funcao ?

Postado

...se você ligar só o verde com verde só conseguirá acionar a primeira fonte (da placa mãe) ja que o no botão de ligar da machina só saem 2 fios (geralmente um verde e um preto) apertanto o botão você só estará encostando os dois e acionando a machina pela primeira fonte ...

Postado

Eu não entendo qual a dificuldade neste assunto :aranha::wub: eu fiz isto e minha makna esta funcionando legalzinha, uma fonte a generica eu ligo os meus drives de cdrw, tres fans (uma de 120mm e duas de 80mm) o cooler jetmaster do processador e duas luzes UV e um neon e dois drives disquete de 1,44mb. A outra fonte de watts reasi eu ligo a placa mãe, e o HD. Pronto minha makna trabalha com uma tensão legal. e só tenho uma cabo que alimenta as duas fontes e ainda fiz uma ligação pra quando eu quiser desligar a fonte genérica (quando for deixar a makna ligada muito tempo), não precisa ser experte em eletrônica pra fazer isso, só o que se precisa saber é como fazer pra ligar a segunda fonte que não é conectada a placa mãe, como já foi explicado anteriormente é só juntar o fio verde a qualquer um preto que assim que você ligar a tomada ela começa a funcionar.

Postado

...é mas poderia ser um excelente tópico para abrirmos uma discusão, estive acompanhando um tópico na Forum PC's, onde eles estão pesquisando juntos melhorias manuais em uma fonte e até mesmo a ligação de duas fontes em uma só, porém essa ligação ((a mais legal e a que me interessa)) seria das duas fontes alimentando com energia totalmente aproveitavel e REAL ( falo de 400W Reais , sonho que deve custar uns 400 Reais$$$ :ahh: ) e sem desperdicio de energia na forma de calor.

Ligando as fontes em paralelo teriamos somente duas fontes genéricas com voltagens irreais, que causam desperdicio enorme de energia em forma de calor, com componentes "ja de má qualidade" e sobrecarregados...

O que proponho seria um projeto, voltado para nós, pobres e humildes seres que desconhecem os conceitos avançados da Eletrônica.. ""eu acho"" poderiamos discutir e aprender o funcionamento de duas fontes, alimentando a machina com as mesmas linhas de energia ( com os mesmos valores.. como se fosse única.. = REDUNDANTE= .... pois na ligação em paralelo as fontes são absolutamente independentes )

(( No forum eles ja estão discutindo a um bom tempo e todos usam termos técnicos por isso ta meio difícil de acompanhar ))

bom, pra quem quiser saber mais a respeito ou entender melhor, C L I K E . A Q U I .. quem se interessar é só ler tudo ... passei o link da segunda página , mostrando o que eu quero fazer , mas vocês podem voltar na primeira e acompanhar , mas só fala da ligação simples e paralela...

...e A Q U I eles estão discutindo as possiveis melhorias em fontes genéricas...

é isso pessoal ... caso ninguém aqui se interesse , vou ter que ler aquelas 46 páginas mesmo .. he he ..

Tudo para não pagar 300 Reais em uma fonte de marca ...

e Tudo para aprendermos a MODificar ... é por isso que estamos aqui ...

Até mais ... daqui a pouco eu volto ... :-BEER

.

Postado

MInha solução que encontrei para fazer meu case, bem galera minha fonte é genérica, e eu estou começando meu case.. ou que eu fiz fui na santa efigenia e comprei uma fonte at por 10 conto usada mesmo, onde vou ligar:

1 Regua de led.

1 UV Lampada.

1 FAN com Led lateral.

1 FAN para a VGA ( independente pois minha vga não possui ).

1 Meu Drive 1.4 ( A: ) pois quase não utilizo.

e se der vou colocar um fan na lateral, jogando ar para o processador. 1 Fan

São mais 6 itens idenpendentes dos meus outros dois FAN 80mm que irei trocar 1 de 120mm na parte de trás.

Eu comprei essa fonte já com o botão liga e desliga, com 4 meses de garantia. para ligar isso eu irei usar uns extensores e deixarei a fonte em cima da mesa, quando eu quiser LUZ . é só ligar quando não quiser eu a desligo, pois o fan lateral, eu irei ligar no na fonte do micro mesmo. O que acharam ?

No meu projeto eu até mostro a reguá de Led funcionando na fonte de 10 conto.

• mês depois...
Postado

:bandeira: é o seguinte galéra para fazer com que as duas fontes atx liguem e desliguem com a placa mãe é desse modo: na fonte que está em paralélo ou seja a que num está conectada na placa mãe você corta o fio verde e um fio preto, dai pega o cabo da fonte que está conectado na placa mãe e descasca não romper mais descasca só um pedaço do fio verde e qualquer preto também do qual ai peguem o fio verde q foi cortado da fonte paralela e imendem no fio verde descascado da outra fonte isolem o fio com fita isolante e fassam o mesmo com o os fios pretos das duas fontes num se esquesam de isolar de um modo passe contato porque se num num fuca ehehe

valeu

qualquer duvida me acresenta no msn: [email protected]

vai ficar

preto imendado com preto

verde imentado com verde

Postado

:bandeira:

é tudo muito simples!

se você quer que as duas fontes liguem e desliguem simultaneamente faça o seguinte.

usarei um exemplo:FA= (fonte A) e FB= (fonte B).

use a FA para a placa mãe e a FB para periféricos (como hd, floppy, cd-rom, e outros), a capacidade de watts da FA deve ser a fonte de maior capacidade.

:chicote: o que liga a fonte é a junção do fio verde com o preto e o que você deve fazer?

a FA vai ser conectada na placa mãe, ela receberá o comando certo? e este comando vem pelo fio preto e verde que aciona o rele que liga a fonte.

é só descascar o fio verde e o fio preto da FA e fazer uma junção com o fio verde e preto da da FB, mas os outros fios do conector da placa mãe da FB deve ser ignorado pois o que realmente interessa é o comando. verde da FA + verde da FB

preto da FA + preto da FB.

as duas fontes devem estar conectadas no mesmo estabilizador.

(detalhe de quanto VA ou watts é seu estabilizador?) ele aguentará? :goff:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...