Ir ao conteúdo

FX5200 - Problemas com Direct3D em jogos antigos

ChristianoKiss

Posts recomendados

Postado

Eu havia postado esse problema na seção de jogos, referindo-me particulamente ao Dakstone, mas parece que fiz errado. O problema refere-se somente à minha placa de vídeo, que troquei no final de 2004, e não ao resto da configuração do meu computador, que nada tem a ver com o problema. A placa é uma GeForce FX 5200 128MB e 64Bits.

O meu computador sempre foi um Athlon XP 2000+ (~1667MHz) com 512MB RAM (DDR-266), só que antigamente ele tinha uma Voodoo 3 2000 (16MB :blink: ), que avançou para uma GeForce MX 400 (64MB) e agora é esta citada acima. Antes de ter esta última placa de vídeo, jogos compatíveis com DirectX 6.1 e 7.0 e que utilizavam o Direct3D, rodavam sem nenhum problema. Agora, com a FX5200, alguns jogos entram, mas com problemas nos gráficos, em especial nas fontes. O problema repete-se não só com o Darkstone (Delphine Software-1999), mas com o Diablo2 (o qual agora suporta placas novas com os patches criados pela Blizzard), e com o Baldur's Gate 2, mas este último pude resolver o problema, desavitando recursos relativos ao uso da placa de vídeo.

Tenho instalado o último Forceware da nVidia (v81.98) e DirectX 9.0c. Uso o WindowsXP Professional + Service Pack 2. Instalei todos os patches dos jogos citados acima, o problema persiste.

O que quero saber é se há alguma opção no nView ou qualquer outra ferramenta que possa ativar/desativar algum recurso relativo ao Direct3D, que possa estar causando conflito.

Desde já, obrigado.

Postado

Vai desatualizar sim, mais não tanto quanto parece, as FX estão meio esquecidas desde a versão 6x.xx entendeu?

Quanto a jogos novos dúvido que dê problema eu joguei Civ4 e HL2 sem problemas com esse driver.

Falou

Postado

Olha esses driver atuais q sao lançados pela NVIDIA não sao muitos legais para placas antigas como as sitadas por você o mais legal e você instalar um driver mais antigo,infelizmente temos uma mania de q quando sai drivers novos e ir correndo para instalar sendo q uma instalação de drivers deve ser feita apenas em caso de defeitos para corrigir.

Postado
Postado Originalmente por guilhermeleonard@03 de fevereiro de 2006, 09:56

Olha esses driver atuais q sao lançados pela NVIDIA não sao muitos legais para placas antigas como as sitadas por você o mais legal e você instalar um driver mais antigo,infelizmente temos uma mania de q quando sai drivers novos e ir correndo para instalar sendo q uma instalação de drivers deve ser feita apenas em caso de defeitos para corrigir.

Eu tenho essa mania: Atualizar TUDO, driver, jogo e programa. Nem BIOS eu deixo passar em branco. Realmente com o lançamento das novas GeForce's, a FX ficou atrás, pois de todos os drivers que eu instalei novos, nenhum foi notório, não melhorou desempenho, gráfico ou coisa alguma.

Eu vou instalar o driver com a versão citada acima, em seguida eu respondo aqui se funcionou. Obrigado aos usuários pelos esclarecimentos.

Postado
Postado Originalmente por BuZz@01 de fevereiro de 2006, 14:43

Pega o Driver 56.72 e tenta, falou :)

Acredito que não vou encontrar isso no site da nVidia. Achei dois aqui, no site www.voodoofiles.com: "nVidia Detonator 45.23" e "nVidia Forceware 52.16". O site é de minha confiança, tem drivers para 3DFX também (lógico, 'voodoofiles'!). Esses citados servem?

Eu apontei essas versões porque eram as de download mais efetuados.

Atualização: Encontrei o driver 56.72 na nVidia.

Postado
Postado Originalmente por GusGraf@03 de fevereiro de 2006, 15:04

Olá! tenho um pc com FX5200 XFX 128mb 64bits, uso o driver 77.7 e jogo Diablo 2 tranquilo, tente este primeiro, pois não é muito antigo.

O meu Diablo2 parou de dar problema depois que eu atualizei pra última versão do jogo 1.11b, se não me engano. Só dá erro no mapa do ato 2. Mas valeu pela dica.

Postado

Tentei o driver 56.72, não funcionou. Parece que é incompatibilidade com o jogo e a placa de vídeo, não tem nada a ver com o driver. Mas eu vou manter esse driver mais antigo (não faz diferença mesmo, rs). Talvez eu tenha que alterar algo relativo ao Direct3D, mas não consegui achar nenhuma opção no nView. O Darkstone, por exemplo, só é compatível com Direct3D, não usa OpenGL, Glide nem DirectDraw. Eu tentei este último modificando uma chave do registro, para forçar o uso do DirectDraw, o jogo diz: "There is no hardware accelerator device dedected" (ou algo assim!).

Postado

A claro esqueci de uma coisa amigo, é incompatibilidade do jogo com a VGA, vai no video test do diablo II, faça o teste de novo e coloque DirectDraw assim o jogo vai rodar tranquilo por que não vai usar o Direct 3D.

Que que o direct 3D acrescenta no Diablo II? Quase nada, só da efeito na movimentação do terreno.

Não compensa, além de que ele tira a nitidezdo jogo de com força

Falou

Postado
Postado Originalmente por BuZz@04 de fevereiro de 2006, 01:26

A claro esqueci de uma coisa amigo, é incompatibilidade do jogo com a VGA, vai no video test do diablo II, faça o teste de novo e coloque DirectDraw assim o jogo vai rodar tranquilo por que não vai usar o Direct 3D.

Que que o direct 3D acrescenta no Diablo II? Quase nada, só da efeito na movimentação do terreno.

Não compensa, além de que ele tira a nitidezdo jogo de com força

Falou

É mesmo, meu Pentium II 350Mhz rodava Diablo 2 no DirectDraw sem problemas, igual roda agora. Mas o Darkstone não roda mesmo. Dei por vencido. O que acho realmente estranho é que mesmo o vídeo onboard roda o Darkstone numa boa, o Direct3D funciona perfeito. É algum recurso que a FX5200 tem a mais que a antiga MX 400 que está causando incompatibilidade.

Bom, mesmo assim, agradeço a atenção dos usuários, resolveu aquilo que era possível resolver. Valeu mesmo. :-BEER

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!