Ir ao conteúdo

Porque meu HD não mostra toda sua Capacidade?

Sonic

Posts recomendados

Postado

Como o Sonic disse, o motivo disso é que o Xp foi lançado no primeiro semestre de 2001, e como não existia hds com as capacidades de hoje ele não reconhece o excedente, assim como acontecia com o Win 98 que não sabia utilizar mais q 128 de ram sem ter um programa de otimização de memoria como o X-Setup, já que sua base (kernel) foi criada quando só servidores tinham mais que 128MB. infelizmente a Microsoft parece que gosta de complicar a vida dos usuários. Abraços. :-BEER:joia:

• 2 semanas depois...
Postado

Nice!

é bom etender melhor para onde foram os 2,75GB de meu HD de 40GB que na verdade tem apenas 37,25GB :(.

Eu acho que nunca os kilobytes deviam ter sido simplificados (1024 -> 1000), encaro isso como uma jogada de má fé.

• 2 semanas depois...
Postado

Estou com um problema semelhante aqui. Minha placa mãe é a A7N8X-X e em outro computador com a mesma placa mãe eu usava um HD Quantum Fireball de 60 gigas. Fiquei surpreso quando ao instalar este HD na outra maquina, usando placa mãe igual a anterior, a bios e o Windows xp/sp2 passaram a ler este HD como sendo de 40 GB. Nesta mesma maquina havia outra hd que deveria ser de 30 GB e que também após uma breve verificação, pude constatar estar usando apenas 18,5 GB quando sua capacidade real deveria ser de + ou - 27,5 GB. Já tentei de tudo,atualizei a bios, deixei somente o flat/master 1 sem jumper e com jumper ligado, nada muda a leitura dos hds. Por fim, procurei sem sucesso aquele programa que vem juntos das hds e como a quantum não fabrica mais hds, peguei o programa Maxblast 4 da Maxtor, porém, não sei se não entendi bem como instalar porque ao iniciar pelo disquete ele encontra algum erro e não prossegue a instalação. Tenho meu humilde parecer, a placa mãe tem algúm problema. No mais ela funciona normalmente. Será que alguém poderia me sugerir algo que eu ainda não tenha feito. Desde já agradeço.

• Membro VIP
Postado

Se o programa está acusando algum erro é provável que esse HD esteja ruim.

Quando você diz que ele só detecta uma parte do HD aonde que você vê isso? No Setup da BIOS ou no Windows? Se for no Windows pode ser que alguma parte do HD esteja como não alocado. Explique melhor se problema.

Até Mais B)

Postado

Olá amigo, obrigado pela resposta. Vou tentar ser mais específico. Em primeiro lugar, peguei um HD de 60 gb que estava funcionando no que vou chamar de máquina 1 e o coloquei na máquina 2. Quando estava na máquina 1 este HD/60 funcionava normalmente mostrando sua capacidade total e normal tanto na bios quanto no windows(por volta de 56 ou 57 gb), porém, o mesmo Hd/60 instalado na maquina 2, aparece na bios com 40 gb e no windows com 37 e alguma coisa.

Como disse anteriormente, na maquina 2 já havia um HD que deveria ser de 30 gb (27,94 na real) e que após posterior análise constatei estar sendo detectado como um HD de 20 na bios e 18,63 no windows xp/Sp2... Muito estranho não é meu amigo???

Como já disse...Atualizei com sucesso a bios (atualizei de uma vez as 2 máquinas)...Resetei a bateria...Procurei no manual da placa por algúm jumper milagroso...e por fim tentei aquele programinha da Maxtor/Maxblast4,porém, como já disse, no boot pelo disquete a instalação é interrompida. A propósito, eu estou fazendo os testes todos em cima desta HD60 que está apenas formatada e completamente limpa, ou seja, não há nela nenhum sistema operacional. Outrossim, só prá esclarecer, a formatação desta HD60 eu fiz pelo fdisk...apaguei tudo que continha nela...entrei com o número 4 lá no menu de formatação e pude constatar que tudo estava zerado...Quanto mandei criar uma partição usando todo o espaço do disco é que pude ver pela primeira vez o estrago...só aparece o total de 37 e alguma coisa e não os 55 ou 56 e alguma coisa que deveria aparecer... Você acha que pode ser problema dos Hd´s??? Retirei novamente o HD60 e pluguei na máquina 1 novamente só prá tirar a prova...então....HD60 é lida como....HD60....

Prá mim, infelizmente está placa mãe tem algúm defeito de fábricação.Você acha que se eu tentar arrumar outro programa semelhante ao Maxblast4 eu poderei ter algúm sucesso, apesar de ter tentado o programa, não estava muito crente que este poderia resolver o problema. No mais, como já disse, a máquina apresenta desempenho semelhante a outra. Mais uma vez, obrigado pela atenção, se houver algo que você possa me indicar, agradeço.

• Membro VIP
Postado

Qual os modelos dos HDs e placa-mãe das duas máquinas?

Experimente o Partition Magic...

Até Mais B)

Postado

Partition Magic (bom programa) não resolveu o problema. Provavelmente o erro é mesmo na placa mãe A7N8X-X. Obrigado.

Postado

Sonic, muito bom o tutorial, mas interpreto essa historia de capacidade decimal e binaria a tempos como jogada de marketing, pra não dizer outra coisa, assim como nos amplificadores de som existe a potencia rms e pmpo (que é muito maior).

