Ir ao conteúdo

SM 3.0 e SM 2.0

MDG

Posts recomendados

Postado

OLÁ a todos do Fórum, gostaria de saber quais são as diferenças reais entre o SM3.0 e O SM2.0 . Por exemplo, o jogo Age Of Empires 3 foi feito na programação do SM3.0 , por isto conta com alguns efeitos extras(alguém poderia me dizer quais efeitos por exemplo ). Eu e meu amigo fizemos o download do jogo, mas ele tem um GF6200 e eu a placa da assinatura. Ele diz quo o jogo ficou lindo na casa dele. Nós dois ativamos tudo no máximo em 1024*768 , mas eu realmente não achei nada de mais os gráficos(Não que seja ruim, longe disto, mas não tem nada de extraordinário ).Por isto fiquei cabrera . . . esta diferença da imagem é por causa que a placa dele foi feita com o recurdo SM3.0 ?

Tenho outra dúvida, sem conexão com a pergunta acima,se alguém puder fazer a gentileza de me responder . . .Qual é a importancia da quantidade de bits em uma placa de vídeo ? Por exemplo, quais seriam os benefícios de termos uma placa com 512bits ?(sei que não existe)A performance com certeza aumentaria, mas devido a q B) ue ? No que influencia a quantidade de bits ?

• Membro VIP
Postado

Bom, quanto ao SM3.0 x SM2.0 não sei te dizer porque ainda não peguei nenhum jogo que use o 3.0, já quanto aos bits, o que o pessoal fala aqui é quanto a interface da GPU com a memória... o que acontece é que placas com 64bits por exemplo, geralmente apresentam gargalo, não rendendo td que uma GPU consegue... hoje em dia, acho que nenhuma GPU se beneficiaria de um barramento de 512bits... mas pra exemplificar, digamamos que uma placa com memos rodando a 500MHz a 128bits, em 512bits no mesmo clock, rodariam como 2GHz a 128bits :ahh: ...

• Membro VIP
Postado

já que a história dos btis foi explicado, eu explico a história dos shaders..

Com o DirectX 8 dois novos recursos atualmente muito conhecidos entraram em cena, tornando as imagens 3D muito mais realistas: o Pixel Shader e o Vertex Shader. Objetos 3D são criados usando centenas ou mesmo milhares de polígonos, tais como triângulos e quadrados. Sobre esses triângulos ou quadrados são aplicadas texturas (superfícies) ou cores, formando o objeto tridimensional. Com o Vertex Shader o programa 3D é capaz de mudar as características de cada vértice de cada polígono do objeto. Já com o Pixel Shader o programa é capaz de mudar as características de cada pixel (ponto) de cada polígono. Antes de esses recursos existirem, a mudança dessas características não era possível, ou seja, só era possível a mudança das características do polígono inteiro, o que afetava todos os seus pontos em conjunto. Portanto, com estes dois novos recursos as imagens passaram a ser muito mais realistas, já que cada ponto de cada polígono passou a ser programável.

O DirectX 8.0 permitia que o Pixel Shader fosse programado com até 12 instruções por vez. Este limite foi considerado insuficiente e logo o DirectX foi revisado para a versão 8.1 para permitir o uso de 22 instruções por vez. Os chips gráficos baseados neste modelo incluem o GeForce 3, o GeForce 4 Ti e o Radeon 8500, o Radeon 9000, o Radeon 9100, o Radeon 9200 e o Radeon 9250.

Para aumentar o desempenho e aumentar a qualidade dos objetos tridimensionais, o DirectX 9.0 foi lançado suportando o modelo Shader 2.0, onde o Pixel Shader pode usar até 96 instruções por vez. Vários chips gráficos usam este modelo, como os da série GeForce FX e os da série Radeon 9500 para cima.

Já o modelo Shader 3.0 ­– por enquanto existente somente nos chips da série GeForce 6 e 7 da nVidia – permite o uso de até 65.535 instruções por vez.

fonte: Clube do Hardware

Caso lhe interesse, amanhã posso posso postar aqui, algumas screens shots do Age3 correndo na minha máquina...

Espero ter ajudado,

phoenix

Postado
Postado Originalmente por phoenix_maximus@12 de setembro de 2005, 09:45

já que a história dos btis foi explicado, eu explico a história dos shaders..

