Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Hoje fui usar o computador do meu irmão e ele me disse que o som não estava funcionando... Ele andou levando o PC para um tecnico formatar e voltou sem som. Liguei para o sujeito e este me disse que o som(que é onboard) havia queimado...

Fui verificar no Gerenciador de HArdware e não encontrei nenhum dispositivo "desconhecido", e todos estão funcionando beleza (nenhum ponto de exclamação). Porém, existe um dispositivo de INFRAVERMELHO instalado, usando o mesmo IRQ que a BIOS setou para o dispositivo onboard de som. Achei que tinha matado a charada, mas não consigo desinstalar o dispositivo e/ou dizer para o windows xp que ele não é um infravermelho e sim um dispositivo de som... E agora?

Já tentei o seguinte:

1. desinstalei o dispositivo, removendo-o. mas quando o windows reinicia, reinstala, sem questionar nada.

2. desabilitar na bios o som onboard. não mudou em nada.

3. alterar a irq do som onboard. mesma coisa.

4. alterar o driver do infravermelho para um qualquer... também nada.

se eu mando "atualizar driver", e seleciono o correto do som, ele me diz que ali não tem informações corretas para o meu hardware!

o que eu faço? conto com a ajuda de vocês.

placa-mãe: M863ag pcchips

windows xp sp2

desde já, grato.

Postado

ei...já tentou ver se a placa não tem nenhum jamper...pode ser q esteja desabilitado...pois é bem difícil queimar o som on-board...tenta ai

valeu!!!

Postado

sim, esta tudo certo... tenho comigo o CD original da placa-mãe.

o grande problema é que o windows xp realmente acha que o som é um dispositivo de infravermelho, e eu não consigo dizer para ele usar o driver do cd, pois ele me diz que "ali" não tem nenhuma informacao sobre infravermelho...

se alguem souber como eu "digo" ao xp que não tenho infravermelho e sim um som onboard, fico grato....

valeu

Postado

ahhh, a proposito: coloquei um cd do kurumin aqui e ele fez o som funcionar... então acho que é o windows mesmo que esta se complicando...

• 10 anos depois...
Postado

Aproveitando o tópico. Depois que reparei meu Windows XP, fiquei tb sem som. A placa-mãe é uma PCWARE APMCP61-D3 (na verdade clone de uma ECS MCP61M-M3). O driver de som foi reinstalado (pelo CD da placa-mãe e tb pelos arquivos baixados no site), tudo está aparentemente OK, mas não sai som.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...