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Requisitando especialistas em PS


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Postado

O assunto é simples, mas de suma importancia. Preciso de alguma ajuda sobre colorização digital através do Photoshop de uma imagem scanneada.

A imagem é de uma garota no estilo mangá (arte japonesa). É imperativo o uso dos seguintes efeitos:

Iluminação e volume (cabelos);

Reflexo nas partes metálicas do uniforme;

Efeitos de luz e sombra;

Efeito de flash na lente que não influencie na imagem como um todo.

Infelizmente não há como postar a imagem para referencia.

A utilização é para confecção de um Website.

Postado

Vai ter de usar o Illustrator também, aliás vai ter que usar primeiro o illustrator e depois o PS para acabamento. Tem alguma foto parecida que poderíamos testar para você ver resultados?

Ps: Gostaria de ser desenvolvedor de games também, o que você sugere?

Abraços!

Postado

Sem postar a imagem é meio complicado, mas você pode ir começar por deixar a camada do desenho por cima em multiply e criar outras a baixo com as cores. Pode usar os demarcadores para determinar as áreas.

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH@25 de novembro de 2005, 10:57

Ps: Gostaria de ser desenvolvedor de games também, o que você sugere?

Abraços!

Primeiro de tudo, é preciso saber que não se desenvolve games pra uso próprio, isto quer dizer, a primeira coisa que se deve ter em mente é que antes é preciso agradar ao público, mesmo que isto signifique abandonar sua ídeia quase perfeita.

Após, é necessário se especializar em cinco areas da informática, cada qual com sua função especifica, caso você queira desenvolver tudo por si mesmo, mas lembre-se de que no mercado profissional você só age em uma area:

- Animação e modelagem 3D (As ferramentas adequadas se resumem ao 3DS Max, Lightwave e Cinema 4D), embora existam outras, estas são mais adequadas a games;

- Mixagem de som e música digital, ou uma ótima aptidão para escolher a trilha sonora correta para o momento correto;

- Aprender uma linguagem de programação muito poderosa ou especializada, tal como Java, C++ ou Dark Basic, que é necessáriamente especifica para area;

- Entender muito de geometria e física, entender como ocorrem colisões, como ajustar a camera por exemplo, saber como desenvolver calculos lógicos para implementar aspectos avançados e principalmente ter uma boa noção de lógica, para saber como fazer a coisa acontecer. Principalmente na hora de criar a A.I.

- Ter muita paciencia e entender que para um jogo sair bem feito é necessário muito trabalho, e isto implica em passar horas projetando e idealizando, tomando muita parte do tempo antes voltado para diversão. Também é aconselhavel procurar a ajuda de amigos que entendam de alguma area melhor que você;

- Ah, e por ultimo, lembre-se de aprender a desenhar muito bem com lápis e papel, a não ser que você ache alguem que o faça pra você.

:wacko: Falei demais, mas espero ter me fazido entender...

PS. Estou na universidade agora, vou tentar postar a imagem quando chegar em casa. See ya!

Postado

Infelizmente fui incapaz de passar a imagem original. Mas estou postando uma imagem quase parecida que encontrei navengando no Google. Acredito que o método seja praticamente o mesmo.

:unsure: Abaixo o link, se puderem ajudar eu agradeço.

Imagem

Ela também está meio riscada igual a minha imagem, eu costumo fazer isto para garantir uma proporção perfeita, juntamente com as areas de sombra. Se for possivel, deste jeito, me expliquem, certo?

Senão, me passem a resposta igualmente aqui pelo fórum!

Postado

Fica difícil, principalmente todo riscado assim. Se conseguir uma imagem mais "limpa", quem sabe até dá pra conversar.

PS: Você realmente desenvolve games?

Asylum trilogy não é jogo teu? Tá assinado com teu nick. Bom game apesar de curto.

Postado
Postado Originalmente por Questão@26 de novembro de 2005, 17:23

Infelizmente fui incapaz de passar a imagem original. Mas estou postando uma imagem quase parecida que encontrei navengando no Google. Acredito que o método seja praticamente o mesmo.

:unsure: Abaixo o link, se puderem ajudar eu agradeço.

Imagem

Ela também está meio riscada igual a minha imagem, eu costumo fazer isto para garantir uma proporção perfeita, juntamente com as areas de sombra. Se for possivel, deste jeito, me expliquem, certo?

Senão, me passem a resposta igualmente aqui pelo fórum!

1° voce ajusta os niveis para a imagem ficar com o fundo branco.

2° Depois você poe a imagem em multiply e cria camadas por baixo para pintar.

3° Pode criar multiplas camadas com o preenchimento das areas com a cor chapada que desejar, pode criar a forma com os demardadores.

4° criar os degrades com os brushs em cada cor chapada.

