Ir ao conteúdo

Pentium 4 800 Mhz ... alguem pode me explicar ?

gugazz

Posts recomendados

Postado

E ai pessoal, beleza ?

Queria muito que vocês me ajudassem nas minhas dúvidas abaixo, porque quanto mais eu leio mais eu me confundo !

Primeiramente eu queria dizer que pesquisei bastante antes de postar, e não achando as respostas para as minhas perguntas ( ou achando e não entendendo nada ) resolvi postar aqui !

É assim ...

Os Pentium 4 trabalham geralmente a 533 e 800 mhz né ? Vou usar o de 800 mhz para os exemplos...

1) Porque o processador trabalha a 800 mhz ( 200 mhz x 4 pulsos por clock ) se as memórias ( exemplo ) são de 400 mhz ? Então isso quer dizer que o processador comunica com as memórias no máximo a 400 mhz ( 200 x 2 pulsos ) ou ele comunica com as memórias a 800 mhz ?

2) Vi que saiu um P4 com freqüência de 1066 mhz ... como arrumar uma memória que usufrua de tudo isso ? Pelo que estou vendo tem memórias DDR 2 a 800 mhz ...

3) Vou comprar um Pentium 4 775 para um servidor de uma firma ai ... Ele é 800 mhz ... Vou ter que comprar memórias DDR2 de 800 Mhz para aproveitar o máximo ou não ?

Por enquanto o que eu me lembro de dúvidas é isso !

Espero que me ajudem e que esse tópico sirva de ajuda para muita gente também ...

Antecipadamente, obrigado !

Até mais !

Postado

corrijam se eu estiver errado:

1 - Se as memórias são de 400MHz o processador se comunicará com ela nessa velocidade, para aumentar essa velocidade só com memórias mais rápidas ou com dual channel*.

2 - Com memórias de 533MHz em dual channel.

3 - Sim, ou então fazel um dual channel com memos de 400MHz.

* Se você não sabe dual channel é uma tecnologia q você usa colocando dois pentes de memo identicos em uma placa mãe que suporte a tecnologia, assim você dobrará a taxa de transferência de memória...

se quiser, depois te passo uns artigos sobre isso.

Postado

Cara ... valeu !

Eu conheço muito o dual channel, mais simplesmente não sabia que era só colocar os 2 pentes em dual channel para conseguir o dobro da freqüência !

Eu achava que só aumentava a taxa de tranferencia máxima de 3200 mb/s para 6400, e não que também dobrava a freqüência !

Muito simples , talvez passou dispercebido !

valeu cara , agora já pósso cotar o P4 !

Até maiS ! =)

Postado
Postado Originalmente por gugazz@27 de agosto de 2005, 20:49

Cara ... valeu !

Eu conheço muito bem o dual channel, mais simplesmente não sabia que era só colocar os 2 pentes em dual channel para conseguir o dobro da freqüência !

Muito simples , talvez passou dispercebido !

valeu cara , agora já pósso cotar o P4 !

Até maiS ! =)

mas lembre do óbvio, a placa mãe tem q suportar essa tecnologia...

Postado

Tranquilo ... vou pegar um intel com chipset 915 ou 925 !

Agora um dúvida sobre as memórias ... vou pegar usar 1 gb de memória no pc .

Vou pegar Kit dual channel da Kingston ou da Corsair, PC 3200, 400 Mhz.

Compro 2 kits de 256 ( 256 x 256 / 256 x 256 ) ou um kit só de 512 ( 512 x 512 )

Caso respondam, poderia me explicar porque?

valeu =)

Postado

Ok ... perguntei porque queira saber se poderia haver algo sobre desempenho !

Agora sobre o processador, o cliente que P4 ...

Compensa comprar um 775 ou compra um 478 mesmo ?

Estou pesquisando sobre o Pentium 4 775 3.0 1mb/800mhz ! ( Estou no Toms hardware agora )

Quanto ao dinheiro , ele vai escolher a solução que eu indicar, porém não posso abusar também !

