Ir ao conteúdo

Como começar a programar? sem saber nada?

wandersonefgen

Posts recomendados

Postado

quero aprender a programar mais não sei por onde começar, uns me falam lógica de programação, outros linguagem C, outros Visual B já me falaram pra começar até em delphi, rappa to perdido não sei por onde começo... valeu t+

Postado

Todo mundo tem este problema, eu estou começando por minha conta mesmo, peguei o devcpp e montei aqueles projetos prontos e estou modificando-os, assim aprendo como é a sintaxe normal do c++. O visual basic é bem simples, pegue programas prontos e estude-os. Não perca tempo aprendendo lógica de programação.

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH@26 de outubro de 2005, 16:49

Todo mundo tem este problema, eu estou começando por minha conta mesmo, peguei o devcpp e montei aqueles projetos prontos e estou modificando-os, assim aprendo como é a sintaxe normal do c++. O visual basic é bem simples, pegue programas prontos e estude-os. Não perca tempo aprendendo lógica de programação.

Eu não acho perda de tempo Lógica de Programação. Se você começa logo fazendo programas, você perde os princípios da programação, que na minha opinião são muito importantes (principalmente quendo você faz aquele programinha, que parece tudo certo teoricamente mas na prática não funciona).

A lógica da programação te ajuda a raciocinar melhor na hora de criar, modificar e até consertar um programa que não funciona direito.

Minha opinião...

Falou !!!

Postado

Ai cara todo mundo realmente tem está preocupação mais não deve se preocupar com uma linguagem de inicio a não ser que queira realmente aprender a programar nela, acho legal você desenvolver a lógica de programação com algoritimos e fluxogramas, no caso dos algoritimos existe um programinha chamado ILA (Interpretador de Linguagem Algoritimica) ele é bom, foi desenvolvido pelo pessoal da UNISINOS eu usei ele para aprender e digamos que o pouco que eu sei foi graças a ele.

Se você não encontrar ele me manda um e-mail ou entre em contato pelo MSN que eu lhe mando uma cópia. Mais sinseramente eu hoje em dia vejo a Linguagem C como uma linguagem boa para começar, para você aprender a tomar cuidado e atenção com o código devido a sua sintaxe.

Valeu . . . até mais.

Postado

po valeu mesmo galera, não desmerecendo ninguém, mais também acho melhor pegar a logica e depois c++ asim pego a base, e depois enfio a cara heim VB ou delphi!!

aí velho me passa seu msn então ai quando eu tiver alguma dúvida te proucuro, quem sab um dia posso até lhe ser útil valeu te +

se alguem tiver mais alguma sugestão coloca aí que vai ser de boa utilidade...

vou lá, já falei de +

Postado

É... dúvida cruel.... <_<

Realmente, para quem não tem nenhuma base, é muito difícil programar.... Eu fiz o curso de Processamento de Dados com 2º grau... já a alguns anos, em meu curso a primeira coisa que vi foi LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO desde fluxogramas à algorítimos primários e algorítimos com códificação para pascal, depois para delphi e por fim para VB... na época que me formei tinha um bom tato para programar, contudo, desde 1999 não pego para fazer nada além de banco de dados e, por sua vez, não treino algorítimos... hoje, vejo a falta da prática do algorítimo que me restringe um pouco... estou até lendo meus velhos livros de pascal e alguns tutoriais de lógica para me aquecer de novo.

Olha, quanto a linguagens eu indico Turbo Pascal que é uma linguagem antiga mas bem completa, apesar de um pouco difícil... mas é boa para praticar a lógica. Mais o Visual Basic é muito mais fácil e rápido de aprender, mas mesmo assim, precisará de lógica pois precisa dizer ao computador o que ele precisa fazer e como ele deve fazer... Parece fácil, mas é meio complicado principalmente para um iniciante.

Na verdade, cada programador tem um "estilo de programar", uns são mais teóricos outros mais práticos, mas o que na verdade vale é quando o programa roda sem bugs.... então, primeiro procure uma linguagem que mais aproxima-se do que precisa fazer e aprenda-a, não perca tempo com linguagens sem necessidade pois serão mais comandos e códigos para aprender e que sem uso irá esquecer...

Para entender banco de dados, sugiro o Access pois é muito fácil de fazer aplicações e utiliza muito pouco código de programação. Quando necessário, são códigos VB ou SQL. No Access, você pode também fazer aplicações de multiusuário, com gráficos automaticos, menus, relatórios, funções, etc.

É isso ai.... boa sorte...

Postado
Eu não acho perda de tempo Lógica de Programação. Se você começa logo fazendo programas, você perde os princípios da programação, que na minha opinião são muito importantes (principalmente quendo você faz aquele programinha, que parece tudo certo teoricamente mas na prática não funciona).

A lógica da programação te ajuda a raciocinar melhor na hora de criar, modificar e até consertar um programa que não funciona direito.

