Ir ao conteúdo

LAN com 3 PCs usando Switch LG LS3108PA - erro

ivanrolim

Posts recomendados

Postado

Eu comprei esse SWITCH 8 portas da LG mas já fazem 3 dias que quebro a cabeça em ligar 3 pcs, sem sucesso :(

já li em manuais online, procurei saber se alguem já instalou um switch, verifiquei se os 3 estavam compartilhando os drives (C:, D:..), se no WIN2000, em Usuário e Senhas (painel de controle), o nome e a senha dos outros PCS estavam lá (vi em cada pc), desativei o firewall e as configuraçoes dos 3 (ips) sao:

1) ip: 192.168.1.4

mascara: 255.255.255.0

gateway: 192.168.1.4

(esse eu quis deixar como servidor, caso queira depois adicionar Internet, assim instalaria outra placa de rede nele). Está na porta 1 do switch

2) ip: 192.168.1.7

gateway: 192.168.1.4. Está na porta 2

3) ip: 192.168.1.10

gateway: 192.168.1.4. Está na porta 3

TODAS as luzes piscavam antes porque o cabo que eu usava era CROSS-OVER. Agora com os cabos STRAIGHT, a cada fio adicionado, uma luz a mais acende quando o PC é ligado e vai bootando. beleza. As luzes ficam sempre acesas, fora algumas piscadas de 20milissegundos (só nota se você olha-las bem perto) Pois bem, mesmo assim os PCs não se enxergam de forma alguma! Ping, que é bom, nada... E tome mudança de ip manual, reinícios, tentativa apenas com 2 pcs...win2000xwin98... mudar nome e senha, tentar plugar em portas diferentes atrás do switch, mudar mascara, pondo tipo 255.0.0.0 (subrede)... :muro:

Todos tem nome de usuário e senha já configurada. O ´cliente para redes microsoft´, ´tcp/ip´ e ´compartilhamento de arquivos e impressoras´ já estão ativados.

Adoraria uma luz aqui :) O switch é novo, tem uns 4 meses de uso, portanto ainda está na garantia! Grato! :looka:

Postado

olá ivanrolim

não sei se vou te ajudar muito...

mas para três pcs é mais recomendável um HUB e não um switch, porque não oferecem nada na forma de gerenciamento de tráfego, seu uso é mais indicado para situações de pouco tráfego.Eles são extremamente eficientes, e assim talvez você utilize mais do que espera.

Os HUBs são uma solução popular para projetista de redes devido a seu custo e a sua facilidade de instalação. Os HUBs são exatamente econômicos por porta. Certos HUBs permitem ao administrador visualizar e controlar aspectos de funcionalidade do HUB através do sistema de rede para gerenciamento de protocolo.

;)

Postado

beleza, mas recentemente estive falando com pessoas que usam SWITCH e para transferencias demoradas, tem uma boa resposta, e a conexao é imediata. Basta plugar o cabo, configurar o IP manual nas máquinas e, se for 2000 ou XP, por todos os nomes dos usuarios envolvidos, incluindo suas senhas.

Pois bem, até agora nada. As duas luzes (2 pcs ligados) ficam lá, paradas. Um PC não enxerga o outro, mesmo que seja WIn98xwin2000 ou Win98xWin98. Já tentei por NETBEUI nos dois pcs...

Será mesmo o Switch com problema? :angry:

não duvido muito que seja um HUB SWITCH, pior que o manual da LG não diz nada detalhado, so a marca, como usar, e o tipo de cabo (straight)

:muro:

Postado

Bom, neste caso, te aconselho a ver se o swith está realmente com problema...

porque isso não é normal.

pois se ele estiver, será difícil de executar as sua funções.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal, agora q estou :muro: mesmo!

Comprei OUTRO hub switch da encore (o preto) 8 portas (fonte 5v). Conectei os cabos. NADA :cry:

Eu também achava que era o Switch com defeito, Cássia... :blink:

O hub do meu colega dá certo! Ligo os 3PCs e todos se enxergam! Os cabos sao todos ´azuis´ (cat-5), eu que crimpei, mas segui as orientações. SOMENTE NOS SWITCHES eles não se reconhecem.