Isso é o básico, seria interessante ser mais especifico onde encontrou dificuldade.

Você poderia também limpar a imagem antes de começar a colorir, isso é interessante para não ocorrer nenhum preenchimento inesperado ao final da imagem.

Aqui vai uma imagem que colori nesse processo:

mulher

Postado

Olá Questão, obrigado por ter respondido. Primeiro sobre sua imagem, vou colorir e te mandar para você ver o que acha.

Sobre o desenvolvimento dos games, eu penso assim " Nínguém é alguém sem ninguém." Realmente o camarada deve escolher em qual área gosta e tem habilidade de trabalhar e depois saber trabalhar em equipe. Mas e as empresas? Quais são as empresas desenvolvedoras de gamers aqui no Brasil? Como ingressar no mercado?

PS: Felipe, seu desenho ficou 10, você usou qual programa? Para o desenho do Questão vou usar o Ilustrator depois o PS.

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Postado Originalmente por Cassiano BH@27 de novembro de 2005, 08:56

Olá Questão, obrigado por ter respondido. Primeiro sobre sua imagem, vou colorir e te mandar para você ver o que acha.

Sobre o desenvolvimento dos games, eu penso assim " Nínguém é alguém sem ninguém." Realmente o camarada deve escolher em qual área gosta e tem habilidade de trabalhar e depois saber trabalhar em equipe. Mas e as empresas? Quais são as empresas desenvolvedoras de gamers aqui no Brasil? Como ingressar no mercado?

PS: Felipe, seu desenho ficou 10, você usou qual programa? Para o desenho do Questão  vou usar o Ilustrator depois o PS.

Infelizmente não há muito mercado para os desenvolvedores hoje em dia no Brasil, entretanto é possivel aproveitar seu tempo e escolher uma area, na qual deverá se especializar no maior nível que puder, me refiro, saber quase tudo, por que tudo não é possivel. O mercado pra esta area apesar de ainda não ser concreto é muito e será muitissimo requisitado em um futuro próximo. Vê, no japão onde se tem universidade para area, e note é igual a ciencias da computação, eles mostram várias areas e você escolhe uma, neste caso há quase 1000 candidatos por vaga, consegue imaginar?

No meu caso, com o game Asylum, que eu desenvolvi em meados de 97, apesar de ter gráficos e trilha sonora pobres, tinha um roteiro bom, e isto interessou uma empresa norte-americana, e agora eu faço os roteiros para alguns jogos dela, ainda que não tenha que estar presente lá. Muitos podem dizer que fazer roteiros de games não é ser desenvolvedor, mas é, pois sem um roteiro conciso, nenhum game faz sucesso, os gamers sabem.

Gráfico não ERA tudo, por que hoje cada vez mais os gráficos, não são aqueles super-realistas, por que ninguém quer algo assim, mas com bastante definição, ainda que não sejam quase de cinema, como um jogo baseado em mangá.

No mais, infelizmente não posso ajudá-lo. Apenas a dica:

"Estude, estude e estude... depois acredite que pode, pois sem acreditar, não se chega a metade do caminho" e agora um ditado bem conhecido

"Toda jornada começa com um primeiro passo..."

Fica difícil, principalmente todo riscado assim. Se conseguir uma imagem mais "limpa", quem sabe até dá pra conversar.

PS: Você realmente desenvolve games?

Asylum trilogy não é jogo teu? Tá assinado com teu nick. Bom game apesar de curto

Olá amigo, infelizmente não dá pra conseguir uma imagem muito limpa, pois mesmo passando borracha nos riscos o scanner continua detectando os traços apagados, talvez até seja um problema, mas vou tentar passar a limpo sem os riscos. Asylum trilogy é o meu primeiro e unico game solo, agradeço pelo elogio e pelo fato de ser curto, bem, afinal eu fiz sozinho, né? Não tinha condições de fazer um longa metragem. :D

voce ajusta os niveis para a imagem ficar com o fundo branco.

2° Depois você poe a imagem em multiply e cria camadas por baixo para pintar.

3° Pode criar multiplas camadas com o preenchimento das areas com a cor chapada que desejar, pode criar a forma com os demardadores.

4° criar os degrades com os brushs em cada cor chapada.

Isso é o básico, seria interessante ser mais especifico onde encontrou dificuldade.

Você poderia também limpar a imagem antes de começar a colorir, isso é interessante para não ocorrer nenhum preenchimento inesperado ao final da imagem.

Quanto a imagem, gostei do resultado da sua imagem ficou muito boa felipe, é exatamente este o resultado que eu busco, mas se permite dizer, o cabelo, no seu caso é adotado a uma imagem mais real, mas aqui é manga então não precisa aparecer cada fio de cabelo individualmente, certo? Procuro um efeito quase que como saido de um HQ moderno.

