Ir ao conteúdo

O que você achou das novas placas?

Phoenix Maximus

O que você achou das novas placas série X1k?  

1. 1. O que você achou das novas placas série X1k?

• Gostei, acho que dessa vez ATi acertou na mosca!
    • Gostei, mas não foi tudo aquilo que eu esperava!
    • Não gostei, principalmente porque ela veio muito depois da NVIDIA!
    • Não gostei, esperava algo melhor.. me descepcionou!

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Anakin@06 de outubro de 2005, 16:04

Vou tentar explicar aqui pra galera que acha que uma é melhor que a outra por causa de clocks ou pipes.

Cada placa seguiu um caminho diferente, as 7800 tem mais pipes e menos clocks por que é o que podem fazer no momento com um processo de 110nm, simplesmente não podem colocar 600Mhz no core e sair brincando com 24 pipes embutido simplesmente o processo não aguentaria tal situação.

O mesmo acontece as X1800 que muita gente diz  "nossa se tivesse mais pipes detonava" também não é simples assim, a Ati chegou a esses clocks graças ao processo de 90nm e aos 16 pipes presentes que tem uma estrutura nova em relação as suas placas da geração passada e bem diferentes das placas da nVidia.  Se ela simplesmente resolver colocar 24 pipes (o que é difícil no momento) nas futuras X1k os clocks não serão mantidos, terão que ser diminuidos, é claro, terá clocks mais rapidos que a 7800GTX mas bem abaixo dos que se mostram hoje.

Então antes que venham com ladainhas e bla bla blas de que é só a nVidia aumentar os clock que detonaria ou a Ati colocar mais pipes que destruiria é bom saber que ambas usaram caminhos diferentes pra chegar onde queriam E PODIAM.

sim, você está certo, cada empresa segue um caminho, mas como hoje em dia os pipes viraram moda, ninguém repara muito nos clocks(se bem que não reparar no clock da x1800xt é sacanagem...)

só para avisar, como a TSMC(Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) não conseguiu fabricar os núcleos de 24 e 32 pipes a ATI decidiu mudar para a UMC(United Microelectronics Corporation), e as r520 fabricadas pela UMC contarão com o core R521(essa mudança para identificar o fabricante), tanto a ATI como a NVIDIA pretendem lançar as vgas com 32 pipes no inicio do ano de 2006(1º Q), sendo essa série X1k e série 7 vão ser as com menor tempo no topo das vgas , principalmente a X1k pois não durarão menos de 4 meses para se tornarem "obsolentas' :tantan::tantan:

EDIT: UMC estava com a sigla errada :P

Postado
Postado Originalmente por Anakin@06 de outubro de 2005, 17:04

Vou tentar explicar aqui pra galera que acha que uma é melhor que a outra por causa de clocks ou pipes.

Cada placa seguiu um caminho diferente, as 7800 tem mais pipes e menos clocks por que é o que podem fazer no momento com um processo de 110nm, simplesmente não podem colocar 600Mhz no core e sair brincando com 24 pipes embutido simplesmente o processo não aguentaria tal situação.

O mesmo acontece as X1800 que muita gente diz  "nossa se tivesse mais pipes detonava" também não é simples assim, a Ati chegou a esses clocks graças ao processo de 90nm e aos 16 pipes presentes que tem uma estrutura nova em relação as suas placas da geração passada e bem diferentes das placas da nVidia.  Se ela simplesmente resolver colocar 24 pipes (o que é difícil no momento) nas futuras X1k os clocks não serão mantidos, terão que ser diminuidos, é claro, terá clocks mais rapidos que a 7800GTX mas bem abaixo dos que se mostram hoje.

Então antes que venham com ladainhas e bla bla blas de que é só a nVidia aumentar os clock que detonaria ou a Ati colocar mais pipes que destruiria é bom saber que ambas usaram caminhos diferentes pra chegar onde queriam E PODIAM.

mandou muito bem !!!

