Ir ao conteúdo

Para Iniciantes

Leandro N Silva

Posts recomendados

Postado

Trabalho com hardware há muitos anos e meu filho está começando a me ajudar em meu escritório. Mas ele vem me dizendo que gostaria de programar. Alguém sabe por onde podemos começar? Gostaria de algo para Windows. Eu conversei com ele e combinamos de fazer um programinha para cadastro de clientes e serviços. Alguém pode me dizer quais livros e qual melhor linguagem para que ele começe?

Postado

Procure materiais sobre a linguagem Pascal.

Depois de aprendido Pascal , pode ir pro Delphi.

Mas veja bem, você não aprende de um dia pro outro. Precisa de muita disposição e força de vontade.

Ah, precisa gostar um pouco de matematica também, senao não adianta.

Postado

Python é a minha sugestão.

É uma linguagem visualmente simples, portável e permite fazer coisas que muita linguagem por aí nem sonha. Ex.:

print [(x, x**2, x**3) for x in xrange(10)]

mostra uma lista de valores de 0 a 9 (o 10 não entra na lista) com seus respectivos quadrados e cubos. Tudo numa linha só (e esse é o programa completo!). Tá certo que explicar todo o mecanismo que faz isso não é pra iniciantes, mas é legal assim mesmo.

E o melhor é que a linguagem não te restringe. Tu pode criar interfaces gráficas com Tkinter ou wxPython (e wxGlade se não quiser desenhar a tela digitando código). Não é que nem Basic, que tu aprende algo e depois tem que jogar fora o que aprendeu pra aprender uma linguagem mais poderosa ou portável para outros sistemas (se Basic me ensinou uma coisa, foi a importância da portabilidade: aprendi QBasic e pouco daquilo que aprendi pode ser usado para outros Basics por aí).

O único problema, talvez, seja que tu tenha que aprender junto, caso não saiba Python. A internet tem tutoriais aos montes, mas não seria que nem o Delphi, que tem vários livros disponíveis e que já inicia com uma janela vazia pronta pra "colar botões e caixas de texto".

Postado

a linguagem C e a mais flexivel... pode se fazer tudo com ela. tanto e q e usada para sistemas operacionais, para a criacao de drivers e etc...

o seu comando a cima em C seria...

for(x=0;x<10;x++) printf("%d %d %d ,",x,x*x,x*x*x);

e eu ainda to usando x*x porque eu esqueci o comando q eleva ao quadrado...

bom mas eu acho q nossa caro amigo ai que esta querendo aprender não deve se prender a isso n. você deve escolher a ferramenta que mais achar apropiada e a que te for mais ultil.

você já sabe programa se n souber, procure apostila de logica de programação, caso já saiba procure na internet as vantagem e desvantagem de cada linguaguem. bom você disse q estava querendo fazer programa para loja. bom se você quiser visual windows bom aconselho o delphi pois e bem fácil ele já vem com sistema de fazer janelas prontos, você vai achar tutoriais a baude na internet, e o delphi tem funcoes que usam ate mesmo a internet, se o seu programa precisar, como mandar emails e etc... eu nunca programei em delphi mas sei mais o menos do que se trata.

o programa de uma loja que eu fui dar manutencao uma vez foi feito em cobol, porém o programa tinha e janelinhas e tudo ( o programa era todo em janelas windows (win32)), ate parecia que tinha sido feito em delphi se o criador não tivesse me dito que era em cobol. e o programa funciona muito bem, faz varias coisa tem controle de estoque e de clientes. mas hoje em dia essa linguagem já esta muito desatualizada, e ele mesmo disse pra mim que estava querendo mudar de liguaguem e migrar para outra liguagem.

bom eu acho q você deveria procurar bastante sobre qual linguaguem vai atender todas as suas nescessidades.

qualquer coisa poste ai suas nessecidades e iremos analisar juntos, e seus prob de compilação...

ate a proxima :rolleyes:

Postado

LeandroNunesSilva,

Antes de pensar em qual linguagem programar, mostre a ele primeiro uma literatura sobre Algoritmos.

Isso é a base pra qualquer linguagem. Sabendo isso bem, se aprende qualquer linguagem de programação.

Pois depois que você aprende uma, as outras são mais fáceis e se aprende com rapidez.

Agora, entender algoritmos, depois... Aí sim é um problema!! :P

Até;

:-BEER

Postado
Postado Originalmente por thiagps@20 de setembro de 2005, 14:48

LeandroNunesSilva,

Antes de pensar em qual linguagem programar, mostre a ele primeiro uma literatura sobre Algoritmos.

Isso é a base pra qualquer linguagem. Sabendo isso bem, se aprende qualquer linguagem de programação.

Pois depois que você aprende uma, as outras são mais fáceis e se aprende com rapidez.

Agora, entender algoritmos, depois... Aí sim é um problema!!  :P

Até;

:-BEER

<_<

foi o q eu disse se você tivesse parado para ler...

você já sabe programa se n souber, procure apostila de logica de programação, caso já saiba procure na internet as vantagem e desvantagem de cada linguaguem.

... :D

Postado

Obrigado pelas dicas gente.

Como me perguntaram acima, "já sabe programar?". Ele não tem noção nenhuma de programação e eu idem. Só trabalho com hardware e redes. A única coisa que sei fazer são uns arquivinhos em bat ou consertar uns bancos de dados em dbase. Fora isso não posso dar nenhuma ideia pra ele. Portanto precisamos do básico dos básicos.

Grato.

• 2 semanas depois...
Postado

Cara eu acho q para começar a programar sozinho vai da um trampo bom.... tenta acha algum curso legal que eu acho q vale + a pena pois você necessita saber o q são algaritmos e outras "cositas mas"... já a programacaum em si so varia a linguagem e a sintaxe porque quem programa em um( o primeiro é sempre o + difícil) concegue com um pouco de esforço trabalhar com outras linguagens.

Procura ai perto da sua cidade uma escola chama ETE - escola tecnica estadual, eles tem esse tipo de curso i gratuito ( 1 ano e meio o de informatica)

espero q tenha ajudado :P

Postado

o problema não é aprender a linguagem e sim a logica...

quando você aprende a logico, a linguagem fica fácil...

seguinte, esses 2 endereços sao de professores que foram professores meus... é uma materia q tive no primeiro ano, chama APC (Algoritmos e Programação de Computadores), é um começo... tem material de apoio, lista de exercicios...

acho uma boa pra começar...

http://docentes.puc-campinas.edu.br/ceatec/angela/

http://docentes.puc-campinas.edu.br/ceatec/joaoluis/apc.html

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...