Me ajudem aí ...

valeu! =)

Postado
Postado Originalmente por gugazz@27 de agosto de 2005, 21:06

Ok ... perguntei porque queira saber se poderia haver algo sobre desempenho !

Tem certos casos onde 4 pentes força a memória a trabalhar em velocidades mais baixas, vi casos em que memórias 400MHz trabalhando a 333MHz por causa disso...

Postado
Postado Originalmente por gugazz@27 de agosto de 2005, 21:06

Compensa comprar um 775 ou compra um 478 mesmo ?

já ia esquecendo de responder essa... O soquete 775 tem mais futuro e opções de upgrade, mas alguns comentários aqui do fórum dizem que a diferença de desempenho não é muito grande... a escolha vai depender da situação financeira...

Postado

É ... pode ser o que você disse mesmo, pensar no futuro !

Estou lendo o teste agora e não estou vendo muita diferença nos testes não, porém vou optar por ele devido as teconologias, como PCI-E , DDR2, etc !

Estou vendo se pego uma Intel 925 mesmo !

Uma coisa que me chanou a atenção foi a temperatura ... Meus Deus, como os processadores com o núcleo Prescott esquentam !

Não vai dar para acaabar de ler o teste porque vou ter que sair ( agora as respostas instantaneas vão ficar para amanhã )

Se você quiser dar uma olhada no artigo aqui está:

http://www.tomshardware.com/cpu/20041115/index.html

Até mais !

Postado
Porque o processador trabalha a 800 mhz ( 200 mhz x 4 pulsos por clock )

primeiramente obrigado por me ajudar a entender meu processador, eu comprei ele recentemente e peguei o pcmark04 para testa-lo e então vi que no CLOCKE EXTERNAL bateu 200mhz, eu achei que estive-se errado porque achei que fosse 2pulsos p clock, então achei que tinha configurado errado, mais como voce explicou sao 4entao tá correto. :palmas:

olha sobre o socket pega o 775, como já foi dito o desempenho pode ser pouco com relaçao ao 478 mais devido a tecnologias ddr2 e pcie se torna melhor.

valeu :bye:

• Editor
Postado
1) Porque o processador trabalha a 800 mhz ( 200 mhz x 4 pulsos por clock ) se as memórias ( exemplo ) são de 400 mhz ? Então isso quer dizer que o processador comunica com as memórias no máximo a 400 mhz ( 200 x 2 pulsos ) ou ele comunica com as memórias a 800 mhz ?

É justamente por isso que no P4 é imprescindível usar uma placa-mãe que suporte dual channel: senão o chipset vai ter uma comunicação com a memória na metade da velocidade da comunicação do processador com o chipset...

2) Vi que saiu um P4 com freqüência de 1066 mhz ... como arrumar uma memória que usufrua de tudo isso ? Pelo que estou vendo tem memórias DDR 2 a 800 mhz ...

Os P4 com fsb de 1066MHz (266MHz QDR) são para ser usados com memória DDR2 533.

3) Vou comprar um Pentium 4 775 para um servidor de uma firma ai ... Ele é 800 mhz ... Vou ter que comprar memórias DDR2 de 800 Mhz para aproveitar o máximo ou não ?

Não. Basta usar uma placa-mãe com dual channel e memória DDR400. Algumas placas mais novas vão exigir que você use memórias DDR2 400, mas aí é ruim, pois as DDR2 são mais lentas do que uma DDR de mesmo clock.

A propósito, para servidor, porquê você não usa um athlon 64?

• Editor
Postado
Eu conheço muito o dual channel, mais simplesmente não sabia que era só colocar os 2 pentes em dual channel para conseguir o dobro da freqüência !

Eu achava que só aumentava a taxa de tranferencia máxima de 3200 mb/s para 6400, e não que também dobrava a freqüência !

Não é por aí... A frequência não dobra. Dobra a taxa de transferência mesmo.

Só que a taxa de transferência máxima do barramento do P4, que é de 64 bits, 800MHz (200MHz QDR) é a mesma da memória de 200MHz (DDR400) com 128 bits: 6400Mb/s.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...