• Membro VIP
Postado

Concordo sobre os pipes da ati mas não muito sobre os clocks da 7800gtx, ela ainda tem um cooler/dissipador que ocupa apenas um slot e memos a 1,2ghz, acho que se ela tiver interesse pode aumentar esse cooler para dois slots e aumentar pelo menos uns 100mhz no gpu e as memos também pode usar as mesmas que tem na x1800xt, não sei se ela tem interesse nisso, mas que se tiver e quiser ela ainda consegue extrair um bom ganho de desempenho em cima do g70. Acho que a ati fez um bom trabalho para uma placa de "apenas" 16 pipes, com clocks muito bons, e sinceramente não esperava que ela chegaria a tanto com 16 pipes, apesar do atraso ponto para a ati nesse quesito, pelo menos por enquanto, as x1300 também parecem que se saíram muito bem, mas a um preço muito alto na minha opinião, já a x1600xt sinceramente foi uma decepção total, tanto em preço como em desempenho, há comentários que essa placa tenha apenas 4 pipes, isso justificaria o porque de um desempenho semelhante a uma 6600gt, mesmo tendo clocks tão mais altos. Resumindo tudo... hehehe... falando em placas e não em valores, a ati fez um bom trabalho nas low-end e nas top, mas se ela quiser o mercado mid-end ela pode ir tratando de inventar uma "x1700", porque se continuar com essa x1600 a 7600 vai acabar com ela.

Postado
Postado Originalmente por fcontato@06 de outubro de 2005, 17:10

Concordo sobre os pipes da ati mas não muito sobre os clocks da 7800gtx, ela ainda tem um cooler/dissipador que ocupa apenas um slot e memos a 1,2ghz, acho que se ela tiver interesse pode aumentar esse cooler para dois slots e aumentar pelo menos uns 100mhz no gpu e as memos também pode usar as mesmas que tem na x1800xt, não sei se ela tem interesse nisso, mas que se tiver e quiser ela ainda consegue extrair um bom ganho de desempenho em cima do g70. Acho que a ati fez um bom trabalho para uma placa de "apenas" 16 pipes, com clocks muito bons, e sinceramente não esperava que ela chegaria a tanto com 16 pipes, apesar do atraso ponto para a ati nesse quesito, pelo menos por enquanto, as x1300 também parecem que se saíram muito bem, mas a um preço muito alto na minha opinião, já a x1600xt sinceramente foi uma decepção total, tanto em preço como em desempenho, há comentários que essa placa tenha apenas 4 pipes, isso justificaria o porque de um desempenho semelhante a uma 6600gt, mesmo tendo clocks tão mais altos. Resumindo tudo... hehehe... falando em placas e não em valores, a ati fez um bom trabalho nas low-end e nas top, mas se ela quiser o mercado mid-end ela pode ir tratando de inventar uma "x1700", porque se continuar com essa x1600 a 7600 vai acabar com ela.

Talvez a que você se refere poderia ser uma Ultra que parece que não vai mais sair, os motivos só a nVidia sabe mas como você deve saber pra uma Ultra a Ati também teria uma XTPE, se for seguir a mesma historia da geração passada.

• Membro VIP
Postado
Postado Originalmente por Anakin@06 de outubro de 2005, 17:20

Talvez a que você se refere poderia ser uma Ultra que parece que não vai mais sair,  os motivos só a nVidia sabe mas como você deve saber pra uma Ultra a Ati também teria uma XTPE, se for seguir a mesma historia da geração passada.

Concordo sobre ser uma versão ultra da 7800, como disse também, se a nvidia tiver interesse, vai saber né... sobre a xtpe já é mais complicado, na versão anterior a xt tinha um cooler/dissipador ocupando apenas um slot, e na xtpe eles usaram os dois slots para esse ganho de clocks, nessa nova geração a xt já usa esses dois slots, então aumento de clock é bem mais complicado do que o caso da 7800... li uma vez que a ati tem a esperança de conseguir lançar uma xt pe de 20 ou 24 pipes conforme o processo de fabricação seja aprimorado, aí é possível termos uma xt pe, mas se não conseguir ativar esses pipes acho meio remota a possibilidade de sair essa versão... a não ser que eles utilizem o R580 para isso, mas nesse caso acho que eles já chamariam de uma x1850 ou x1900...