Valeu muito a ajuda, e se souber um tuto pra questão, agradeceria se me passasse.

Agradeço todo mundo!

Postado
Postado Originalmente por Cassiano BH+27 de novembro de 2005, 08:56-->
Felipe, seu desenho ficou 10, você usou qual programa? Para o desenho do Questão  vou usar o Ilustrator depois o PS.

Valeu os elogios Cassiano, eu so usei o photoshop nessa imagem, mas ultimamente tenho trabalhado muito com o corel painter também para chegar no aspecto de pintura. Acho que para você acertar a imagem do Questão pode usar o ps, mas, é claro, para um resultado tipo anime, ter as linhas do mesmo tamanho é uma boa, o illustrator pode ser uma soluç]ão viavel também.

Postado Originalmente por freelancer_3000@27 de novembro de 2005, 14:08

Muito boa tua imagem felipe!

Valeu Freelancer, pra mim ganhar um elogio é ganhar uma motivação, valeu!

Questão@27 de novembro de 2005, 14:18

Quanto a imagem, gostei do resultado da sua imagem ficou muito boa felipe, é exatamente este o resultado que eu busco, mas se permite dizer, o cabelo, no seu caso é adotado a uma imagem mais real, mas aqui é manga então não precisa aparecer cada fio de cabelo individualmente, certo? Procuro um efeito quase que como saido de um HQ moderno.

Valeu muito a ajuda, e se souber um tuto pra questão, agradeceria se me passasse.

Agradeço todo mundo!

Entendo o que você quer, para aquelas imagens classicas de anime tudo é mais simples.

Você so vai precisar usar cores chapadas e nos brilhos e sombras podem ser uma cor sem saturação, pode ser na escala de cinza, em multiply para escurecer e screen para clarear.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/arquivosralph/arquivos/testeanime.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Tutorial bom pra anime são esses do vetorizar: http://www.vetorizar.com/

Postado

Certo, mas poderia explicar uma pequena dúvida:

Como delimitar pequenas areas para diferença de cor, ou seja, no meu caso utilizarei de quatro camadas (uma preta, outra escura, outra clara e outra branca). Não tenho muita precisão com o o mouse, algum meio de automatizar?

Valeu!

Postado

Método automático talvez não funccione muito bem. O melhor recurso é a "Pen tool/ Ferramenta caneta", a função dela é similar a Ferramenta bézier do do corel.

Basicamente vai utiliza-la para criar uma seleção precisa.

1° Comece selecionando a "Pen tool". Ative o modo "paths" para que a marcação não crie shapes.

2° Clique em algum ponto da tela de pintura e posteriormente em outro lugar.

3° Esse evento deve criar uma linha reta.

4° Para mover os pontos use o "ctrl", com isso o cursor se transforma na seta branca, "Direct Selection toll/ ferramenta de seleção direta".

5° Para criar alças e deixar os angulos mais suaves use "alt", com isso o cursor se transforma na ferramenta "convert point tool/ ferramenta de conversão de ponto". Ponha ela sobre o ponto e puxe para criar as alças.

6° Depois de feito a marcação de um clique com o botão direito sobre o demarcador e ative a "make selection/criação de seleção"

Pronto esse é o melhor e mais preciso método.

Pode usar também a "quick mask/máscara rápida" para pintar a seleção, é mais rápido mas menos preciso, caso você não tenha uma tablet.

Postado

Já vetorizei a primeira que o Questão postou, só falta colorir. Essa de cima é bem mais fácil que a outra, é igual o que Felipe disse, encontrei um problema no illustrator e tive de fazer o contorno no freehand. Quando terminar posto aqui.

t+

Postado

Não, não é só colorir, mas aplicar os efeitos que eu falei.

Ainda não é minha original, mas aplica mais ao genero, e se alguém fizer e puder passar no formato PSP eu posso ver como funciona.

Postado

Não, eu vô colocar aquela imagem no Web Site, mas antes também quero aprender, por que fica ruim pedir pra alguém fazer toda vez que for preciso.

Postado
Postado Originalmente por feliperalph@29 de novembro de 2005, 22:43

você vai por o nome de quem pintou a imagem anexado?

O arquivo que vocês vão pintar não é o mesmo que vai pra pagina, mas mesmo assim eu vou colocar o nome na equipe colaboradora pra quem enviar a imagem pra estudos. PS: A imagem anexado no meu tópico já possui copyright contra cópia e amostragem em meios públicos, tais como websites.

Postado

Ah tá beleza, é que sempre gosto de saber os fins que levam as imagens.

Olha só, me passa o que está escrito lá no copyright que não da pra ler não. Depois disso eu mando a imagem pintada, mas eu só não sei se vai dar pra você estudar ela.

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