Sim você está certo. So que na prática isto não funciona, a sintaxe e o jeito que cada linguagem comunica com o hardware é o principal para aprender quando está começando. A sintaxe não vi nenhum tutorial na net explicando, exemplo disto o help do action scrip do flash, ensina tim-tim por tim-tim cada comando e sua sintaxe. O que adianta saber lógica de programação, se você não sabe a sintaxe da linguagem para escrever na tela " Olá gente..." Não sou contra estudar lógica de programação, só sou contra é a fase em que isto é imposta aos iniciantes. Eu aprendi mais rápido indo direto ao assunto, a lógica varia de linguagem para linguagem.

:-BEER

Postado

As linguagens derivadas do Basic são as mais fáceis para começar. No meu site tem tutoriais, para quem quer começar a programar. Eu comecei mesmo, a programar foi com a Linguagem BlitzBasic (Blitz3D). depois fiz uns programas em BlitzPlus e atualmente estou estacionado na linguagem PureBasic. Lá no meu site tem tutoriais e diverssas coisas sobre programação, para quem quer começar. O mesmo tutorial q me deu um empurrão e ajudou eu a aprender, está lá para donwload. o meu site é o http://www.weblogao.com - qualquer coisa SIGA MEU NICK. :D

Postado

Olá, eu de novo :P

Como pode observar, a grande maioria indicou Visual Basic. Siga essa linha, você não vai se arrepender.....

Benefícios:

Com VB você pode criar macros com facilidade, o useja, criar códigos dentro dos aplicativos do pacote Office do Windows (Word, Excel, Access); Tem acesso a uma linguagem muito mais simples e objetiva.

O VB é muito prático e com ele pode ser feito qualquer aplicação desde que estude bem os códigos como disse o Cassiano.

Não adianta também você se aprofundar em Lógica e esquecer ou manter à parte as instruções padrões da linguagem. A lógica vai te ajudar a dar uma solução ao problema, mas também não adianta ter a solução do problema e ser "um programador analfabeto".

Um grande abraço a todos...

Postado

Eu trabalho com Delphi e comecei com C++, sao programas ótimos pra se comecar a desenvolver lógico sao um pouco mais complicados né mais vale muito a pena estudar sobre eles

falou!!!

Postado

no curso de eng de comp da ufes nós começamos com linguagens funcionais e utilizamos haskell pra poder aprender a programar, no 2o periodo pegamos C q é procedural

a partir daí estamos preparados pra programar em qualquer linguagem

se você aprende a lógica de programação com uma linguagem mt simples como o haskell depois fica tranquilo pegar linguagens mais complexas como C, java etc

• 4 meses depois...
Postado

cara to no mesmo caminho q você, eu sou iniciante em programação e eu estou vendo lógica, é bom pra começar... tentei usar VBasic sem saber nada, consegui fazer abrir uma janela :P .

Bom, estou estudando lógica que você pode encontrar varias apostilas em www.apostilando.com e depois acho que vou estudar Pascal...

Apesar de eu ter 13 anos à principio não ta tão ###### assim, como muitos acham que é...

estou no mesmo mato sem cachorro como você :D

espero ter ajudado...

____________________________________Meokor"

Postado

Eu concordo com o Fvaz..

Não é perda de tempo aprender a lógica da programação...

Isto porque, uma vez aprendida ou mesmo entendida fica bem + fácil migrar de uma linguagem para outra, não esquecendo é claro de mencionar que não é tão simples assim...

Eu, por exemplo, na facul, comecei com a linguagem C/ C++...É uma linguagem não muito complicado que ajuda a entender um pouco da lógica da programação...+ se no caso você quer resultados rápidos, eu aconselho o VB...uma linguagem extremamente simples que apresenta um "visual" bem interessante levando em consideração a facilidade de se aprender...

Sem +...

Raphael Monroe --> CØnSc®!pT #

• 2 semanas depois...
Postado

wandersonefgen que um conselho cara? Aproveite bastante do seu tempo livre e começe pela lógica de programação + estrutura de dados que resulta em programação. Não tenha pressa, seja humilde para aprender, seja sincero consigo mesmo. depois quando você aprender lógica de programação e entender estrutura de dados, sua mente estará "aquecida" para aprender uma determinada linguagem.

Sugiro que você aprenda a linguagem C pra depois migrar para o C++, porque são linguagems apropriadas para desenvolver sistemas embora ela tenha uma grande flexibilidade para criação de várias coisas que você possa imaginar.

• 3 anos depois...
Postado

Boa tarde,

Curso 1 periodo de Analise de Sistema e hoje me encontro com uma certa dificuldade em um exercicio, se alguem puder me ajudar:

FAÇA UM PROGRAMA QUE LEIA O PREÇO E A CATEGORIA DE UM FILME (L= LANÇAMENTO, C= CATEGORIA) . QUANDO O FILME FOR (L) "LANÇAMENTO" CALCULAR E ESCREVER O ACRESCIMO DO FILME. CONSIDERE QUE A CATEGORIA (l) TEM 50% DE ACRESCIMO

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...