Ir ao conteúdo

Tutorial de Lapidação e Polimento de Coolers

Posts recomendados

Postado

o meu resultado não foi o melhor aqui do forum mas pra um dissipador que era fosco valeu a pena fazer a lapidação, a temperatura passou de 28~29 IDLE para 25~26 em IDLE, esse topico deveria ser destacado

valeuuuuuuuu

Bom agora q você está feliz pega uma notinha dessas daí e manda p/ gente como agradecimento :joia::D

• 1 ano depois...
Postado

Ótimo tutorial, bem claro e as fotos ficaram ótimas para complementar a explicação!

Tenho uma dúvida: polindo um dissipador de Pentium 4 (aqueles que possuem o núcleo de cobre e apenas aletas nas laterais) terei essa melhora na tempertura também?

o dissipador seria iguala esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-67303161-cooler-intel-base-de-cobre-p-pentium-4-ht-e-celeron-d-_JM

• 2 meses depois...
Postado

Tive que postar para parabenizar o autor do tutorial. É o melhor que eu achei pela net até agora, pena que só achei depois que ja tinha feito! Mas ficou muito bom mesmo... Eu usei a lixa 2000 no final.

Consegui uma grande melhora aqui... Antes do processo o computador estava desligando sozinho e congelando quando utilizado em full load.

Agora se mantem em 51Cº graus, que não é grande coisa, mas é uma grande melhora pra mim.

• 8 meses depois...
Postado

Olha a história. hehe

Hoje fiz lapping no meu 5200+.

Algumas dicas para processadores AMD. (do mesmo modelo do 5200+)

** Primeiramente comecei com a lixa 800, alguns começam com 600 ou 400, mas para que gastar a base se não tiver necessidade caso ela esteja quase plana. Então comece com a 800 e depois repare no cpu onde estão as marcas da lixa e onde ele tem imperfeições, e se é necessário uma lixa de menor numeração.

** Quando olhei.... MEU DEUS! ___É muito côncavo, só as bordas do cpu que gastaram, toda a maior parte interna não fez nem cócega. Ou seja, só as bordas tocariam em um dissipador completamente plano como um vidro, no caso a base q eu estava usando para lapidá-lo. Olha q tentei um pouco mais com a 800 mas ví que iria demorar demais. Então pequei a 600 e começei ver algum resultado. Aí quando ví que que estava só com uma parte para ficar completamente plano voltei para 800, só para sumir a única parte que a lixa ainda não havia atingido. Aí fui pra 1200 e lixei até a base ficar só opaca e sem riscos.

** Agora é que vem aquela parte q todo mundo gosta, o espelhamento.

Usei apenas o famosíssimo BRASSO, que até minha avó polia a chaleira pro pra esquentar a água pro mate. Esquece a pasta de dente, o brasso faz o trabalho dela e ainda deixa espelhado que até atrai raio em dia de chuva, haha. Alguns dizem que eles tem na composição material gorduroso e que eles entrariam nos "micro buraracos" da base, onde teria que entrar a pasta térmica.

** Pois digo, se você está polindo uma coisa você acha que vão ficar muitos "micro buracos"? Se a gordura for o problema, ligue a boca do fogão e segurando com a mão mesmo, aqueça as "costas" do processador até que fique morna, qualquer gordura a essa temperatura fica "liquida", então com um pano umedecido em água e um detergente passe sobre "ela".

** No meu caso usei um spray limpa conatos que tira os resíduos de gorduras e a base dele é como álcool isopropílico, seca imediatamente, mas nem todos tem isso à mão, e custa em torno de 30 reais.

** Há, tambem usei durante a "lixação" junto com a água e até indico a vocês por ser bem menos "agressívo" ao material (cobre ou alumínio). Shampoo neutro e sem sal.

>> Amanhã chega meu Hyper TX2 vou polir ele também, vou arrumar uma câmera e depois posto as fotos.

Abraço a todos!

Há, já ia esquecendo, a temp do processador diminuiu em 11°. No GRID ficava em 65°, agora fica em 54°. Isso com o cooler box da AMD sem ser polido. Já era de se esperar, pois apenas (+ou-) 30% do cpu encostava no dissipador, e isso que ele não é polido e 100% plano.

• 5 meses depois...
Postado

MarkPS2, você fez lapping no processador? Com lixa d'água? Não queima o bichinho não?

Eu tenho um Athlon 64 X2 5200+ com cooler box que esquenta e desliga a máquina. Comecei trocando a pasta térmica por uma Akasa AK-450, mas não resolveu. Fiz a lapidação do dissipador e antes de reinstalar vi algumas pessoas falando em lapidar o processador também.

Mas tô meio preocupado em esfregar o cabra numa lixa d'água e dar um curto. Qual é o pulo do gato aqui? Como fazer isso com segurança?

Postado

caramba porque esse topico nao é fixado?

mtoooo bom esse tutorial ta de parabens ;D

alguém tem alguma objeçao ao tutorial do cara?

porque vou faze isso ak no meu box primeiro pra ve como q fica ;D

Postado
MarkPS2, você fez lapping no processador? Com lixa d'água? Não queima o bichinho não?

