Ir ao conteúdo

O que você achou das novas placas?

Phoenix Maximus

O que você achou das novas placas série X1k?  

1. 1. O que você achou das novas placas série X1k?

• Gostei, acho que dessa vez ATi acertou na mosca!
    • Gostei, mas não foi tudo aquilo que eu esperava!
    • Não gostei, principalmente porque ela veio muito depois da NVIDIA!
    • Não gostei, esperava algo melhor.. me descepcionou!

Posts recomendados

Postado

O que eu acho é o seguinte. Nenhum processador no mercado da vazão para as placas TOP's. É só compararmos os benchs em SLi e NorMAL, a diferença não fica muito grande e em teoria deveria ser o dobro ou perto disso. Enquanto não tiver jogos que utilizem os 64 bits esses procs serão um gargalo feio para essas bixas lokas :P

Em relação a série x1k, vocês tão sabendo que a low-end vai pedir uma fonte de 400W reais né.

Concordo que a série esta boa, esperava que fosse melhor, mas acho que os preços delas vão dificultar um pouco. Pensem uma x1300 tá com desempenho parecido com a 6600Gt, mas ela está HOJE 100 dólares mais barato que o preço referência do x1300. qual vocês escolheriam?

Eu posso até tá falando m.erda, enfim, vamos ver daqui a 1 semana como vai estar esses preços.

Postado
Postado Originalmente por phoenix_maximus@05 de outubro de 2005, 18:49

então cara, em jogos um

Athlon FX 57 2.8ghz se sai melhor que um

Athlon X2 4800 2.4ghz?

phoenix

boa pergunta hehehe

alguem ai tem uma resposta ?

so mais o meu pentium 233mmx :P

Postado

tenho uma divida !!!

se eu tiver falando algo de errado por favor me corrijam oks

x1800?? X 7800??

x1600?? X 7600??

x1300?? X 7200??

coloquei as concorrencia equivalentes !!!

minha duvida é

quem é concorrente das 6800 e 6600 sera as x800 e x700 ???

Postado

gargalo existe mesmo. Mais em resoluções altas como 1600x1200 + filtros a placa já chega no limite e o gargalo do processador se torna minimo... Pode ver em jogos pesados como FEAR , se compararmos 1024x768 com 1600x1200 da pra notar uma queda brusca no desempenho da placa de video , isso significa que a placa já ta no limite.

Postado

tendo em vista o atraso das vgas eu sinceramente , mesmo usando uma ati, acho a nvidia muito mais traquila agora...

a ati se saiu bem.... mas muito ... muito depois.... agora a nvidia pode dar a cartada na hora que bem entender...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Pedro Gattas@05 de outubro de 2005, 18:11

gargalo existe mesmo. Mais em resoluções altas como 1600x1200 + filtros a placa já chega no limite e o gargalo do processador se torna minimo...  Pode ver em jogos pesados como FEAR , se compararmos 1024x768 com 1600x1200 da pra notar uma queda brusca no desempenho da placa de video , isso significa que a placa já ta no limite.

ou seria o processador que chegou ao seu limite??

acho que não tem como saber nesse caso...

até colocarem um processador AINDA MAIS PODEROSO que este atual..

phoenix

Postado
Postado Originalmente por Jaime Penna@05 de outubro de 2005, 18:11

tenho uma divida !!!

x1800?? X 7800??

x1600?? X 7600??

x1300?? X 7200??

minha duvida é

é isso ai!!!

Postado
Postado Originalmente por Jaime Penna@05 de outubro de 2005, 18:11

tenho uma divida !!!

x1800?? X 7800??

x1600?? X 7600??

x1300?? X 7200??

minha duvida é

qual a previsão de lançamento das 7600 e cia?

creio eu, q a x1600, se "arrumarem" ela, vai estar competindo, entre 6600GT e 6800GT.

E as x1300 com as 6200 até 6600GT....

num deu pra sentir o poder real delas nesses benchs...

Postado

Gostei.

Mesmo demorando, acho que valeu. Agora basta eu ver alguns comparativos entre 7800GTX e a top da ATi (X1800XT, creio eu) e decidir qual a melhor.

Falou

Postado
Postado Originalmente por Eddie@05 de outubro de 2005, 19:16

qual a previsão de lançamento das 7600 e cia?

creio eu, q a x1600, se "arrumarem" ela, vai estar competindo, entre 6600GT e 6800GT.