PS: Não tinha visto que a x850xt também usa dois slots, mas nesse caso para a pe na gpu só houve um ganho de 20mhz.

Postado
Postado Originalmente por vinyy@06 de outubro de 2005, 15:37

Olha eu realmete gostei dos resultados, sem drivers maduros as X1800XT tiveram ótimo desempenho frente a 7800GTX, e acho q as x1800 não vieram para destruir as 7800 apenas pra ser mais rapidas e é o que acontece ela é sim mais rapida, mas sabe o que mais me intriga ela é mais rapida com 8 PIPES a menos, se ela colocasse 24 po nem se fala como ela ia ser mais rapida........se a Nvidia lancar seus novos chips com 24 pipes ela q se cuide pois acho q a x1800XT PE vai ser R580 e ele não vai ter 16PP..........

VALEU!

Me admiro esses cara que só enxergam os pipes.... Qualquer placa com menos pipes e mais clock pode alcansar uma com mais pipes e menos clock... Pode até ser uma XGI...

Quanto aos 20, 24, 32 pipes e etc no R520, sao muito poucos chips q saem de fabrica capazes de rodar todos em perfeito estado, por isso que foi lançado somente com 16 pipes...

Agora o processo da Nvidia de 110nm já ta totalmente maduro, sendo capaz de ela fabricar um chip de até 64 pipes sem nenhum defeituoso... então pra ela, aumento de clock não é o q importa, (embora um chip com menos pipes e mais clock seja mais barato de produzir, possui menos area do wafer), ah, e outra coisa, a ATI já tem o R580 pronto, foi dada uma nota oficial disso, ela estava a ponto de come o figado dos progetistas do r520 hauheuaehua...

Postado

bom o q eu acho é o seguinte... parece as top se sairam muito bem... agora a 1300 e a 1600 pra mim n foram la grande coisa, pois foram comparadas a geraçao anterior da nvidia, e mesmo assim n se sairam la muito bem...

me diz uma coisa vai sair 7600, 7200, etc? se for sair, mal posso esperar pra ver, acho q vai levar fácil essas 1600 e 1300....

mandou bem a ati, mas se esperava mais... falou :bye:

Postado

achei bom , mas podia ser melhor...

a x1600XT é boa mas podia ser melhor, ela ganha da 6600GTq é da geração anterior, mas eu quero ver com uma suposta 7600, essa poderia ser minha proxima placa... bom mas pelo preço de $199 o modelo de 128mb talvez vala a pena...

existe também um novo sistema de controle de memória em anel com barramento de 512 bits permite uma latência muito menor no acesso aos dados. O sistema em anel tem duas vias de 256 bits em sentidos opostos, permitindo que a controladora acesse o dado localizado na memória pelo caminho mais curto. Comparado com a geração anterior (X850) a X1800 utiliza 8 canais de 32 bits para se comunicar com a memória enquanto a geração anterior utilizava 4 canais de 64 bits. (a controladora de memoria é 512bits, não necessariamente ela terá 512 bits de BUS)

a x1800Xt x 7800 GTX: estão num estado de equilibrio, a x1800xt ganha em performance em mais jogos do que a GTX, mas a diferença na maioria é de +- 5 FPS, a x1800 faz uma pontuação mt boa no 3dmark 2005 devido aos Vertex shaders q são bastante usados nesse aplicativo...

Achei péssimo a x1800XT ocupar dois Slots pci-e por causa do sistema de refrigeração, alem disso o PCB dela é bem grandinho, alias dela e de todas as placas da serie x1k, chegam a ser maiores do que as Xxx....

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.forumpcs.com.br/artigos/x1800_files/image005.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.forumpcs.com.br/artigos/x1800_files/image009.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

*peguei no site da ATI, por isso eles tendem a puxar pro lado deles, mas aí tem as tecnologias implementadas

parece q o problema do crossfire q limita taxa de refresh rate dos monitores em apenas 60 Hz em alta resolução, foram corrigidos nessa geração...

falou

-Fumiko-

Postado

Aaeuaheuah q viagem... Se fosse isso a x1600xt tinha 4x mais desempenho, mas na verdade ela sua pra fica um pouco na frente da 6600GT...