Com o DirectX 8 dois novos recursos atualmente muito conhecidos entraram em cena, tornando as imagens 3D muito mais realistas: o Pixel Shader e o Vertex Shader. Objetos 3D são criados usando centenas ou mesmo milhares de polígonos, tais como triângulos e quadrados. Sobre esses triângulos ou quadrados são aplicadas texturas (superfícies) ou cores, formando o objeto tridimensional. Com o Vertex Shader o programa 3D é capaz de mudar as características de cada vértice de cada polígono do objeto. Já com o Pixel Shader o programa é capaz de mudar as características de cada pixel (ponto) de cada polígono. Antes de esses recursos existirem, a mudança dessas características não era possível, ou seja, só era possível a mudança das características do polígono inteiro, o que afetava todos os seus pontos em conjunto. Portanto, com estes dois novos recursos as imagens passaram a ser muito mais realistas, já que cada ponto de cada polígono passou a ser programável.

O DirectX 8.0 permitia que o Pixel Shader fosse programado com até 12 instruções por vez. Este limite foi considerado insuficiente e logo o DirectX foi revisado para a versão 8.1 para permitir o uso de 22 instruções por vez. Os chips gráficos baseados neste modelo incluem o GeForce 3, o GeForce 4 Ti e o Radeon 8500, o Radeon 9000, o Radeon 9100, o Radeon 9200 e o Radeon 9250.

Para aumentar o desempenho e aumentar a qualidade dos objetos tridimensionais, o DirectX 9.0 foi lançado suportando o modelo Shader 2.0, onde o Pixel Shader pode usar até 96 instruções por vez. Vários chips gráficos usam este modelo, como os da série GeForce FX e os da série Radeon 9500 para cima.

Já o modelo Shader 3.0 ­– por enquanto existente somente nos chips da série GeForce 6 e 7 da nVidia – permite o uso de até 65.535 instruções por vez.

fonte: Clube do Hardware

Caso lhe interesse, amanhã posso posso postar aqui, algumas screens shots do Age3 correndo na minha máquina...

Espero ter ajudado,

phoenix

Opa!!! poste aí que também quero ver...

Snake

Postado

Olha.. eu falo numa boa... a ideia do PS3.0 não e apenas visual, e tambem na performance das instruçoes... Neste caso, não houve diferença... ou seja, não tivemos ganhos de desempenho utilizando o ps3.0.. mas quanto a qualidade grafica.. eu confesso... vi MUITA diferença... FarCry e um dos jogos que mais gosto... e jogava ele numa 9800pro... depois que peguei a 6600GT (PS3.0) instalei os patchs neste jogo para suoprte a PS3.0... o resultado e simplesmente incrive! Os efeitos HDR aliados ao pixel shader 3 dão uma diferença visual muito mais realistica, o unico problema e que com estes efeitos, não se pode habilitar o filtro anti aliasing, as texturas acabam ficando desfocadas. Infelizmente não tenhos screens pra ilustrar isso, mas com certeza fica melhor!

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Renato Marcelino@12 de setembro de 2005, 10:56

Olha.. eu falo numa boa... a ideia do PS3.0 não e apenas visual, e tambem na performance das instruçoes... Neste caso, não houve diferença... ou seja, não tivemos ganhos de desempenho utilizando o ps3.0.. mas quanto a qualidade grafica.. eu confesso... vi MUITA diferença... FarCry e um dos jogos que mais gosto... e jogava ele numa 9800pro... depois que peguei a 6600GT (PS3.0) instalei os patchs neste jogo para suoprte a PS3.0... o resultado e simplesmente incrive! Os efeitos HDR aliados ao pixel shader 3 dão uma diferença visual muito mais realistica, o unico problema e que com estes efeitos, não se pode habilitar o filtro anti aliasing, as texturas acabam ficando desfocadas. Infelizmente não tenhos screens pra ilustrar isso, mas com certeza fica melhor!

Engano seu amigo, houve ganho sim com a implementação do ps3, foram feitos testes inclusive no farcry e o aumento ficou na casa de 3 a 5 fps.

Postado
Postado Originalmente por fcontato@12 de setembro de 2005, 10:59

Engano seu amigo, houve ganho sim com a implementação do ps3, foram feitos testes inclusive no farcry e o aumento ficou na casa de 3 a 5 fps.