E as x1300 com as 6200 até 6600GT....

num deu pra sentir o poder real delas nesses benchs...

creio q a nvidia agora vai se espertar pois ela estava sozinha mais agora tem uma concorrencia digamos a altura...

me digam os preços das x800 agora tedem a cair ???

tomara pois cada dia q passa fico pensando será se um dia vou ter um desses uaheuhauehauheuaheuhauehuaheuahuehauehauheuaheuahuehuaheuahuahua

Postado
Postado Originalmente por Jaime Penna@05 de outubro de 2005, 18:21

creio q a nvidia agora vai se espertar pois ela estava sozinha mais agora tem uma concorrencia digamos a altura...

me digam os preços das x800 agora tedem a cair ???

tomara pois cada dia q passa fico pensando será se um dia vou ter um desses uaheuhauehauheuaheuhauehuaheuahuehauehauheuaheuahuehuaheuahuahua

hmmm, analisando o preço q está a 9800PRO, ou uma FX5950U.... eu acho q não :(

Postado
Postado Originalmente por Eddie@05 de outubro de 2005, 19:25

hmmm, analisando o preço q está a 9800PRO, ou uma FX5950U.... eu acho q não  :(

e verdade mesmo as 9800 e 5950 sendo placas mais antigas elas cont com os preços la em cima por que ?

já vi 5950 com preço da 6600 putz ate mais caro

Postado
Postado Originalmente por phoenix_maximus@05 de outubro de 2005, 18:14

ou seria o processador que chegou ao seu limite??

acho que não tem como saber nesse caso...

até colocarem um processador AINDA MAIS PODEROSO que este atual..

phoenix

ai é placa mesmo. Se fosse o processador que estivesse no limite iria acontecer isso

1024x768 - 72fps

1600x1200 - 72fps

E o que acontece é uma queda brutal nos FPs quando aumentamos a resolução e filtros.

Se você comparar teste de desempenho de processadores vai verificar exatamente isso que to falando. Por exemplo um P4 3.6 , quando ta na resolução 1024 gera muito mais FPs do que um P4 3.0. Mais quando ta em 1600x1200 e filtros o FPs fica quase igual , e isso significa que em situações extremas o fator limitante é a placa de video.

• Membro VIP
Postado

Eu gostei do desempenho da x1800xt. Vendo os review me lembrei de um artigo do Inquirer em que a Ati afirmava ter implementado as novas tecnologias em especial SM3.0 melhor que a Nvidia e prometia desempenho melhor em dois jogos digamos mais antigos que usam SM3.0, Far Cry e Splinter Cell e em novos títulos como Fear e Battlefield.

Ao ler os reviews notei que a maioria se não na totalidade deles a Ati saiu-se melhor mesmo nos benchmarks de todos os jogos citados acima, e adicione-se a este o desempenho em Call Of Duty 2. E também deve-se ressaltar a boa vantagem que a Ati teve sobre a Nvidia em Fear e Call Of Duty 2, os dois jogos mais pesados ultimamente segundo tenho visto.

Acho que uma placa de 16 pipelines com todas as tecnologias adicionadas a ela se sair melhor que uma placa com 24 pipelines e no mínimo muito bom. E adicione-se a isto novas opções como a possibilidade de usar HDR e AA, Adaptative AA...

Acho que a Ati promete ótima competição pra Nvidia nos futuros lançamentos em que cada mais estará sendo implementado nos jogos tecnologias como HDR e SM3.0.

Mas o melhor de tudo acho q isto é ótimo pra competição porque uma vez que a x1800 xt se saísse pior que a 7800gtx teríamos um domínio por muito tempo de um só lado, e todos sabemos que isso não é nada bom, é só lembrar de como a Nvidia passou tempos nada bons com a decepção que acabou sendo as placa FX, deixando a Ati por um bom tempo com a coroa de melhor performace. Acho que desde o lançamento da Geforce6 vem tendo um ótimo equilíbrio entre as duas gigantes, e espero que continue assim.

Postado
Postado Originalmente por Jaime Penna@05 de outubro de 2005, 18:27

e verdade mesmo as 9800 e 5950 sendo placas mais antigas elas cont com os preços la em cima por que ?

