Ir ao conteúdo

Descarregar bateria recarregavel

Lucas1989

Posts recomendados

Postado

Vi em alguns sites (inclusive aqui no forum) sobre o efeito memória nas baterias recarregáveis e vi que o ideal é descarregar totalmente a bateria antes de recarregar. Eu descarregava as minhas baterias em uma lanterna, mas esses dias eu resolvi testá-las no testador :P e vi que elas ainda tinham carga, então eu vi que algumas pessoas dizem para usar resistores ligados na bateria para descarregá-la. Mas eu n sei até agora qual é o melhor resistor para usar nas baterias. Será que alguem pode me dar uma ajudinha?

Obs.: eu tenho dois conjuntos de baterias. Duas de 1100 Mah e duas de 1700 Mah. N sei se isso muda alguma coisa, mas...

Grato desde já pela ajuda.

Postado

primeiro tem de ver o tipo das suas baterias

segundo a descarga , se for aplicavel ao seu caso, das baterias deve ser feita de acordo com as especificaçoes do fabricante.

terceiro se não consegueessa informaçao deve usar um carregador de boa qualidade e que tenha a funcao de descarga.desta forma a bateria e descarregada ate niveis correctos.

o facto de descarregar a bateria incorrectamente pode ser ainda pior que não fazer nada.

Postado

Não sei se é isso q você quer saber, mas as baterias são de dois tipos. Duas de NiCd e duas de NiMh. Onde eu encontro esses carregadores e +- quanto custa, pois aqui na minha cidade (recife) eu nunca encontrei carregadores que descarregassem as pilhas.

Valeu.

Postado
Postado Originalmente por Lucas1989@09 de fevereiro de 2006, 15:33

Não sei se é isso q você quer saber, mas as baterias são de dois tipos. Duas de NiCd e duas de NiMh. Onde eu encontro esses carregadores e +- quanto custa, pois aqui na minha cidade (recife) eu nunca encontrei carregadores que descarregassem as pilhas.

Valeu.

experimente em sites de aeromodelismo pois tem normalmente esses carregadores

http://www.hobbymodelismo.com.br

Postado

Cuidado.

Já li em alguns sites q não se deve descarregar totalmente as pilhas, tem um limite para isso, caso contrario a pilha pode ficar inutilizável.

[]s.

• 2 anos depois...
Postado

Sei que estou respondendo com mais de dois anos de atraso, mas vou deixar registrado para quem quer que se interesse pelo assunto.

A preocupação com baterias no meu esporte (aeromodelismo) é da maior importância, pois os aviões levam caros componentes consigo e não podemos nos dar o luxo de perder um modelo por problemas previsíveis, razão pela qual utilizamos carregadores inteligentes (cicladores).

O aparelho que precisa se chama ciclador de baterias. Trata-se de um aparelho em que você programa a carga e a descarga da bateria (ciclo) e a cada carga e descarga dizemos que há um ciclo. Assim, com duas cargas e duas descargas estaremos diante de dois ciclos.

É sabido que a bateria tem vida útil limitada, portanto, quanto mais ciclos forem dados, menor será a vida útil da bateria.

As baterias AA basicamente são de NiMh ou de NiCd. As de NiMh não tem efeito memória, portanto, basta dar um complemento de carga. Por cautela, eu ciclo as minhas uma vez ao mês. Já as NiCd precisam ser completamente descarregadas para apenas posteriormente serem carregadas. Elas precisam ser cicladas todas as vezes.

O ciclador é um descarregador computadorizado que não permite que a tensão da bateria fique menor do que 0,9V (salvo engano) por célula (cada bateria é uma célula). Uma vez que ocorra a descarga completa da bateria, estaremos diante do que chamamos de inversão de polaridade. Neste caso, ela estará inutilizada.

Quanto aos cicladores, são vários os fabricantes. Os mais conhecidos são Triton da Great Planes e o Intellipeak ICE. São ótimos aparelhos, mas com preço ligeiramente acima do que a maioria gostaria de pagar. Surgiram alguns modelos chineses que se comportam de forma satisfatória.

A vontagem é que eles carregam qualquer tipo de bateria, desde baterias de lítio (Li-Po) até baterias de chumbo (Pb), ou seja, poderá carregar tanto a bateria do teu mp3 player até a bateria do seu automóvel ou da sua moto. Atualmente carregam inclusive baterias LiFe.

Um fabricante de ciclador nacional é a Planecon. Eles fabricam um ciclador ideal para uso com baterias AA, AAA etc. chamado SuperCycler 2. É bem confiável e muito durável.

Mas se quiser carregar todos os tipos de baterias, precisará de um SuperCycler XT. A faixa de preço do XT é próxima à dos importados que mencionei acima.

Sei que fiz considerações bem gerais e simplórias, mas espero mesmo que a minha postagem possa auxiliar que necessitar de esclarecimentos com relação a este assunto.

Como complemento, solicito que os colegas leiam sobre os perigos de sobrecarga em baterias, especialmente as de LiPo.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!