Ir ao conteúdo

NA REDE ELÉTRICA 220V (MONOFÁSICA)...

marginal_nh

Posts recomendados

Postado

Pois bem,

Conversando com algumas pessoas sobre a rede elétrica surgiu esta polêmica, já que eles defendiam seriamente a ideia de que há um POSITIVO e um NEGATIVO nas tomadas residenciais.

Eu contrarie-os, pois apesar do meu pouco conhecimento na área, acreditava que na verdade o que existe é um FASE e um NEUTRO, sendo que o fase alterna e o neutro é fixo. Assim, a polaridade na tomada inverte-se constantemente com velocidade dependente da frequência da rede (60hz).

A discussão foi grande, eles defendiam a ideia com argumentos impossíveis, e me faltava argumentos inteligentes para fazê-los entender o que eu explicava.

Eles falavam até que na rede monofásica a tensão era semelhante a de uma pilha..(continua)..com + e -. Eu sabia que era impossivel...desse jeito os aparelhos não necessitariam de ponte retificadora, e de capacitor pra filtrar!! Me perguntaram porque então, na geladeira, quando encostava de pé no chão dava choque e invertendo a tomada o choque parava!! Eu não sabia;; Isso da pilha é absurdo, porque os aparelhos a pilha não funcionam com ela invertida, e os aparelhos que são ligados à tomada podem ser invertidos, comprovando assim o fato de que a polaridade alterna.

Difícil é discutir com quem é teimoso, e que mesmo não sabendo, pretende ensinar alguma coisa.

Peço ajuda para que vocês do fórum Clube do Hardware, possam explicar como é a tensão da rede elétrica minusiosamente para que qualquer pessoa possa entender e assim explicar para os que teimam.

Obrigado!!

Postado

Bem, você ta certo meu amigo. A tomada tem um neutro e uma fase que muda a sua polariade 60 vezes por segundo (-250 a 250 Volts se não me engano para a rede de 220 Volts), por isso se chama corrente alternada (CA ou AC em inglês), que é diferente de uma pilha que tem corrente contínua (CC ou DC em inglês), daí sim, tem polo positivo e negativo. Quanto a geladeira, acho que ela dá choque quando o corpo dela está encostando de alguma maneira na fase da tomada daí quando você inverte o plugue ela vai estar entrando em contato com o neutro (0 volts) por isso não dá mais choque.

Sei bem como é conversar com gente teimosa :muro: , mas tente explicar pra eles, assim pelo menos você faz a sua parte para diminuir a ignorância da população brasileira. :bandeira:

Postado

marginal_nh

e comum pessoas confudirem CC ( corrente continua)com AC (corrente alternada)e DC(direct corrent) , o problema e que CC e DC são indênticas .

já AC tem as duas polaridades (positiva e negativa) que e chamado de fase.

o neutro por si só já diz tudo , não nem uma coisa nem outra .

no caso da geladeira da choque por que deve haver uma pequena fuga da fase para o chassis .

detalhes . em algumas cidades Brasileira em 220v usa se 2 fases de 110v , neste caso não a neutro .

• Membro VIP
Postado

Anigo

A tomada AC sempre terá POSITIVO E NEGATIVO! Não vou me estender nas explicações, mas faça o seguinte. Peça para seus amigos "entendidos" seguirem uma fiação elétrica de uma tomada AC. Pergunte a eles o que encontrarão no fim do caminho, para fase e para neutro!

Uma explanação grosseira seria a seguinte:

O que muda numa tomada AC é o sentido da corrente que circula pelo fase e não, a polaridade dos pinos!

Se o neutro "virasse" fase, como seria o comportamento do circuito, se esse neutro é aterrado?!

Como seria o comportamento do neutro numa outra tomada, sem nenhum equipamento conectado? Porque não mudaria de polaridade, estando no mesmo circuito de uma outra, que apresente um dispositivo ligado a ela?

Discutir, discordar, etc, é fácil! Difícil é saber sobre o que discutimos! :P:P

• 2 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Meiraneto@07 de janeiro de 2006, 03:16

Anigo

A tomada AC sempre terá POSITIVO E NEGATIVO! Não vou me estender nas explicações, mas faça o seguinte. Peça para seus amigos "entendidos" seguirem uma fiação elétrica de uma tomada AC. Pergunte a eles o que encontrarão no fim do caminho, para fase e para neutro!

Uma explanação grosseira seria a seguinte:

O que muda numa tomada AC é o sentido da corrente que circula pelo fase e não, a polaridade dos pinos!

Se o neutro "virasse" fase, como seria o comportamento do circuito, se esse neutro é aterrado?!

Como seria o comportamento do neutro numa outra tomada, sem nenhum equipamento conectado? Porque não mudaria de polaridade, estando no mesmo circuito de uma outra, que apresente um dispositivo ligado a ela?

Discutir, discordar, etc, é fácil! Difícil é saber sobre o que discutimos! :P  :P

sim, sim, ela tem um positivo e negativo (fase), mas eles não são fixos né?

• Membro VIP
Postado

Depende do ponto de vista!

Analise pelo prisma de quem observa e "ver" que a fase está sempre "viva". Além disso, quando em circuito aberto, é na fase, onde os elétrons estão "aguardando" para poderem sair em disparada! Quando são soltos, começam um balé alucinante em 60Hz!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...