Bom no caso da 5950 algumas vezes o alto custo é por ser VIVO e depende da loja é claro! Agora o preço das R9800 cairam sim, e muito pra ser sincero. No PY quando as R9800 eram recém-lançadas custavam ~R$1.000,00 (pra mais em alguns casos) e hoje em dia compra-se por R$600,00 tranquilamente, sendo que ainda é uma placa com alto poder de fogo, "pecando" por ter apenas suporte ao DX9.0 (entre aspas, pois era esse o DX da época).

Sobre essas novas placas da ATi o que tenho a dizer é o que li aqui e em outros fóruns, testes delas eu estou começando a ler. o que me parece é que a X1300 é boa, pelo menos é o que os comentários dizem, agora X1600 perdendo em alguns casos para 6600GT aí já são outros quinhentos, se isso realmente se confirmar, essa X1600 como já dito fez jus a sua "antecessora" X600. Sobre processadores Dual Core, lí em algum lugar que mesmo em jogos só fica em funcionamento 1 "processador" e o outro fica "hibernando" (Não estou confirmando isso, mas que eu me lembre era isso. LEMBRO QUE POSSO ESTAR ENGANADO). Mas como o fcontato falou os jogos não são otimizados para rodar em processadores sejam dual, quad-core.

Postado
Postado Originalmente por Jaime Penna@05 de outubro de 2005, 18:27

aí é q entra os cortes nos gastos quando são fabricadas as placas. Pelo jeito, a fabricação de uma 6600GT é bem mais barata do q uma 5950U (q tem memos de 256bits), bom, tem q ser :P:D

Postado

Um grande problema que o mercado está para enfrentar, e antes do que se pensa, é o silício....

já não dá pra evoluir muito se continuarem utilizando silício como matéria prima...

creio que o fim da evolução, em todos os componentes de hardware, está próximo...

já não dá pra ir muito longe utilizando silício... o qeu dá pra fazer é o que a ATI está fazendo com a série X1000.... passar a produzir no processo de 90 nanometros..... e olha que não foi fácil de conseguirem, tanto que continuaram utilizando 16 pipelines, e não 32 ou 24, como se especulava....

Mas uma coisa me deixa inquieto:

"Todos estamos achando que a ATI penou com a contrução a 90 nanometros, e até certo ponto, isso é verdade, pois o atraso no lançamento das placas foi grande... só que, pelo que li em um artigo um dia desses (não me recordo onde, mas vou tentar encontrar), o sucessor do chip R580, chamado até agora de R600 (segundo a ATI, será o chip que irá puxar a próxima geração gráfica no PC - Unreal Engine 4 - equiparando novamente os PCs aos videogames da nova geração), será construído sob o inacreditável processo de 65 nanometros..... se isso for verdade, provavelmente veremos placas de vídeo com core rodando a 1200 Mhz ou mais...."

esse novo processo de 65 nanometros mostra que o fim da evolução está próximo, se continuarem a usar silício.....

Postado

Olha dessa vez a ATI acertou na mosca, principalmente o visual estão muito bonitas, e o principal o motor com Pixel Shader 3.0 e um novo sistema de antialiasing.Olha sinceramente nos Benchmarks elas vão ganhar de lavadas eu espero, dessa vez a Nvidia vai comer poera...

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por rudinei2612@06 de outubro de 2005, 10:37

Olha dessa vez a ATI acertou na mosca, principalmente o visual estão muito bonitas, e o principal o motor com Pixel Shader 3.0 e um novo sistema de antialiasing.Olha sinceramente nos Benchmarks elas vão ganhar de lavadas eu espero, dessa vez a Nvidia vai comer poera...

Hehehe... ninguém tá comendo poeira não, é só olhar os testes, tem diferença de desempenho mas é pouca... até a x1600xt que tinha a obrigação de deixar a 6600gt comendo poeira por ser uma placa de nova geração tem um desempenho bem semelhante.

Postado
Postado Originalmente por leosale@06 de outubro de 2005, 10:33

Um grande problema que o mercado está para enfrentar, e antes do que se pensa, é o silício....

já não dá pra evoluir muito se continuarem utilizando silício como matéria prima...

creio que o fim da evolução, em todos os componentes de hardware, está próximo...

já não dá pra ir muito longe utilizando silício... o qeu dá pra fazer é o que a ATI está fazendo com a série X1000.... passar a produzir no processo de 90 nanometros..... e olha que não foi fácil de conseguirem, tanto que continuaram utilizando 16 pipelines, e não 32 ou 24, como se especulava....

