Ir ao conteúdo

Linux e xp

Pizzato

Posts recomendados

Postado

Olá!

Já fiz algumas instalaçoes de Linux inclusive modo texto e não consigo entender porque após instalar Win98 e XP em particoes diferentes (C e D) e quando tento instalar o Linux numa 3 partição o XP diz que falta um arquivo (Hal) e não inicia o XP somente o 98.

Pergunto também porque o Linux não reconhece a partição do tipo NTFS?

OBS:

Linux conectiva 8;

Placa Asus A7S 333;

256MB RAM 333

HD 40 (c:win98 10GB - d:winXP -25GB e 5G para o linux)

Postado

Quanto ao Windows X peido , me recuso a forcener informações sobre esse sistema operacional, pois não utilizo, estou livre dele, nunca usei e nem quero usar!! :)

Quanto ao Linux ele reconhece Inumeros sistemas de arquivos, verifique se ele aparece no arquivo fstab

/etc/fstab

Ou se ele está montado!!

Normalmente só o Root pode montar esse ssitema de arquivos e ele é montado como um CD, somente para leitura!!, não sei ( Pois não tenho mais partições NTFS aqui ), se agora as distribuições atuais estão gravando nas partições NTFS, espero que sim!!!

A muito tempo removi meu Windows 2000 Professional , pois estava ocupando espaço, e não servia pra nada!!, então instaleu o meu Slackware que é muito mais legal!! :)

Faça um teste verificando o arquivo fstab e tentando montar a partição

Postado

Pelo que vejo o problema não está no Linux, a não ser pelo fato que ele não reconhece partiçôes do tipo NTFS, o que não é o meu caso...  mas, talvez, esteja o Grub ou o processo que instalou ele.  Pois parece que ele retira ou modifica alguma coisa que o "X peido" ou qualquer coisa que queira chama-lo necessita para o Boot.

No mais o Linux reconhece a partições e elas estão montadas corretamente no sitema (/c e /d) dentro da raiz /.

Obrigado

Postado

Caro amigo!!

Desculpe por me irritar com o Windows, é que esse sistema me tira do sério!! :)

Você tem liberdade de escolha vélho!! :)

Quanto a NTFS , o Linux abre sim, ele pode ver partições NTFS, tanto que até o novo Mandrake pode redimencionar partições NTFS ( HEEHEHEH )

Qual a sua distribuição para que possamos ajudar você melhor!!???

PS: Desculpa por chamar o Windows XP de X peido, é que eu Odeio Windows!! :)

EHEHEHEH

Já faz algum tempo que não estou usando nada de Windows e não faz falta!! :)

Postado

Já deu uma olhada no arquivo fstab??

Ele tem um formato parecido com isso aqui!!

Sistema_de_arquivos Ponto_de_Montagem Tipo    opções           dump ordem

/dev/hda1           /                 ext2    defaults           0    1

/dev/hda2           /boot             ext2    defaults           0    2

/dev/hda2           /dos              msdos   defaults,noauto,rw 0    0

/dev/hdg            /cdrom            iso9660 defaults,noauto    0    0

É só verificar se tem uma linha onde uma das partições, é ntfs tipo:

/dev/hda21       /dev/winnt     ntfs

se estiver logado como root.

fechando o arquivo digite:

mount -t ntfs /dev/hda21 /mnt/winnt

Ele deve montar em /mnt/winnt

Normalmente monta, mas conectiva é fogo, tem umas coisas que....

Há deixa pra lá!! :)

Até mais, faz o teste, se montar, tenta re-instalar o Windows por cima, reinstalar o Windows é um procedimento padrão, até o vélho Gates reinstala o Windows dele diréto!! :)

Até mais!!

Postado
Postado Originalmente por FernandoRD@19 Mai. 2003,20:23

Se não me engano, o NTFS só tem suporte se habilitar no kernel e mesmo assim é só pra leitura....

falou!

É verdade, mas nas distribuições mais novas isso já está abilitado!! :)

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!