Eu tenho um Athlon 64 X2 5200+ com cooler box que esquenta e desliga a máquina. Comecei trocando a pasta térmica por uma Akasa AK-450, mas não resolveu. Fiz a lapidação do dissipador e antes de reinstalar vi algumas pessoas falando em lapidar o processador também.

Mas tô meio preocupado em esfregar o cabra numa lixa d'água e dar um curto. Qual é o pulo do gato aqui? Como fazer isso com segurança?

Cara, n faz isso direto no processador não.... ta louco.... molhar o processador se você pretende usá-lo novamente.... Na real, ja ouvi falar de gente que lavou VGA com água e sabão e depois de muito bem seca voltou a usar... mas isso não é nem um pouco recomendavel, até porque os processadores, diferentemente dos coolers de processador, dificilmente saem de fabrica com imperfeiçoes na sua superficie de cobntato com o cooler.

caramba porque esse topico nao é fixado?

mtoooo bom esse tutorial ta de parabens ;D

alguém tem alguma objeçao ao tutorial do cara?

porque vou faze isso ak no meu box primeiro pra ve como q fica ;D

Tb acho que tinha que fixar o tópico. Pode fazer tranquilo ai, o único cuidado que você deve tomar é de não forçar demais a lixa no cooler, lembre-se que são imperfeições muito pequenas e não visíveis, passe o cooler na lixa sem fazer muita pressão e uniformemente em todo ele, não forçando mais em uma lado ou outro para não acabar criando mais imperfeições ao invés de retiralas....

Boa Sorte!

PS: O meu aqui melhorou Muito!!

Postado

pabenizo o autor do tutorial que é muito bem ilustrado e explicado!

depos que aprendi a lapidar , naa mais escapa no meu pc, desde cooler de cpu, vga e chipset, e o resultado vale a pena, valendo todo o esforço realizado durante a lapidaçao, que nao e difícil, mas se torna cansativo.

valeu!

• 2 semanas depois...
Postado

muito bom, o topico mesmo, pretendo fazer no meu semana que vem, quando tiver com mais coragem, o materal tenho quase tudo já.

Agora gostaria de saber tb, se posso passa uma lixa bem mais level, que sirva para polir meu processador que esta completamento fosco. Creo que fazendo no dissipador e no proprio processador( se nao prejudicar), o resultado final sairia melhor ainda.

Alguem conhece um numero de lixa bem fininha que nao vá prejudicar meu processador, pra mim poder fazer nele tb? O meu é um Pentium D então já sabem que é bem quente né. =D

abraço

Editado: Encontrei na net sobre Lapidação de processadores e achei nesse forum grigo, o tuto ta bem explicativo tb. Agora só falta coragem =D .

http://www.thetechrepository.com/showthread.php?t=71

Postado

Tenho um Thermaltake V1 que está oxidado na base e nos heatpipes , a oxidação influência no desempenho ?

O tutorial está Muito bom !!!!

Postado

opa!

eu ja nao teria coragem de lapidar o die do processador, mas tem louco pra tudo, mas que sabe um dia eu vou da uma de louco e lixar o die.

o importante e ter melhoras nas temperaturas sem muito investimento.

ótimo topico sobre lapidaçao!

valeu!

• 5 meses depois...
  • mês depois...
Postado

vou fazer isso no meu também, ja tenho planos pra isso desde antes de comprar o pc. Só preciso de grana pra comprar os produtos e uma pasta termica q preste(to de olho na artic silver 5). Espero ter um bom resultado com essa combinação(algum pod me informar se é bom mesmo essa pasta termica?). Meu pii 955 nao passou dos 75º C em full quando fiz m teste no meu pc, o que jpa é ótimo tendo em vista q a temp max suportada por ele fica em torno dos 80ºC(pelo q lembro). Se reduzir uns 4 ou 5º C tá perfeito.

e outra coisa. Pra lapidar e polir o cooler da vga é o mesmo processo?

E parabéns pelo tópico, você tá fazendo um otimo trabalho amigo! Espero q seja fixado o topico.

Postado

se alguem lapidou cooler que possua cobre, e o cobre escurreceu pode usar creme dental daqueles branco pra tira a oxidaçao do cobre.

e funciona mesmo, eu tenho um cooler cyclone para vga de cobre, e ele tava escurrecendo, ai passei creme dental, esfreguei um pouco ai ele ficou novo de novo.

valeeu!

• 1 ano depois...
Postado

Muito bom o tópico.

Eu já tinha feito a lapidação no cooler do meu processado antigo (Um athlon xp 2500+ thunderbird) e fiz ele rodar como um 3200+ de boa, só com a lapidação do cooler...

Agora fiz no cooler do meu athlon 64 x2 4400+, pra fazer um O.c. bem basicão

Gastos para a lapidação:

2x Lixa d'água 500: R$ 2,00

2x Lixa d'água 1200: R$ 10,80

1x Lata de Brasso: R$ 8,40

Total: R$ 21,20

Envi abaixo a foto do resultado final (o cooler é o que vem no box do processador mesmo):

http://twitpic.com/4ozfkv

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!