• Membro VIP
Postado
Sonic, muito bom o tutorial, mas interpreto essa historia de capacidade decimal e binaria a tempos como jogada de marketing, pra não dizer outra coisa, assim como nos amplificadores de som existe a potencia rms e pmpo (que é muito maior).

Exatamente amigo!

Nos amplificadores temos valores PMPO que cada fabricante tem o seu (não existe um padrão, por exemplo, um som com 1000W em um fabricante é um de 1500W em outro). Já a medida de RMS é um padrão internacional, ou seja quando se fala que determinado aparelho tem tantos RMS fica fácil saber qual realmente é mais potente.

O mesmo acontece com as fontes de computador, temos fontes de potência real e potência genérica.

também temos os processadores AMD em que eles entitulam um processador com o nome sugestivo de "3000", mas ele não tem 3GHz e sim um valor abaixo disso, mas eles dizem que o processador tem tal tecnologia disso ou daquilo e que se equipara com um de 3GHz da Intel. Pra mim isso é jogada de Marketing.

"No mundo inteiro estamos repletos de dois pesos, duas medidas."

Até Mais B)

• mês depois...
  • 3 semanas depois...
  • mês depois...
Postado
Postado Originalmente por Sonic@09 de janeiro de 2006, 08:37

Pra mim isso é jogada de Marketing.

"No mundo inteiro estamos repletos de dois pesos, duas medidas."

Excelente post! Finalmente acabei com a dúvida que acompanhava há anos.

Mais uma entre tantas jogadas de marketing para enrolar o consumidor.

Outro exemplo é a Potência Real e falsa Potência Nominal de uma fonte.

Sendo o tópico sobre HD, para os curiosos segue o link do artigo de Gabriel Torres: Calculando a Verdadeira Potência Nominal de uma Fonte

Sds!

• 2 meses depois...
Postado

Essa jogada de decimal e binario tem também nos DVD graváveis.

Na primeira vez q comprei, fiquei maravilhado em poder gravar praticamente 5GB, mas depois vi que era 400MB a menos, o que não é muito grave, mas na hora deu um baque.

E muito importante a todos: cuidem quando forem escrever, usem a grafia correta, mb, mB, Mb e MB são coisas completamente diferentes, cuidado!

Às vezes isso enche muito o saco...

• 2 meses depois...
Postado

Comprei um HD Samsung SP2504C 250 GB, mas ele só mostra 137 GB. Tem alguma coisa que possa ser feita para eu poder usar a capacidade real dele?

Postado

meu HD e de 80gb....porém tem 25gb no C:....e o resto no D: coisa de 50GB........dentro do D: esta cerca de 13GB em uso.....e quando vou ver o espaço livre so tem 16GB......que ***** e essa?!?!.......se rá que perdir 15GB aê de bobeira!??!.....e quando vou olhar no everest ele fala que está em uso 34GB do D: .........como se as pastas todas somam nem 13GB?...........q q será q ta acontecendo!?!??!

agradeço valeu rapaziada!!!

Diego

Postado

Uso o XP e recentemente comprei um HD 80GB mas calmamente resolvi meu "problema" q mostrava só 74.5GB .. porém me lembro q quando eu usava o WINME no meu 1° computador de 20GB ele mostrava EXATAMENTE o valor de 20gb... estranho!?! o Millenium usa "LEITURA" decimal ? aguardo resposta...Abraço

• Membro VIP
Postado
Uso o XP e recentemente comprei um HD 80GB mas calmamente resolvi meu "problema" q mostrava só 74.5GB .. porém me lembro q quando eu usava o WINME no meu 1° computador de 20GB ele mostrava EXATAMENTE o valor de 20gb... estranho!?! o Millenium usa "LEITURA" decimal ? aguardo resposta...Abraço

Aí depende... onde exatamente o Windows Millenium mostrou o valor que você viu?

Até Mais B)

Postado

Aí depende... onde exatamente o Windows Millenium mostrou o valor que você viu?

Até Mais B)

ola sonic. mostrava no MEU COMPUTADOR (onde aqui mostra 74,5gb) no canto de Espaço Total. não entendo muito disto mas isso seria causa da configuração ORIGINAL de FABRICA ??

Ate + :bye:

Postado

Comprei um HD Sata 250gb da SAMSUNG e não estava vendo mais do que 137gb dele, apesar da BIOS reconhecê-lo como de 250gb. Após quebrar a cabeça, resolvi o problema, ou seja, conseguir ver o restante do HD.

Aí vai a dica:

* Vá no editor de registros, ou para que não conhece: Menu Iniciar/Executar e digite a palavra regedit vá em:

HKEY_LOCAL_MACHINE/System/CurrentControlSet/Services/Atapi/Parameters/

Dê um clique com um botão direito na pasta parameters e escolha: novo/valor WORD

Nomeie-a: EnableBigLba

Dê um clique com o botão direito do mouse sobre este novo valor e escolha modificar em dados do valor coloque: 1 e em base marque decimal

1. Feche o editor de registro

2. Reinicie o computador

3. Vá em meu computador, dê um clique com o botão direito e escolha gerenciar na parte da direita da janela dê um clique duplo em armazenamento, e depois em gerenciamento de disco.

4. Você deve agora ter uma partição do tamanho anteriormente reconhecida, mais um espaço não particionado com o restante da capacidade do HD.

Espero ajudar quem tiver o mesmo problema que eu tive.

Um abração

:bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...