Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemaço com HD de notebook - lentidão

andreiluis

Posts recomendados

Olá,

Equipamento em questão: Notebook Toshiba Satellite A45-S151 HD Hitachi 60Gb modelo IC25N060ATMR04-0

Estou com um problemão no meu notebook de uso pessoal. Ele começou a ficar lento. E de uma hora para outra estacionou de vez.

O boot do Win XP Home está levando cerca de 15 mins.

Atitudes que já tomei:

- reinstação a partir do cd de reinstação do notebook, que recria a partição, formata e reinstala tudo.

- baixei programa de diagnóstico e correção do site da Hitachi. Ao rodar diagnóstico e ferramenta 'erase disk', que não sei se é um low level format ou se é um zero fill... e acusa erro: 0x75 - defective device - component failure Technical Result Code: 756196AE

- Criei uma partição de 20Gb com o fdisk e instalei o Win XP Pro, rodei o Norton NDD 2004 através do CD do Norton e ele começa a fazer o exame de superfície, mas após uns 10 segs, ele começa a se arrastar, e o tempo estimado para terminar o processo vai pra + de 40 horas...

- Instalei um outro hd e instalei o Win Xp Pro e rodou normal.

Alguém sabe se tem solução ou tá morto o HD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola André,

Já tive um problema um pouco parecido (o que é bom e ruim). A parte boa é que TALVEZ seja uma solução para sua dor de cabeça. E a parte ruim é que caso seja a "solução" isso significaria que o seu HD estaria realmente "morrendo fisicamente".

Meu caso foi com um samsung muito antigo que eu tinha num PC. Ele meio que travava e ficava muito lento e tal (apesar de que "naquela época" td era muito lento, hehe). Enfim, nos finalmente o meu HD tinha praticamente vontade própria. O problema foi que o motor foi falhando (dava até para escutar ele meio que rateando), até falhar por completo e não "ligar" mais, apesar da BIOS até reconhecê-lo. Não sei se você sabe, mas para isso não tem solução, porque mesmo que alguém abrisse para "trocar" o motor o HD nunca mais seria o mesmo, em relação à integridade fisica. Por isso mesmo que essa "opção" está totalmente descartada.

No entanto pode ter uma outra "opção" para o seu problema. Muitos desses spywares e adwares de hoje em dia deixam o computador (tanto inicialização quanto uso normal) extremamente lento !!!

Então aqui vai a sugestão :

1- Escute seu HD, para observar barulhos estranhos. Não sei dizer especificamente o que seriam "estranhos", mas tente !

2 - Instale um desses programas de remoção de spy/adware´s e tente roda-lo no modo de segurança do windows. "Escolhi" sugerir rodar no modo de segurança pois acho que será uma inicialização mais rápida e menos irritante para você.

3- Tente também configurar sua máquina para rodar toda otimizadamente. O quero dizer com isso, tira da listagem de inicialização do windows qualquer programa que não seja ESSENCIAL !!!!

4 - Deletar todas suas partições, caso hajam, formatar o HD e começar do zero !

A não ser pela opção 4, todas as outras acho que você pode fazer ao mesmo tempo.

Espero ter ajudado em alguma coisa.

Link para o comentário

Grato por sua resposta Doala.

Como mencionei em minha mensagem anterior, já fiz tudo o que pensei, inclusive excluir e recriar partição.

Quanto a ruídos: o hd não apresenta nenhum, trabalha normalmente. Apenas sinto bem de leve uma pequena vibração na carcaça do notebook, mas isso é normal penso eu.

O pior é que trata-se de um equipamento praticamente novo, com 1 ano e meio de pouco uso.

De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Link para o comentário

Caro André,

É, então, infelizmente acho que a solução é recorrer ao suporte especializado do próprio fabricante. Falo infelizmente, porque deverá sair um preço alto por essa manutenção.

Espero que você ainda tenha a garantia. Se tiveres, USE-A ! :D

Abraços e boa sorte.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...