Tem alguma coisa seríssima envolvida, ou então as configurações de rede para HUB e SWITCH sao diferentes. Aí vão os IPS que deram certo com o HUB:

192.168.0.5

255.255.255.0

192.168.0.5 (servidor)

192.168.0.10

255.255.255.0

192.168.0.5

DNS: 192.168.0.5 (cliente 1)

192.168.0.11

255.255.255.0

192.168.0.5

DNS: 192.168.0.5 (cliente 2)

Nos tres equipamentos, as 3 luzes acendem e ficam ´piscando rapidamente´, tipo 20milissegundos de ´piscada´ a cada 2 segundos! Mas só o HUB funciona. E já tentei ´mudar as portas atrás´ (indiferente fazer isso nos switches) :huh:

Postado

Resolvido!! :-BEER

Gostaria q este topico fosse quase um tutorial, mais pesquisas foram necessárias (e também muita pratica) para entender que:

- MUITOS SITES informam que cabo STRAIGHT (direto) é feito pondo QUALQUER SEQUENCIA DE FIOS (laranja, verde, branco com verde.....) , DESDE que do outro lado a sequencia seja a mesma... não É VERDADE :(

Hoje em dia, as conexoes 100mbps seguem fios de CATEGORIA 5e. Pelo padrão, temos q tomar cuidado com:

1) a forma de crimpagem: a capa maior (geralmente azul) que reveste os 8 fios DEVE estar dentro do conector transparente (e não desencapado), até 1/3 do tamanho do conector (isso eu já compreendia). Mas uma coisa muita gente faz errado. DENTRO, OS FIOS devem estar lado a lado. Se houver uma pequena sobreposiçao de um fio azul com um verde, pode até não gerar interferencias (desde q isso esteja DENTRO do revestimento dos fios), se tiver já aparecendo no conector transparente, na hora de crimpagem, PODE DAR PROBLEMA!

2) A SEQUENCIA DE FIOS: BV-V-BL-A-BA-L-BM-M (v=verde, b=branco, a=azul l=laranja m=marrom). NÃO PODE SER DE OUTRO JEITO (tem q seguir o EIA/TIA 568-B nos dois lados, se não me engano). Se você ligar V-BV-A-L-M-BM-BL-BA nos dois lados, por exemplo, PODE ATÉ funcionar num hub mas será de 10mbps e com 3 ou mais PCS, um pode não enxergar o outro! OS FIOS TEM freqüênciaS DIFERENTES, Os entrelaçados dentro do tubo SAO FEITOS DIFERENTEMENTE, um exemplo grosseiro, BV com V : 8 entrelaçamentos em cada 10cm, BL com L: 12 entrelaçamentos em cada 10 cm , e por aí vai!

3) SWITCH DEFINTIVAMENTE não é igual a um HUB. Até porque com o HUB, qualquer sequencia de cabos é mais ´aceito´ porém só 10mbps. O switch, apesar de ter aquelas vantagens que o HUB não tem, TAMbém é mais ´RIGOROSO´ quanto aos cabos ligados nele!! Se você não consegue instalar um SWITCH (pcs não se pingam entre si), É MELHOR COMPRAR UM CABO COM OS CONECTORES jÀ FEITOS via íten 2 :)

4) UM HUB ou SWITCH não SABE se um cabo está mal ligado ou não (pelo menos a vasta maioria do mercado). Um 3COM poderoso talvez tenha todo o aparato. De qualquer forma, se você pega um switch por aí e conecta um cabo nele, as luzes vão ACENDER, esteja os fios invertidos ou mesmo partidos! É por isso que dá uma dor de cabeça para os auto-didatas ou os q sempre sonharam em ter uma LAN em casa.

5) LG é de boa qualidade, hehehehe! Tinha posto isso em cheque, mas acabei de ver que realmente o PALM SIZED SWITCH (já achei de R$60 no mercadolivre), é bem pequeno e é 10/100 :) Show de bola.

Um abraço a todos !

:bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!