O mesmo pra x1800...

Postado

Bom pra quem tem grana pra compra uma placa dessas, e estava esperando o seu lançamento acho q fico um pouco descepicionado com a sua performance ser pouca coisa melhor q a concorrente, mas como eu nw tenho grana pra compra um trem desse, tanto faz ser um pouco melhor ou pouco pior, infelizmente tenho q compra o q se encaixa melhor no meu bolso!!! essa placa tem o preço de uma maquina mediana, vai chega aqui custando uns R$2.500,00 conto, só pra quem tem mesmo.( estou mensionando a top x1800xt e sua concorrente 7800gtx), agora c as mid e low-end tiver um preço atraente, e uma performance boa ponto para a ati.

Postado
Postado Originalmente por Fabio Luiz@06 de outubro de 2005, 16:47

sim, você está certo, cada empresa segue um caminho, mas como hoje em dia os pipes viraram moda, ninguém repara muito nos clocks(se bem que não reparar no clock da x1800xt é sacanagem...)

só para avisar, como a TSMC(Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) não conseguiu fabricar os núcleos de 24 e 32 pipes a ATI decidiu mudar para a UMC(United Microelectronics Corporation), e as r520 fabricadas pela UMC contarão com o core R521(essa mudança para identificar o fabricante), tanto a ATI como a NVIDIA pretendem lançar as vgas com 32 pipes no inicio do ano de 2006(1º Q), sendo essa série X1k e série 7 vão ser as com menor tempo no topo das vgas , principalmente a X1k pois não durarão menos de 4 meses para se tornarem "obsolentas' :tantan:  :tantan:

EDIT: UMC estava com a sigla errada :P

obsoletas nada, ninguém relmente precisa d uma serie 7 ou 1xk, uma 6600 gt já da conta, quem tem essas series então..., aguenta muito tempo..., (a não ser q sharder 4 e directx 10 venham e se estabeleçam rápido)

Postado
Postado Originalmente por Nazgul@07 de outubro de 2005, 09:29

obsoletas nada, ninguém relmente precisa d uma serie 7 ou 1xk, uma 6600 gt já da conta, quem tem essas series então..., aguenta muito tempo..., (a não ser q sharder 4 e directx 10 venham e se estabeleçam rápido)

Quando ele diz "obsoletas", é que essas placas não estarão mais fazendo o papel delas que é ser "top" por isso elas serão "obsoletas".

Falo isso das 7800GTX e X1800XT, mas mid-range não entram no pagode por ser da fatia CustoxBeneficio.

Postado
Postado Originalmente por rudinei2612@07 de outubro de 2005, 12:09

O SNAKE, sinceramente qual você prefere agora que ambas tem PS 3.0, a 7800GTX ou a X 1800?

... sei que a pergunta não foi para mim... mas eu ia de gtx.... pode até parecer pirraça mais acho ela melhor....

Postado
Postado Originalmente por MysticPower@07 de outubro de 2005, 13:27

... sei que a pergunta não foi para mim... mas eu ia de gtx.... pode até parecer pirraça mais acho ela melhor....

eu também iria de GTX apesar de ser meio suspeito eu dizer isso pois sou um Fanboy da Nvidia... mas eu penso q a 7800GT/GTX ainda estão longe de mostrar seu verdadeiro potencial!

Postado
Postado Originalmente por rudinei2612@07 de outubro de 2005, 13:09

O SNAKE, sinceramente qual você prefere agora que ambas tem PS 3.0, a 7800GTX ou a X 1800?

Opa!!! Exclusividade... :rolleyes: Bom, deixe-me ver...

Sério... :huh: sinceramente, (e falo sério) eu não compraria nenhuma, mesmo se tivesse dinheiro pra comprar) mas das duas a X1800 está sendo a melhor, pois tem a "mesma" tecnologia e ainda é mais rápida...

Mas como o que conta é o famoso CUSTOxBENEFÍCIO então fico com a GeForce 7800GTX. Não tem jeito... :naonao:

Snake

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...