Mas uma coisa me deixa inquieto:

"Todos estamos achando que a ATI penou com a contrução a 90 nanometros, e até certo ponto, isso é verdade, pois o atraso no lançamento das placas foi grande... só que, pelo que li em um artigo um dia desses (não me recordo onde, mas vou tentar encontrar), o sucessor do chip R580, chamado até agora de R600 (segundo a ATI, será o chip que irá puxar a próxima geração gráfica no PC - Unreal Engine 4 - equiparando novamente os PCs aos videogames da nova geração), será construído sob o inacreditável processo de 65 nanometros..... se isso for verdade, provavelmente veremos placas de vídeo com core rodando a 1200 Mhz ou mais...."

esse novo processo de 65 nanometros mostra que o fim da evolução está próximo, se continuarem a usar silício.....

isso ai é verdade mesmo...

já venho dizendo isso a muito tempo... os semi condutores a base de silício já estão praticamente no limite de velocidade.... e quer um prova melhor do que vga nisso... são os processadores ... que já estão no topo do que se diz possivel em freqüência... acima de 4 ghz em um unico core fica totalmente inviável... tendo em vista dissipação termica e rendimento....

existem estudos sobre estruturas carbonicas muito melhores que o silílio para a industria de hardware, mas são materiais ainda experimentais, difíceis de produzir, portanto caros, e totalmente inabilitados para aproveitar a atual estrutura funcional do silício, o que levaria a uma troca em massa de todos os pcs para aqueles que quiserem entrar nessa onda...

estamos presenciando porém uma coisa ótima .... com a limitação do silicio e a indisponibilidade de outros materias, a industria tem que investir em equipamentos mais inteligentes e com força bruta até mesmo reduzida... esses equipamentos possuem muita tecnologia e provem mais desempenho mesmo não tendo que ser alterados os clocks....

isso provaca uma melhoria de processos e um elevado acrescimo de conhecimento nos metodos de fabricação que poderão melhorar a fabricação quando porventura vir a ser modificada a matéria prima da industria de hardware...

é isso ai....

Tecnologia Hifi agora é real hehe....

Postado
Postado Originalmente por rudinei2612@06 de outubro de 2005, 11:37

tem cada uma

comendo poeira !!!

ond tu viu isso ???

putz :tantan:

Postado

Olha eu realmete gostei dos resultados, sem drivers maduros as X1800XT tiveram ótimo desempenho frente a 7800GTX, e acho q as x1800 não vieram para destruir as 7800 apenas pra ser mais rapidas e é o que acontece ela é sim mais rapida, mas sabe o que mais me intriga ela é mais rapida com 8 PIPES a menos, se ela colocasse 24 po nem se fala como ela ia ser mais rapida........se a Nvidia lancar seus novos chips com 24 pipes ela q se cuide pois acho q a x1800XT PE vai ser R580 e ele não vai ter 16PP..........

VALEU!

Postado

Vou tentar explicar aqui pra galera que acha que uma é melhor que a outra por causa de clocks ou pipes.

Cada placa seguiu um caminho diferente, as 7800 tem mais pipes e menos clocks por que é o que podem fazer no momento com um processo de 110nm, simplesmente não podem colocar 600Mhz no core e sair brincando com 24 pipes embutido simplesmente o processo não aguentaria tal situação.

O mesmo acontece as X1800 que muita gente diz "nossa se tivesse mais pipes detonava" também não é simples assim, a Ati chegou a esses clocks graças ao processo de 90nm e aos 16 pipes presentes que tem uma estrutura nova em relação as suas placas da geração passada e bem diferentes das placas da nVidia. Se ela simplesmente resolver colocar 24 pipes (o que é difícil no momento) nas futuras X1k os clocks não serão mantidos, terão que ser diminuidos, é claro, terá clocks mais rapidos que a 7800GTX mas bem abaixo dos que se mostram hoje.

Então antes que venham com ladainhas e bla bla blas de que é só a nVidia aumentar os clock que detonaria ou a Ati colocar mais pipes que destruiria é bom saber que ambas usaram caminhos diferentes pra chegar onde queriam E PODIAM.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...