Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MEUS OBJETIVOS EM USAR LINUX EM CASA


N0625

Posts recomendados

Fala, galera!

Meus objetivos em usar Linux.

No desktop: navegar, ouvir músicas, ler e-mails e quando possível, jogar. Nestes casos prefiro uma distribuição o mais automática possível, como o Kurumin, Ubuntu, Kalango e, em último caso, o Mandriva.

Agora tenho em mente um projeto. Sempre leio que o Linux pode muito bem dar funções de servidor a micros antigos. Pois bem, eu gostaria de montar um sistema que pudesse realizar as seguintes funções:

1. Servir como proxy e cache de páginas e arquivos. Neste caso posso usar o Squid.

2. Usá-lo como roteador e firewall de rede.

3. Usá-lo como backup e ftp de arquivos.

Agora vou explicar o que quero com estas funções:

SERVIR COMO PROXY E CACHE DE PÁGINAS E ARQUIVOS

Lendo sobre o proxy Squid entendi que ele pode funcionar perfeitamente como cache de páginas Web, filtro de conteúdo (contando com o DansGuardian, se necessário) e, principalmente, como cache de arquivos. Meu interesse maior é nesse último quesito. Se eu entendi bem o aplicativo armazena arquivos de download seguindo alguns padrões estabelecidos. Minha ideia é que esse cache de arquivos possa armazenar atualizações do Windows Update, cache do apt e outros arquivos. Assim se eu precisar atualizar uma máquina Windows ou mesmo distribuições baseadas no Debian a instalação seria mais rápida, pois não haveria a necessidade de baixar todos os pacotes da Internet para cada atualização, assim como realizar o Windows Update em máquinas 2000 e XP.

Minha pergunta: isso funciona realmente assim? E o cache saberia diferenciar na hora do armazenamento o cache APT do Debian, do Kurumin, do Ubuntu ou do Kalango, assim como o cache do 2000 ou do XP?

USAR COMO ROTEADOR E FIREWALL

Esse ponto dispensa comentários. Meu interesse maior é o firewall.

USAR COMO BACKUP E FTP DE ARQUIVOS

Também dispensa comentários.

Para essas funções eu acho que tenho a máquina certa: um Pentium 200MMX com 64MB de RAM e 7,5GB de disco para começar. Ela teria 2 NICs: uma para o modem ADSL e outra para a rede, fazendo assim o trabalho de DHCP para a rede. Eu até dispensaria um KDE ou Gnome, devido às limitações de recursos, no máximo um WindowMaker ou FluxBox, mas eu poderia fazer a administração desse pseudo-servidor via SSH de um outro PC que estivesse usando Linux. Claro que para cada função eu tenho que estudar tudo o que possa englobar o que eu quero, podendo começar pelo SSH, firewall, regras de roteamento, ftp, etc. E como distribuição eu usaria o Debian puro ou o Slackware. Isso pra mim seria uma boa dose de aprendizado em Linux e redes.

Estaria sonhando demais?

Aguardo sugestões e apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não, não está sonhando demais...

é perfeitamente viável fazer isso q você quer...

só não sei como funciona a parte do cache...

tente dar uma olhada no Coyote Linux, talvez ele seja exatamente o que você procura...

nova dica: no Viva o Linux acabou de sair, fresquinho (programas de rss são uma maravilha) um artigo sobre como criar um servidor para proxy e firewall com o Fedora Core 4.

o artigo pode ser lido aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tenho quase isso aqui em casa...

Só não tem o proxy (proxy num 486 com HD de 500MB e 32MB ram pode ficar meio lento...).

Em relação ao servidor proxy já vou adiantando de uma vez, acho que ele normalmente não salva arquivos grandes no cache (caso dos arquivos da atualização do windows)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...