Ir ao conteúdo

Compartilhar conexão!

rhodesbauer

Posts recomendados

Postado

Olá.

Gostaria de trazer uma pergunta e talvez alguém consigo me ajudar.

Estou tentando criar um projeto para migrar os computadores da empresa para Linux e estou testando algumas distribuições, opções para os programas e coisas desse tipo.

Um dos problemas que estou enfrentando é com relação ao compartilhamento da conexão.

Eu tenho 3 servidores de diferentes tipos, e um deles possui o acesso a internet. Neste servidor, preciso compartilhar a conexão para minha eth1 que está ligada através de um cabo cross com um computador e também a eth2 que é ligada, também com cabo cross, a outro computador. Esses estão em redes (máscaras de sub rede na verdade) separadas e que não devem ser acessiveis pelos outros. Os outros que me refiro são os que estão conectados no switch que por sua vez está conectado na eth0.

Ou seja. Preciso compartilhar a conexão que chega pela eth3 para as outras 3 placas de rede, de forma que todo mundo possa conectar a internet com as devidas regras de acesso.

O meu problema, é que todas as opções que tenha visto conseguem compartilhar ou gerir a conexão para apenas 1 saída, e eu preciso que seja para 3 pois não me permitem conectar os outros computadores também no switch...

Alguém consegue me ajudar, ou ao menos indicar o caminho das pedras?

Postado

Tem algum conhecimento básico de IPTABLES ?

Vê alguns tutoriais (pode ser no vivaolinux.com.br mesmo) para colocar o computador como gateway.. e lá vai ter algo assim (só exemplo)

/sbin/iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -s 10.10.10.2/32 -j MASQUERADE

Isso aí é para compartilhar a conexão para tal IP... o que você vai fazer para compartilham em outras placas é mudar o 'eth0' para a outra placa.. e o endereço ip da mesma, claro.

• Membro VIP
Postado

Tanto o IPTABLES como o Squid conseguem fazer isso, gerenciando cada saida da rede de maneira diferente...

Aconselho você a estura melhor estes aplicativos.

Ps.: Se realmente pretente migrar parte de uma empresa para Linux estude bem o sistema antes, faça isso com calma, senão vai ser mais uma empresa insatisfeita com o pinguim...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!