Tem razao :looka:

Bem.. isso apoia ainda mais a ideia de que com a 6600gt ele estara bem servido para os games.

Postado

Galera assim: com uma 6600 com SM3.0 um jogo q use tal tecnologia, vamos dar o exemplo de um AGEIII, a 6600 com o SM3.0 rodara o jogo mais real q uma x800XT com todos os recursos de aprioramnto de imagem? So vendo na minha frente pra acreditar....

VALEU!

Postado
Postado Originalmente por vinyy@12 de setembro de 2005, 12:55

Galera assim: com uma 6600 com SM3.0 um jogo q use tal tecnologia, vamos dar o exemplo de um AGEIII, a 6600 com o SM3.0 rodara o jogo mais real q uma x800XT com todos os recursos de aprioramnto de imagem? So vendo na minha frente pra acreditar....

VALEU!

Calma que o "phoenix_maximus" vai postar umas screens do jogo pra nóis...

Snake

Postado
Postado Originalmente por 02snake@12 de setembro de 2005, 12:00

Calma que o "phoenix_maximus" vai postar umas screens do jogo pra nóis...

Snake

Ok, mas so eu vendo na minha frente, mas você não respondeu, você acha q vai ser MUITA diferenca, ou uma sobrinha ali, umas dobrinhas nas paredes aqui....?

VALEU!

Postado
Postado Originalmente por vinyy@12 de setembro de 2005, 13:07

Ok, mas so eu vendo na minha frente, mas você não respondeu, você acha q vai ser MUITA diferenca, ou uma sobrinha ali, umas dobrinhas nas paredes aqui....?

VALEU!

Assim, eu não tenho nehum jogos que use o SM 3.0 então não posso falar nada, mas vi cenas "reais" do jogo (alías tenho uns 10 vídeos deste jogo, dá quase 100Mb) e percebi uma realidade filha da... mãe... :P As rachaduras no aslafto, os muros antigos e pinxados... e o sol, que foi esquecido nas séries anteriores, que visavam a noite... muito louco...

Quando tiver este bendito deste jogo vou instalá-lo e postar as imagens e depois vou na casa de uma amigo e pego as imagens na VGA dele, (se é que vai rodar pois ele tem uma GeForce 4 MX 400) e você faça o mesmo...

Depois juntamos tudo e façamos nosa deduções... belê?

Snake

Postado
Postado Originalmente por 02snake@12 de setembro de 2005, 12:13

Assim, eu não tenho nehum jogos que use o SM 3.0 então não posso falar nada, mas vi cenas "reais" do jogo (alías tenho uns 10 vídeos deste jogo, dá quase 100Mb) e percebi uma realidade filha da... mãe...  :P  As rachaduras no aslafto, os muros antigos e pinxados... e o sol, que foi esquecido nas séries anteriores, que visavam a noite... muito louco...

Quando tiver este bendito deste jogo vou instalá-lo e postar as imagens e depois vou na casa de uma amigo e pego as imagens na VGA dele, (se é que vai rodar pois ele tem uma GeForce 4 MX 400) e você faça o mesmo...

Depois juntamos tudo e façamos nosa deduções... belê?

Snake

não cara, ok, mas no achismo, você acha q jogar numa 6600 vai ser melhor do que numa x800XT? porque rachadura e sombreameto a serie x8-- mostrou-se ser bastante boa por causa do 3Dc e ou outros resursos deixam as texturas dos jogos muito mais reais, sendo mais reais em certas circunstancias ate do que a serie 6--- da Nvidia....

VALEU!

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por vinyy@12 de setembro de 2005, 12:20

não cara, ok, mas no achismo, você acha q jogar numa 6600 vai ser melhor do que numa x800XT? porque rachadura e sombreameto a serie x8-- mostrou-se ser bastante boa por causa do 3Dc e ou outros resursos deixam as texturas dos jogos muito mais reais, sendo mais reais em certas circunstancias ate do que a serie 6--- da Nvidia....

VALEU!

cara, com toda certeza ablosuta q o jogo é mais BONITO em uma 6200 doq numa X850 PE....

a diferença fica na velocidade da qual cada uma poderá rodar o game...

por exemplo...

uma 6200 tem a MESMA QUALIDADE de imagem q uma 6800 ultra...

uma 5200 tem a MESMA QUALIDADE de imagem q uma 5950 ultra

ou seja... as placas usam a mesma tecnolgia..

com excessao das RADOEN 9200 q usa PS1.4 e as 9550 usam 2.0

é por isso q dizem.... 9600 ou 6200?

9600 - velocidade

6200 - qualidade...

saco??

amanha posto as SS q vou tira hoje a noite...

Postado
Postado Originalmente por phoenix_maximus@12 de setembro de 2005, 12:43

cara, com toda certeza ablosuta q o jogo é mais BONITO em uma 6200 doq numa X850 PE....

a diferença fica na velocidade da qual cada uma poderá rodar o game...

por exemplo...

uma 6200 tem a MESMA QUALIDADE de imagem q uma 6800 ultra...

uma 5200 tem a MESMA QUALIDADE de imagem q uma 5950 ultra

ou seja... as placas usam a mesma tecnolgia..

com excessao das RADOEN 9200 q usa PS1.4 e as 9550 usam 2.0

é por isso q dizem.... 9600 ou 6200?

9600 - velocidade

6200 - qualidade...

saco??

amanha posto as SS q vou tira hoje a noite...

porque q você tem q postar só porque sua placa é mais poderosa :P .. eu posto já que é assim! vai ai gente algumas SS tiradas no jogo com a quality MAX em 1280x1024... eu fico bobo de ver os efeitos HDR!

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img256.imageshack.us/img256/1378/age336bs.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img329.imageshack.us/img329/1959/age326lg.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img284.imageshack.us/img284/8914/age316er.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Hehe... ainda num acredito que essas imagens sairam de uma 6600pure

Postado

Marin q visual tem esse game hein, pela madrugada, muito bem feito, gostei mesmo apesar de não se fã de games de estrategia eu adorei esse graficos, muito bons mesmo!!!!!!!

Postado
Postado Originalmente por Piagao@12 de setembro de 2005, 14:04

Marin q visual tem esse game hein, pela madrugada, muito bem feito, gostei mesmo apesar de não se fã de games de estrategia eu adorei esse graficos, muito bons mesmo!!!!!!!

A com certeza nem eu acredito nessa imagem... hehe :-BEER

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por marin_scp13@12 de setembro de 2005, 14:01

porque q você tem q postar só porque sua placa é mais poderosa :P .. eu posto já que é assim! vai ai gente algumas SS tiradas no jogo com a quality MAX em 1280x1024... eu fico bobo de ver os efeitos HDR!

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img256.imageshack.us/img256/1378/age336bs.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img329.imageshack.us/img329/1959/age326lg.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img284.imageshack.us/img284/8914/age316er.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Postado
Postado Originalmente por phoenix_maximus@12 de setembro de 2005, 14:06

eu ia postar porque ninguém c prontificou a postar antes... já q você o fez, poupo-me trabalho... hihihihi

phoenix

Hehe... eu estava brincando la em cima viu... as SS ficaram muito da hora... se alguem quiser mais alguma eu posso tirar

Postado
Postado Originalmente por marin_scp13@12 de setembro de 2005, 15:08

Hehe... eu estava brincando la em cima viu... as SS ficaram muito da hora... se alguem quiser mais alguma eu posso tirar

Por favor...

Snake

Postado
Postado Originalmente por marin_scp13@12 de setembro de 2005, 14:01

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img256.imageshack.us/img256/1378/age336bs.th.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Postado
Postado Originalmente por marin_scp13@12 de setembro de 2005, 15:54

Heheh.. sabia que alguem ia pedir... bom então vamos la...

vixi... essa da explosão foi tirada na hora... e para quem via aquelas primeiras imagens que tem Barco na fase e queriam ver o Barco ta ai o maior Barco dos Britanicos!

Raraz.... esse mar está show...

E o efeito de cores nas velas do barco... sem comentarios... e o bilho do sol no "moinho-de-vento", sem comentários... :huh:

Ai, ai... minha 6200 vai suar para rodar isto tudo, tô até vendo... :goff:

Snake

Postado

A melhor comparação PS3.0x2.0:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rankspc.com/a1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rankspc.com/a2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rankspc.com/b1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.rankspc.com/b2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...